Leia o resumo “Quais as principais características do tecido nervoso?“ e resolva os exercícios abaixo.
1. (UPE) O tipo celular que identifica os tecidos do sistema nervoso é o neurônio. Através do sistema nervoso, os animais relacionam-se com o ambiente, dele recebendo estímulos e organizando complexas e elaboradas respostas. O neurônio é responsável por estas atividades. Identifique, na figura abaixo, as partes do neurônio e as funções desempenhadas, respectivamente.
Assinale a alternativa correta.
a) Em 1, estão representados os dendritos, responsáveis pela recepção dos estímulos.
b) Em 2, encontra-se o local das sinapses, onde agem os neurotransmissores ou mediadores químicos.
c) Em 3, encontra-se corpo celular, centro de manutenção e controle das respostas neurais.
d) Em 4, encontra-se a bainha de mielina, que envolve todas as fibras nervosas.
e) Em 5, encontram-se as terminações nervosas do axônio, que captam os impulsos nervosos e os dirigem para a estrutura de número 2.
2. (UERJ) Em um experimento no qual se mediu a velocidade de condução do impulso nervoso, foram observados diferentes resultados para as fibras nervosas mielinizadas e para as não mielinizadas. Cite o tipo de fibra nervosa na qual a velocidade de condução do impulso é maior. Em seguida, identifique o fator que explica a diferença de transmissão do impulso nervoso nos dois tipos de fibras.
3. (UEM – Adaptada) Sobre o tecido e o sistema nervoso, assinale a(s) alternativa(s) correta(s).
01) Os principais componentes da substância branca e da substância cinzenta do sistema nervoso central são, respectivamente, gânglios e tratos nervosos.
02) Células da glia ou gliócitos têm a função de envolver, de proteger e de nutrir os neurônios, além de darem sustentação física.
04) Axônios são ramificações do neurônio e têm a função de receber estímulos de outros neurônios ou de células sensoriais.
16) Esclerose múltipla é uma doença em que ocorre degeneração da mielina dos axônios da medula espinhal e leva à perda de controle dos músculos.
GABARITO
1. A
Resolvendo passo a passo:
A alternativa A está correta: os dendritos são prolongamentos citoplasmáticos especializados na recepção de impulsos nervosos. A alternativa B está incorreta: o espaço sináptico separa a extremidade axônica de um neurônio e a superfície da célula com que ele faz sinapse. A alternativa C está incorreta: a seta indica a bainha e mielina, que envolve todas as fibras nervosas. A letra D está incorreta: a seta indica o corpo celular, centro de manutenção e controle das respostas neurais. A letra E está incorreta: a seta indica a bainha de mielina. Portanto a alternativa correta é a letra A.
2. Nas neurofibras mielinizadas, a condução do impulso é descontínua, ou seja, ela “salta” de um nó neurofibroso para o seguinte e por isso sua propagação é muito mais rápida que nas neurofibras não-mielinizadas. Além disso, a bainha atua como isolante e evita que o impulso se propague por entre neurofibras adjacentes.
3. F- V- F – V
Resolvendo passo a passo:
01) Falsa. A substância cinzenta é o lugar onde se concentram os corpos celulares dos neurônios encefálicos e certos tipos de gliócitos. Já a substância branca é constituída principalmente por neurofibras.
02) Verdadeira. As células da glia são: Astrócitos, que estabelecem uma ponte nutritiva entre os neurônios e o sangue, fornecem sustentação física ao tecido nervoso e participam da recuperação de lesões; Oligodendrócitos e Células de Schwann: responsáveis por formar a bainha de mielina no sistema nervoso central e periférico, respectivamente, e Micróglias, que são macrófagos especializados em fagocitar detritos e restos celulares presentes no tecido nervoso.
04) Falsa. Os axônios são projeções citoplasmáticas especializadas na transmissão de impulsos nervosos provenientes dos dendritos e do corpo celular do neurônio para outras células.
16) Verdadeira. A esclerose múltipla é uma doença em que ocorre degeneração gradual da bainha de mielina, o que resulta na perda progressiva da coordenação nervosa. As causas da esclerose múltipla ainda não são totalmente conhecidas, mas acredita-se que seja uma doença auto-imune (as defesas corporais se voltam contra o próprio organismo atacando e destruindo a bainha de mielina das neurofibras).