Blog Descomplica
Foto de Castro Alves para ilustrar texto com questões da 3 geração do romantismo

4 Questões sobre Terceira Geração do Romantismo Comentadas

Resolva exercícios de vestibular sobre "Romantismo", aprenda o passo-a-passo da resolução e prepare-se para o vestibular!

Atualizado em

Compartilhe

A terceira geração do Romantismo, que floresceu no Brasil na segunda metade do século XIX, trouxe consigo uma nova perspectiva sobre a literatura e a cultura nacional. Diferentemente das fases anteriores, essa geração foi marcada por um comprometimento mais direto com questões sociais e políticas, refletindo os desafios da época, como a Abolição da Escravatura e a Proclamação da República.

Para ajudar os estudantes a explorarem mais profundamente essa fase crucial do Romantismo, disponibilizamos uma lista de questões que exploram os principais autores, obras e temas dessa época, fornecendo uma base sólida para o estudo desse período literário e suas influências históricas.

Use também o nosso mapa mental sobre o Romantismo para estudar. Bons estudos!

Questões sobre a 3º geração do Romantismo

Questão 1. (ENEM)

Leia o soneto abaixo:

“Já da morte o palor me cobre o rosto,
Nos lábios meus o alento desfalece,
Surda agonia o coração fenece,
E devora meu ser mortal desgosto!

Do leito embalde no macio encosto
Tento o sono reter!… já esmorece
O corpo exausto que o repouso esquece…
Eis o estado em que a mágoa me tem posto!

O adeus, o teu adeus, minha saudade,
Fazem que insano do viver me prive
E tenha os olhos meus na escuridade.

Dá-me a esperança com que o ser mantive!
Volve ao amante os olhos por piedade,
Olhos por quem viveu quem já não vive!”

(AZEVEDO, A. Obra completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2000)

O núcleo temático do soneto citado é típico da segunda geração romântica, porém configura um lirismo que o projeta para além desse momento específico. O fundamento desse lirismo é:
a) a angústia alimentada pela constatação da irreversibilidade da morte.
b) a melancolia que frustra a possibilidade de reação diante da perda.
c) o descontrole das emoções provocado pela auto piedade.
d) o desejo de morrer como alívio para a desilusão amorosa.
e) o gosto pela escuridão como solução para o sofrimento.

Confira também a lista que separamos com 23 questões sobre Romantismo

Questão 2. 

Leia o poema abaixo:

MOCIDADE E MORTE
“Oh! eu quero viver, beber perfumes
Na flor silvestre, que embalsama os ares;
Ver minh’alma adejar pelo infinito,
Qual branca vela n’amplidão dos mares.
No seio da mulher há tanto aroma…
Nos seus beijos de fogo há tanta vida…
– Árabe errante, vou dormir à tarde
À sombra fresca da palmeira erguida.”

No trecho acima, de Castro Alves, reúnem-se vários dos temas e aspectos mais característicos de sua poesia. São eles:
a) identificação com a natureza, condoreirismo, erotismo.
b) aspiração de amor e morte, sensualismo, exotismo.
c) sensualismo, aspiração de absoluto, nacionalismo, orientalismo.
d) personificação da natureza, hipérboles, sensualismo velado, exotismo.
e) aspiração de amor e morte, condoreirismo, hipérboles.

Faça também  os exercícios sobre 2º geração do Romantismo

Questão 3. (ENEM) 

No trecho abaixo, o narrador, ao descrever a personagem, critica sutilmente um outro estilo de época: o Romantismo.
“Naquele tempo contava apenas uns quinze ou dezesseis anos; era talvez a mais atrevida criatura da nossa raça, e, com certeza, a mais voluntariosa. Não digo que já lhe coubesse a primazia da beleza, entre as mocinhas do tempo, porque isto não é romance, em que o autor sobredoura a realidade e fecha os olhos às sardas e espinhas; mas também não digo que lhe maculasse o rosto nenhuma sarda ou espinha, não. Era bonita, fresca, saía das mãos da natureza, cheia daquele feitiço, precário e eterno, que o indivíduo passa a outro indivíduo, para os fins secretos da criação.”

(ASSIS, Machado de. Memórias Póstumas de Brás Cubas. Rio de Janeiro: Jackson,1957.)

A frase do texto em que se percebe a crítica do narrador ao romantismo está transcrita na alternativa:
a) “… o autor sobredoura a realidade e fecha os olhos às sardas e espinhas …”
b) “… era talvez a mais atrevida criatura da nossa raça …”
c) “Era bonita, fresca, saía das mãos da natureza, cheia daquele feitiço, precário e eterno, …”
d) “Naquele tempo contava apenas uns quinze ou dezesseis anos … “
e) “… o indivíduo passa a outro indivíduo, para os fins secretos da criação.”

Confira nossa lista com questões sobre a 1º geração do Romantismo

Questão 4. (UFV-MG)

A ficção romântica é repleta de sentimentalismos, inquietações, amor como única possibilidade de realização, personagens burguesas idealizadas, culminando sempre com o habitual “… e foram felizes para sempre”.

Assinale a alternativa que não corresponde à afirmação acima:
a) O amor constitui o objetivo fundamental da existência e o casamento, o fim último da vida.
b) Não há defesa do casamento e da continência sexual anterior a ele.
c) A frustração amorosa leva, incondicionalmente, à morte.
d) Os protagonistas são retratados como personagens belas, puras, corajosas.
e) A economia burguesa determina os gostos e a maneira de ver o mundo ficcional romântico.

Aproveite para fazer a nossa lista com questões sobre romantismo prosa com gabarito

Gabarito

 1. B

Comentário da questão 1: 

O sentimento de melancolia do eu lírico e a aproximação com a morte, são características perceptíveis ao longo do poema. Portanto, por mais que o desejo de morrer, a auto piedade e a angústia sejam características da 2ª Geração, não englobam com o que foi pedido no enunciado, que busca avaliar o lirismo para além de seu momento específico. Nesse caso, os versos ” O corpo exausto que o repouso esquece…/Eis o estado em que a mágoa me tem posto!” confirmam a alternativa B.

2. A

Comentário da questão 2:

Castro Alves é o principal autor da 3ª Geração Romântica. Em sua poesia lírica, percebemos a sensualização feminina, afastando-se da idealização amorosa e que coloca a amada como um elemento inatingível. Os versos “No seio da mulher há tanto aroma…/Nos seus beijos de fogo há tanta vida…” confirmam esse nova posição da mulher, descrita pelo eu lírico. Ademais, o autor relaciona o cenário natural com o seu envolvimento amoroso.

3. A

Comentário da questão 3:

Machados de Assis ironiza o movimento romântico, anterior à escola realista. No verso “… o autor sobredoura a realidade e fecha os olhos às sardas e espinhas …”, percebemos que o autor critica a idealização amorosa do eu lírico com a amada, como também, a fuga à realidade; aspectos característicos do Romantismo. 

4. B

Comentário da questão 4:

Com base no trecho apresentado no enunciado, a ficção romântica aborda características da escola romântica, como o alto sentimentalismo, a submissão amorosa e também, sentimentos de insatisfação, angústia com as desilusões amorosas. A 2ª Geração romântica, em algumas poesias propaga que o amor é a única forma de felicidade e, junto à idealização da amada, faz-se necessário a comparação do elemento feminino com elementos que representassem a pureza, a fim de reforçar sua idealização. Com isso, o trecho destacado defende a presença do casamento, assim como, a castidade por parte da amada na ficção romântica.

Assista o vídeo do nosso canal sobre a 3º geração do Romantismo

Gostou da nossa lista de exercícios sobre terceira geração do Romantismo? aproveite para fazer questões antigas de provas do Enem e melhore sua preparação!

Vem conhecer o cursinho preparatório para o Enem da Descomplica. A gente te ajuda a arrasar na prova!

Comentários

Isabella Gavazza Q Ramos
Isabella Gavazza Q Ramos
19/11/2023 às 20:19

👍🏼👍🏼

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro

Julio Barbosa
Julio Barbosa
27/05/2015 às 11:16

Indique Livros!!!

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro

Hora do Treino de Redação - Linguagens, Códigos e suas Tecnologias

Últimos posts

Quer receber novidades em primeira mão?
Prontinho! Você receberá novidades na sua caixa de entrada.

Veja também

Separamos alguns conteúdos pra você