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Questões sobre arcadismo com gabarito e comentários

Quer testar os conhecimentos sobre arcadismo? Então vem fazer os nossos exercícios sobre o tema. Pra você entender melhor, depois temos as respostas comentadas.

Atualizado em

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O Arcadismo, também conhecido como Neoclassicismo, é um movimento literário e cultural que floresceu durante o século XVIII e teve um impacto significativo na literatura e na arte europeia.

Este período se caracteriza por uma reação ao estilo barroco, valorizando a simplicidade, a razão e a natureza como temas centrais.

No contexto do Enem, o estudo do Arcadismo é relevante para entender a evolução das tendências artísticas e literárias ao longo da história, bem como para analisar como os escritores e artistas desse período refletiram sobre a sociedade, a política e os ideais iluministas.

Leia um resumo sobre Arcadismo e se prepare para o Enem.

A seguir, confira algumas questões sobre Arcadismo com gabarito e comentários para treinar:

Arcadismo: questões comentadas

Questão 1

Assinale o que não se refere ao Arcadismo:

a) Época do Iluminismo (século XVIII) – Racionalismo, clareza, simplicidade.
b) Volta aos princípios clássicos greco-romanos e renascentistas (o belo, o bem, a verdade, a perfeição, a imitação da natureza).
c) Ornamentação estilística, predomínio da ordem inversa, excesso de figuras.
d) Pastoralismo, bucolismo suaves idílios campestres.
e) Apóia-se em temas clássicos e tem como lema: inutilia truncat (“corta o que é inútil”).

Questão 2 – (UFPR)

Leia o poema abaixo:

“Eu, Marília, não sou algum vaqueiro,
Que vive de guardar alheio gado;
De tosco trato, de expressões grosseiro,
Dos frios gelado e dos sóis queimado.
Tenho próprio casal e nele assisto
Dá-me vinho, legume, fruta, azeite;
Das brancas ovelhinhas tiro o leite,
E mais as finas lãs, de que me visto.
Graças, Marília bela,
Graças à minha Estrela!”

O texto tem traços que caracterizam o período literário ao qual pertence. Uma qualidade patente nesta estrofe é:

a) o bucolismo;
b) o misticismo;
c) o nacionalismo;
d) o regionalismo;
e) o indianismo.

Questão 3 – (UFSC)

Considere as afirmativas sobre Barroco e o Arcadismo:

1. Simplificação da língua literária – ordem direta – imitação dos antigos gregos e romanos.
2. Valorização dos sentidos – imaginação exaltada – emprego dos vocábulos raros.
3. Vida campestre idealizada como verdadeiro estado de poesia-clareza-harmonia.
4. Emprego frequente de trocadilhos e de perífrases – malabarismos verbais – oratória.
5. Sugestões de luz, cor e som – antítese entre a vida e a morte – espírito cristão antiterreno

Assinale a opção que só contém afirmativas sobre o Arcadismo:

a) 1, 4 e 5
b) 2, 3 e 5
c) 2, 4 e 5
d) 1 e 3
e) 1, 2 e 5

Questão 4 – (Santa Casa SP)

Texto I

“É a vaidade, Fábio, nesta vida,
Rosa, que da manhã lisonjeada,
Púrpuras mil, com ambição dourada,
Airosa rompe, arrasta presumida.”

Texto II

“Depois que nos ferir a mão da morte,
ou seja neste monte, ou noutra serra,
nossos corpos terão, terão a sorte
de consumir os dous a mesma terra.”

O texto I é barroco; o texto II é arcádico. Comparando-os, é possível afirmar que os árcades optaram por uma expressão:

a) impessoal e, portanto, diferenciada do sentimentalismo barroco, em que o mundo exterior era projeção do caos interior do poeta.

b) despojada das ousadias sintáticas da estética anterior, com predomínio da ordem direta e de vocábulos de uso corrente.

c) que aprofunda o naturalismo da expressão barroca, fazendo que o poeta assuma posição eminentemente impessoal.

d) em que predominam, diferentemente do Barroco, a antítese, a hipérbole, a conotação poderosa.

e) em que a quantidade de metáforas e de torneios de linguagem supera a tendência denotativa do Barroco.

Questão 5 – (MACKENZIE)

Texto para as questões 1 e 2:

Já sobre o coche de ébano estrelado
Deu meio giro a noite escura e feia;
Que profundo silêncio me rodeia
Neste deserto bosque, à luz vedado!
Jaz entre as folhas Zéfiro abafado,
O Tejo adormeceu na lisa areia;
Nem o mavioso rouxinol gorjeia,
Nem pia o mocho, às trevas costumado:
Só eu velo, só eu, pedindo à sorte
Que o fio, com que está minha alma presa
À vil matéria lânguida me corte:
Consola-me este horror, esta tristeza;
Porque a meus olhos se afigura a morte
No silêncio total da natureza.

(Bocage)

Vocabulário:

coche de ébano: carruagem de madeira escura
jaz: está ou parece morto
mocho: coruja
lânguida: doentia
mocho: coruja
lânguida: doentia

Nesse poema, a referência à cultura mitológica (Zéfiro) revela influência da estética:

a) romântica.
b) simbolista.
c) trovadoresca.
d) árcade.
e) parnasiana.

Questão 6

Está presente no texto o seguinte traço característico da poesia de Bocage:

a) temática religiosa.
b) idealização do “locus amoenus”.
c) quebra dos padrões formais clássicos.
d) supremacia dos efeitos sonoros em detrimento da ideia.
e) linguagem emotivo-confessional.

Questão 7 – (UNIFESP)

Leia o poema de Bocage:

Olha, Marília, as flautas dos pastores
Que bem que soam, como estão cadentes!
Olha o Tejo a sorrir-se! Olha, não sentes
Os Zéfiros brincar por entre flores?
Vê como ali, beijando-se, os Amores
Incitam nossos ósculos ardentes!
Ei-las de planta em planta as inocentes,
As vagas borboletas de mil cores.
Naquele arbusto o rouxinol suspira,
Ora nas folhas a abelhinha para,
Ora nos ares, sussurrando, gira:
Que alegre campo! Que manhã tão clara!
Mas ah! Tudo o que vês, se eu te não vira,
Mais tristeza que a morte me causara.

O soneto de Bocage é uma obra do Arcadismo português, que apresenta, dentre suas características, o bucolismo e a valorização da cultura greco-romana, que estão exemplificados, respectivamente, em:

a) Tudo o que vês, se eu te não vira/Olha, Marília, as flautas dos pastores.

b) Ei-las de planta em planta as inocentes/Naquele arbusto o rouxinol suspira.

c) Que bem que soam, como estão cadentes!/Os Zéfiros brincar por entre flores?

d) Mais tristeza que a morte me causara./Olha o Tejo a sorrir- se! Olha, não sentes.

e) Que alegre campo! Que manhã tão clara!/Vê como ali, beijando-se, os Amores.

Questão 8 – (MACKENZIE)

Ornemos nossas testas com as flores,
e façamos de feno um brando leito;
prendamo-nos, Marília, em laço estreito,
gozemos do prazer de sãos amores (…)
(…) aproveite-se o tempo, antes que faça
o estrago de roubar ao corpo as forças
e ao semblante a graça.

(Tomás Antônio Gonzaga)

Quanto ao estilo, os versos:

a) revelam a presença não só de formas mais exageradas de inversão sintática – hipérbatos -, como também de comparações excessivas, resíduos do estilo cultista.

b) comprovam a predileção pelo verso branco e pela ordem direta da frase, característicos da naturalidade desejada pelos poetas do Arcadismo.

c) denotam – pela singeleza do vocabulário, pela sintaxe quase prosaica – a vontade de alcançar a simplicidade da linguagem, em oposição à artificialidade do Barroco.

d) organizam-se em torno de antíteses, na busca de caracterizar, em atitude pré-romântica, o amor ideal e a pureza do lavor da terra.

e) constroem-se pelo desdobramento contínuo de imagens, compondo um quadro em que a emoção é tratada de modo abstrato, de acordo com a convenção árcade.

Questão 9 – (ENEM 2008 – adaptada)

De acordo com o poema de Cláudio Manoel da Costa, marque a opção que mostra a relação deste com o momento histórico do Arcadismo.

Torno a ver-vos, ó montes; o destino
Aqui me torna a pôr nestes outeiros,
Onde um tempo os gabões deixei grosseiros
Pelo traje da Corte, rico e fino.

Aqui estou entre Almendro, entre Corino,
Os meus fiéis, meus doces companheiros,
Vendo correr os míseros vaqueiros
Atrás de seu cansado desatino.

Se o bem desta choupana pode tanto,
Que chega a ter mais preço, e mais valia
Que, da Cidade, o lisonjeiro encanto,

Aqui descanse a louca fantasia,
E o que até agora se tornava em pranto (verso 13)
Se converta em afetos de alegria.

a) Os “montes” e “outeiros” são imagens relacionadas à Metrópole, ou seja, ao lugar onde o poeta se vestiu com traje “rico e fino”.
b) A diferença entre a Colônia e a Metrópole revela que o poeta está dividido entre a cidade e o campo
c) O bucolismo do poema evidencia a preocupação em realizar uma representação literária realista da vida na Colônia.
d) Existe uma relação histórica da vantagem do campo sobre a cidade

Questão 10 – (UNESP – adaptada)

Leia o poema referente ao Arcadismo. Em seguida, identifique no texto as características que validam essa corrente da literatura.

LXIV — CONTRASTE ENTRE A VIDA CAMPESTRE E A DAS CIDADE

Nos campos o vilão sem sustos passa,
Inquieto na corte o nobre mora;
O que é ser infeliz aquele ignora,
Este encontra nas pompas a desgraça:

Aquele canta e ri; não se embaraça
Com essas coisas vãs que o mundo adora:
Este (oh cega ambição!) mil vezes chora,
Porque não acha bem que o satisfaça:
Aquele dorme em paz no chão deitado,
Este no ebúrneo leito precioso
Nutre, exaspera velador cuidado:
Triste, sai do palácio majestoso;
Se hás de ser cortesão, mas desgraçado,
Antes ser camponês, e venturoso.

Questão 11 – (UFRR – Adaptada)

Leia o poema de Tomás Antônio Gonzaga. Depois assinale a opção que mostra três características do Arcadismo no Brasil.

Lira I

Eu, Marília, não sou algum vaqueiro,
Que viva de guardar alheio gado;
De tosco trato, d’expressões grosseiro,
Dos frios gelos, e dos sóis queimado.
Tenho próprio casal, e nele assisto;
Dá-me vinho, legume, fruta, azeite;
Das brancas ovelhinhas tiro o leite,
E mais as finas lãs, de que me visto.

Graças, Marília bela,

Graças à minha Estrela!

a) Desvaloriza a mulher; cita o medieval; foco no “eu”.
b) Denuncia a sociedade; valoriza a vida no campo; tema da cidade.
c) Valoriza a vida no campo; linguagem simples; refere-se aos pastores.
d) Temas da cidade; linguagem simples; cita o medieval.

Questão 12 – (UFRGS)

Instrução: Os fragmentos abaixo se referem à questão a seguir:

I – Nise? Nise? Onde estás? Aonde espera

Achar-te uma alma, que por ti suspira (…)

II – Glaura! Glaura! Não respondes?

E te escondes nestas brenhas?

Dou às penhas meu lamento;

Ó tormento sem igual!

III – Minha bela Marília, tudo passa:

A sorte deste mundo é mal segura

Se vem depois dos males a ventura,

Vem depois dos prazeres a desgraça.

Os poetas árcades brasileiros tinham as suas musas inspiradoras, a quem se dirigiam frequentemente em seus poemas. Pelas musas, evocadas nos versos acima, pode-se dizer que os seus autores são, respectivamente:

a) Cláudio Manuel da Costa, Silva Alvarenga e Tomás Antônio Gonzaga.
b) José Basílio da Gama, Cláudio Manuel da Costa e Alvarenga Peixoto.
c) Tomás Antônio Gonzaga, Silva Alvarenga e Alvarenga Peixoto
d) Cláudio Manuel da Costa, Tomás Antônio Gonzaga e Frei Santa Rita Durão.
e) José Basílio da Gama, Frei Santa Rita Durão e Tomás Antônio Gonzaga

Gabarito das questões sobre Arcadismo

Questão 1

Resposta: C

Comentários/Resolução/Passo-a-passo:

A escola árcade tinha seu contexto histórico no século XVIII, período em que há uma alteração significativa sobre o comportamento humano com o predomínio da visão antropocêntrica e a liberdade de expressão, junto às influências culturais e científicas do Renascimento, o que confirma as alternativas A e B.

Além disso, na temática árcade percebemos um cultivo ao sentimento pastoril e uma forte relação do homem com o ambiente campestre, o que aborda um contraste com o cenário urbano, descrito pelos árcades como um ambiente que influencia os indivíduos à valorização de bens materiais, o que torna o ambiente urbano um cenário conturbado e caótico.

O lema árcade “Inutilia Truncat” aborda essa relação, pois cortando o inútil, no caso, os desejos supérfluos, há uma valorização da simplicidade e, consequentemente, uma vida mais feliz, de forma que também confirma as alternativas D e E. Já na letra C, essas características fazem referência à estética literária do Barroco.

Questão 2

Resposta: A

Comentários/Resolução/Passo-a-passo:

As alternativas B, C, D e E não fazem relação com a estética árcade, uma vez que o misticismo só surge na temática literária em meados do século XIX, e não há características de predomínio nacionalista.

Ademais, no poema, há a presença do convencionalismo amoroso, aspecto presente na literatura árcade e o eu lírico não aprofunda uma descrição de uma região específica, tampouco explora sobre o tema indianista.

Com isso, percebemos que a letra A aborda sobre a qualidade do bucolismo, que consiste na referência ao ambiente campestre e na simplicidade da vida no campo, mas que pode proporcionar a felicidade pelos pequenos momentos.

Questão 3

Resposta: D

Comentários/Resolução/Passo-a-passo:

Dado o entendimento do enunciado, as alternativas podem conter informações sobre o período Barroco. Percebemos esses aspectos nos itens 2, 4 e 5 (correspondente às letras A, B, C e E).

No barroco, devido à dualidade de pensamentos entre as visões teocêntrica e antropocêntrica, há uma oposição entre os ideais do eu lírico, com isso, percebemos a presença de trocadilhos e figuras de linguagem como antítese e paradoxo, que expressam o contraste dessas ideias.

Além disso, na linguagem barroca, há uma valorização sobre a norma culta e erudita, com a presença de vocábulos raros. Já na letra D, os itens 1 e 3 abordam sobre as características árcades, uma vez que há uma valorização sobre as influências renascentistas e a predominância da harmonização de ideias, como também a presença de um vocabulário mais simples.

Questão 4

Resposta: B

Comentários/Resolução/Passo-a-passo:

O texto barroco faz uso do predomínio de figuras de linguagem, carregando um alto valor subjetivo, como também a presença de uma linguagem mais rebuscada.

Já o arcadismo busca um discurso mais objetivo, junto a uma harmonização de ideias e uma linguagem mais simples, o que confirma a letra B. As outras alternativas (A, C, D e E) cultivam aspectos presentes na literatura barroca, escola anterior à literatura árcade.

Questão 5

Resosta: D

Comentários/Resolução/Passo-a-passo:

A escola árcade possui como uma de suas principais características a retomada da valorização da cultura clássica. Com isso, é possível perceber em sua temática a abordagem de elementos greco-latinos, como também a presença da cultura mitológica, servindo como elemento estético, o que confirma a letra D.

As demais letras (A, B, C e E) estão incorretas, pois essas escolas literárias não fazem referências ao elemento mitológico, principalmente o Trovadorismo, que surgiu antes do Classicismo.

Questão 6

Resposta: E

Comentários/Resolução/Passo-a-passo:

O poema de Bocage não aborda a temática religiosa, tampouco aprofunda a questão dos efeitos sonoros como superioridade, o que torna as alternativas A e D incorretas.

Embora a escola árcade faça uma relação entre o sentimento do eu lírico com a natureza, neste caso, não há a predominância do lema “locus amoenus” ao longo do poema, o que também anula a letra B.

Ademais, não há quebra da formalidade clássica, visto que o poema é estruturado como um soneto, o que anula a letra C. Logo, percebemos uma expressão de sentimentos do eu lírico sobre a mensagem do texto, confirmando como gabarito a letra E.

Questão 7

Resposta: E

Comentários/Resolução/Passo-a-passo:

O próprio enunciado já nos apresenta alguns aspectos da escola árcade, fazendo com que interpretemos os versos que exemplificam esses elementos.

A letra E é a que confirma essa expectativa, uma vez que Bocage valoriza o ambiente campestre no primeiro verso e, no segundo verso, faz uma referência aos Zéfiros (elemento mitológico), que brincam entre as flores.

Nas letras A e B, não há referência à cultura mitológica, o que já torna as alternativas incorretas. Já nas letras C e D, não há a presença do sentimento pastoril, bucólico.

Questão 8

Resposta: C

Comentários/Resolução/Passo-a-passo:

O estilo e a linguagem árcade prezavam pela simplicidade, para compor junto ao cenário e a temática. As alternativas A e D estão erradas, porque abordam sobre a linguagem expressa na escola barroca.

Embora o Arcadismo tenha feito uso de versos brancos, não há uma predileção por esses, pois a estrutura clássica é muito valorizada, o que anula a letra B.

Na letra E, não há a predominância da emoção e sim, uma posição do eu lírico, abordando sobre a efemeridade da vida. A letra C – e gabarito da questão – corresponde à intenção da linguagem árcade e à abordagem da simplicidade, que se opõe à estética barroca.

Questão 9

Resposta: B

Comentários/Resolução/Passo-a-passo:

A diferença entre a vida no campo e na cidade só poderia ser obra dessa escola literária, né?

Questão 10

Comentários/Resolução/Passo-a-passo:

Veja o trecho “Aquele dorme em paz no chão deitado”. Entendeu a referência? Ele mostra claramente o desapego às coisas materiais. Dê mais uma revisada na matéria aqui.

Além disso, as partes: “Nos campos o vilão sem sustos passa” e “Antes ser camponês, e venturoso” indicam o contato do eu lírico com o campo.

Questão 11

Resposta: C

Comentários/Resolução/Passo-a-passo:

A resposta é a C, isso porque apresentam com clareza os três pontos mais evidentes dessa escola da literatura.

Questão 12

Resposta: A

Assista também um vídeo sobre Arcadismo

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Comentários

Lara
Lara
20/09/2024 às 15:58

Oi

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Marlene Maia Faqueti
Marlene Maia Faqueti
24/06/2024 às 16:54

Obrigado me ajudou muito

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Cecília
Cecília
18/06/2024 às 21:00

👍 bom

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Wellington
Wellington
16/11/2023 às 08:59

Oi

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Descomplica
Descomplica
21/11/2023 às 11:16

Olá, Wellington! Gostou das informações que trouxemos no post? Precisando de ajuda, conta com a gente, combinado? 💚


Jandersom
Jandersom
26/10/2023 às 10:54

Ei

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Descomplica
Descomplica
31/10/2023 às 10:05

Oi, Janderson! Esperamos que tenha gostado do conteúdo. Abraços!


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