Leia o resumo "O que é trabalho e energia na Física?" e resolva os exercícios abaixo.
[caption id="attachment_62585" align="aligncenter" width="249" class=" "]
CARVALHO, A. X. Z. Física Térmica. Belo Horizonte: Pax, 2009 (adaptado).[/caption]
De acordo com o texto, as transformações de energia que ocorrem durante o funcionamento do motor são decorrentes de a:
a) liberação de calor dentro do motor ser impossível.b) realização de trabalho pelo motor ser incontrolável.c) conversão integral de calor em trabalho ser impossível.d) transformação de energia térmica em cinética ser impossível.e) utilização de energia potencial do combustível ser incontrolável.
2. (Ufpe) Um objeto com massa 1,0 kg, lançado sobre uma superfície plana com velocidade inicial de 8,0 m/s, se move em linha reta, até parar. O trabalho total realizado pela força de atrito sobre o objeto é, em J:
a) + 4,0b) - 8,0c) + 16d) – 32e) + 64
Gabarito
1. CResolução passo a passo:A questão trata do princípio básico da energia, de que energia se transforma. Vamos analisar cada item.
a) Errada. Se a liberação de calor, energia, fosse impossível dentro do motor, o motor não iria funcionar. É exatamente o calor que faz com que os pistões se movimentem.
b) Errada. Se fosse incontrolável, você não conseguiria controlar seu carro, ele iria ganhar ou perder potência a hora que quisesse.
c) Certa. É impossível a transformação total da energia em trabalho, sempre haverá perdas. Nesse caso pode ser no atrito do pistão ao descer e subir, pode ser para o próprio ambiente. Sempre haverá perdas.
d) Errada. Se fosse impossível o carro não andava. Energia cinética é a energia de movimento.
e) Errada. Pelo mesmo motivo da alternativa B.
2. DResolução passo a passo:
O trabalho total é igual à variação da energia cinética. O trabalho terá que ser negativo, pois é sofrido pelo objeto. Com essas informações temos:

