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Questões sobre arcadismo com gabarito e comentários

Quer testar os conhecimentos sobre arcadismo? Então vem fazer os nossos exercícios sobre o tema. Pra você entender melhor, depois temos as respostas comentadas.

Atualizado em
O Arcadismo, também conhecido como Neoclassicismo, é um movimento literário e cultural que floresceu durante o século XVIII e teve um impacto significativo na literatura e na arte europeia. Este período se caracteriza por uma reação ao estilo barroco, valorizando a simplicidade, a razão e a natureza como temas centrais. No contexto do Enem, o estudo do Arcadismo é relevante para entender a evolução das tendências artísticas e literárias ao longo da história, bem como para analisar como os escritores e artistas desse período refletiram sobre a sociedade, a política e os ideais iluministas. Leia um resumo sobre Arcadismo e se prepare para o Enem. A seguir, confira algumas questões sobre Arcadismo com gabarito e comentários para treinar:

Arcadismo: questões comentadas

Questão 1

Assinale o que não se refere ao Arcadismo: a) Época do Iluminismo (século XVIII) – Racionalismo, clareza, simplicidade. b) Volta aos princípios clássicos greco-romanos e renascentistas (o belo, o bem, a verdade, a perfeição, a imitação da natureza). c) Ornamentação estilística, predomínio da ordem inversa, excesso de figuras. d) Pastoralismo, bucolismo suaves idílios campestres. e) Apóia-se em temas clássicos e tem como lema: inutilia truncat (“corta o que é inútil”).

Questão 2 - (UFPR)

Leia o poema abaixo: "Eu, Marília, não sou algum vaqueiro,Que vive de guardar alheio gado;De tosco trato, de expressões grosseiro,Dos frios gelado e dos sóis queimado.Tenho próprio casal e nele assistoDá-me vinho, legume, fruta, azeite;Das brancas ovelhinhas tiro o leite,E mais as finas lãs, de que me visto.Graças, Marília bela,Graças à minha Estrela!" O texto tem traços que caracterizam o período literário ao qual pertence. Uma qualidade patente nesta estrofe é: a) o bucolismo; b) o misticismo; c) o nacionalismo; d) o regionalismo; e) o indianismo.

Questão 3 - (UFSC)

Considere as afirmativas sobre Barroco e o Arcadismo: 1. Simplificação da língua literária – ordem direta – imitação dos antigos gregos e romanos. 2. Valorização dos sentidos – imaginação exaltada – emprego dos vocábulos raros. 3. Vida campestre idealizada como verdadeiro estado de poesia-clareza-harmonia. 4. Emprego frequente de trocadilhos e de perífrases – malabarismos verbais – oratória. 5. Sugestões de luz, cor e som – antítese entre a vida e a morte – espírito cristão antiterreno Assinale a opção que só contém afirmativas sobre o Arcadismo: a) 1, 4 e 5 b) 2, 3 e 5 c) 2, 4 e 5 d) 1 e 3 e) 1, 2 e 5

Questão 4 - (Santa Casa SP)

Texto I“É a vaidade, Fábio, nesta vida,Rosa, que da manhã lisonjeada,Púrpuras mil, com ambição dourada,Airosa rompe, arrasta presumida.”Texto II“Depois que nos ferir a mão da morte,ou seja neste monte, ou noutra serra,nossos corpos terão, terão a sortede consumir os dous a mesma terra.” O texto I é barroco; o texto II é arcádico. Comparando-os, é possível afirmar que os árcades optaram por uma expressão: a) impessoal e, portanto, diferenciada do sentimentalismo barroco, em que o mundo exterior era projeção do caos interior do poeta. b) despojada das ousadias sintáticas da estética anterior, com predomínio da ordem direta e de vocábulos de uso corrente. c) que aprofunda o naturalismo da expressão barroca, fazendo que o poeta assuma posição eminentemente impessoal. d) em que predominam, diferentemente do Barroco, a antítese, a hipérbole, a conotação poderosa. e) em que a quantidade de metáforas e de torneios de linguagem supera a tendência denotativa do Barroco.

Questão 5 - (MACKENZIE)

Texto para as questões 1 e 2: Já sobre o coche de ébano estrelado Deu meio giro a noite escura e feia; Que profundo silêncio me rodeia Neste deserto bosque, à luz vedado! Jaz entre as folhas Zéfiro abafado, O Tejo adormeceu na lisa areia; Nem o mavioso rouxinol gorjeia, Nem pia o mocho, às trevas costumado: Só eu velo, só eu, pedindo à sorte Que o fio, com que está minha alma presa À vil matéria lânguida me corte: Consola-me este horror, esta tristeza; Porque a meus olhos se afigura a morte No silêncio total da natureza. (Bocage) Vocabulário: coche de ébano: carruagem de madeira escura jaz: está ou parece morto mocho: coruja lânguida: doentia mocho: coruja lânguida: doentia Nesse poema, a referência à cultura mitológica (Zéfiro) revela influência da estética: a) romântica. b) simbolista. c) trovadoresca. d) árcade. e) parnasiana.

Questão 6

Está presente no texto o seguinte traço característico da poesia de Bocage: a) temática religiosa. b) idealização do “locus amoenus”. c) quebra dos padrões formais clássicos. d) supremacia dos efeitos sonoros em detrimento da ideia. e) linguagem emotivo-confessional.

Questão 7 - (UNIFESP)

Leia o poema de Bocage: Olha, Marília, as flautas dos pastores Que bem que soam, como estão cadentes! Olha o Tejo a sorrir-se! Olha, não sentes Os Zéfiros brincar por entre flores? Vê como ali, beijando-se, os Amores Incitam nossos ósculos ardentes! Ei-las de planta em planta as inocentes, As vagas borboletas de mil cores. Naquele arbusto o rouxinol suspira, Ora nas folhas a abelhinha para, Ora nos ares, sussurrando, gira: Que alegre campo! Que manhã tão clara! Mas ah! Tudo o que vês, se eu te não vira, Mais tristeza que a morte me causara. O soneto de Bocage é uma obra do Arcadismo português, que apresenta, dentre suas características, o bucolismo e a valorização da cultura greco-romana, que estão exemplificados, respectivamente, em: a) Tudo o que vês, se eu te não vira/Olha, Marília, as flautas dos pastores. b) Ei-las de planta em planta as inocentes/Naquele arbusto o rouxinol suspira. c) Que bem que soam, como estão cadentes!/Os Zéfiros brincar por entre flores? d) Mais tristeza que a morte me causara./Olha o Tejo a sorrir- se! Olha, não sentes. e) Que alegre campo! Que manhã tão clara!/Vê como ali, beijando-se, os Amores.

Questão 8 - (MACKENZIE)

Ornemos nossas testas com as flores, e façamos de feno um brando leito; prendamo-nos, Marília, em laço estreito, gozemos do prazer de sãos amores (...) (...) aproveite-se o tempo, antes que faça o estrago de roubar ao corpo as forças e ao semblante a graça. (Tomás Antônio Gonzaga) Quanto ao estilo, os versos: a) revelam a presença não só de formas mais exageradas de inversão sintática - hipérbatos -, como também de comparações excessivas, resíduos do estilo cultista. b) comprovam a predileção pelo verso branco e pela ordem direta da frase, característicos da naturalidade desejada pelos poetas do Arcadismo. c) denotam - pela singeleza do vocabulário, pela sintaxe quase prosaica - a vontade de alcançar a simplicidade da linguagem, em oposição à artificialidade do Barroco. d) organizam-se em torno de antíteses, na busca de caracterizar, em atitude pré-romântica, o amor ideal e a pureza do lavor da terra. e) constroem-se pelo desdobramento contínuo de imagens, compondo um quadro em que a emoção é tratada de modo abstrato, de acordo com a convenção árcade.

Questão 9 - (ENEM 2008 – adaptada)

De acordo com o poema de Cláudio Manoel da Costa, marque a opção que mostra a relação deste com o momento histórico do Arcadismo. Torno a ver-vos, ó montes; o destinoAqui me torna a pôr nestes outeiros,Onde um tempo os gabões deixei grosseirosPelo traje da Corte, rico e fino.Aqui estou entre Almendro, entre Corino,Os meus fiéis, meus doces companheiros,Vendo correr os míseros vaqueirosAtrás de seu cansado desatino.Se o bem desta choupana pode tanto,Que chega a ter mais preço, e mais valiaQue, da Cidade, o lisonjeiro encanto,Aqui descanse a louca fantasia,E o que até agora se tornava em pranto (verso 13)Se converta em afetos de alegria. a) Os “montes” e “outeiros” são imagens relacionadas à Metrópole, ou seja, ao lugar onde o poeta se vestiu com traje “rico e fino”. b) A diferença entre a Colônia e a Metrópole revela que o poeta está dividido entre a cidade e o campo c) O bucolismo do poema evidencia a preocupação em realizar uma representação literária realista da vida na Colônia. d) Existe uma relação histórica da vantagem do campo sobre a cidade

Questão 10 - (UNESP – adaptada)

Leia o poema referente ao Arcadismo. Em seguida, identifique no texto as características que validam essa corrente da literatura. LXIV — CONTRASTE ENTRE A VIDA CAMPESTRE E A DAS CIDADE Nos campos o vilão sem sustos passa,Inquieto na corte o nobre mora;O que é ser infeliz aquele ignora,Este encontra nas pompas a desgraça:Aquele canta e ri; não se embaraçaCom essas coisas vãs que o mundo adora:Este (oh cega ambição!) mil vezes chora,Porque não acha bem que o satisfaça:Aquele dorme em paz no chão deitado,Este no ebúrneo leito preciosoNutre, exaspera velador cuidado:Triste, sai do palácio majestoso;Se hás de ser cortesão, mas desgraçado,Antes ser camponês, e venturoso.

Questão 11 - (UFRR – Adaptada)

Leia o poema de Tomás Antônio Gonzaga. Depois assinale a opção que mostra três características do Arcadismo no Brasil. Lira I Eu, Marília, não sou algum vaqueiro,Que viva de guardar alheio gado;De tosco trato, d’expressões grosseiro,Dos frios gelos, e dos sóis queimado.Tenho próprio casal, e nele assisto;Dá-me vinho, legume, fruta, azeite;Das brancas ovelhinhas tiro o leite,E mais as finas lãs, de que me visto.Graças, Marília bela,Graças à minha Estrela! a) Desvaloriza a mulher; cita o medieval; foco no “eu”. b) Denuncia a sociedade; valoriza a vida no campo; tema da cidade. c) Valoriza a vida no campo; linguagem simples; refere-se aos pastores. d) Temas da cidade; linguagem simples; cita o medieval.

Questão 12 - (UFRGS)

Instrução: Os fragmentos abaixo se referem à questão a seguir: I – Nise? Nise? Onde estás? Aonde espera Achar-te uma alma, que por ti suspira (…) II – Glaura! Glaura! Não respondes? E te escondes nestas brenhas? Dou às penhas meu lamento; Ó tormento sem igual! III – Minha bela Marília, tudo passa: A sorte deste mundo é mal segura Se vem depois dos males a ventura, Vem depois dos prazeres a desgraça. Os poetas árcades brasileiros tinham as suas musas inspiradoras, a quem se dirigiam frequentemente em seus poemas. Pelas musas, evocadas nos versos acima, pode-se dizer que os seus autores são, respectivamente: a) Cláudio Manuel da Costa, Silva Alvarenga e Tomás Antônio Gonzaga. b) José Basílio da Gama, Cláudio Manuel da Costa e Alvarenga Peixoto. c) Tomás Antônio Gonzaga, Silva Alvarenga e Alvarenga Peixoto d) Cláudio Manuel da Costa, Tomás Antônio Gonzaga e Frei Santa Rita Durão. e) José Basílio da Gama, Frei Santa Rita Durão e Tomás Antônio Gonzaga

Gabarito das questões sobre Arcadismo

Questão 1

Resposta: CComentários/Resolução/Passo-a-passo: A escola árcade tinha seu contexto histórico no século XVIII, período em que há uma alteração significativa sobre o comportamento humano com o predomínio da visão antropocêntrica e a liberdade de expressão, junto às influências culturais e científicas do Renascimento, o que confirma as alternativas A e B. Além disso, na temática árcade percebemos um cultivo ao sentimento pastoril e uma forte relação do homem com o ambiente campestre, o que aborda um contraste com o cenário urbano, descrito pelos árcades como um ambiente que influencia os indivíduos à valorização de bens materiais, o que torna o ambiente urbano um cenário conturbado e caótico. O lema árcade “Inutilia Truncat” aborda essa relação, pois cortando o inútil, no caso, os desejos supérfluos, há uma valorização da simplicidade e, consequentemente, uma vida mais feliz, de forma que também confirma as alternativas D e E. Já na letra C, essas características fazem referência à estética literária do Barroco.

Questão 2

Resposta: AComentários/Resolução/Passo-a-passo: As alternativas B, C, D e E não fazem relação com a estética árcade, uma vez que o misticismo só surge na temática literária em meados do século XIX, e não há características de predomínio nacionalista. Ademais, no poema, há a presença do convencionalismo amoroso, aspecto presente na literatura árcade e o eu lírico não aprofunda uma descrição de uma região específica, tampouco explora sobre o tema indianista. Com isso, percebemos que a letra A aborda sobre a qualidade do bucolismo, que consiste na referência ao ambiente campestre e na simplicidade da vida no campo, mas que pode proporcionar a felicidade pelos pequenos momentos.

Questão 3

Resposta: D Comentários/Resolução/Passo-a-passo: Dado o entendimento do enunciado, as alternativas podem conter informações sobre o período Barroco. Percebemos esses aspectos nos itens 2, 4 e 5 (correspondente às letras A, B, C e E). No barroco, devido à dualidade de pensamentos entre as visões teocêntrica e antropocêntrica, há uma oposição entre os ideais do eu lírico, com isso, percebemos a presença de trocadilhos e figuras de linguagem como antítese e paradoxo, que expressam o contraste dessas ideias. Além disso, na linguagem barroca, há uma valorização sobre a norma culta e erudita, com a presença de vocábulos raros. Já na letra D, os itens 1 e 3 abordam sobre as características árcades, uma vez que há uma valorização sobre as influências renascentistas e a predominância da harmonização de ideias, como também a presença de um vocabulário mais simples.

Questão 4

Resposta: B Comentários/Resolução/Passo-a-passo: O texto barroco faz uso do predomínio de figuras de linguagem, carregando um alto valor subjetivo, como também a presença de uma linguagem mais rebuscada. Já o arcadismo busca um discurso mais objetivo, junto a uma harmonização de ideias e uma linguagem mais simples, o que confirma a letra B. As outras alternativas (A, C, D e E) cultivam aspectos presentes na literatura barroca, escola anterior à literatura árcade.

Questão 5

Resosta: D Comentários/Resolução/Passo-a-passo: A escola árcade possui como uma de suas principais características a retomada da valorização da cultura clássica. Com isso, é possível perceber em sua temática a abordagem de elementos greco-latinos, como também a presença da cultura mitológica, servindo como elemento estético, o que confirma a letra D. As demais letras (A, B, C e E) estão incorretas, pois essas escolas literárias não fazem referências ao elemento mitológico, principalmente o Trovadorismo, que surgiu antes do Classicismo.

Questão 6

Resposta: E Comentários/Resolução/Passo-a-passo: O poema de Bocage não aborda a temática religiosa, tampouco aprofunda a questão dos efeitos sonoros como superioridade, o que torna as alternativas A e D incorretas. Embora a escola árcade faça uma relação entre o sentimento do eu lírico com a natureza, neste caso, não há a predominância do lema “locus amoenus” ao longo do poema, o que também anula a letra B. Ademais, não há quebra da formalidade clássica, visto que o poema é estruturado como um soneto, o que anula a letra C. Logo, percebemos uma expressão de sentimentos do eu lírico sobre a mensagem do texto, confirmando como gabarito a letra E.

Questão 7

Resposta: E Comentários/Resolução/Passo-a-passo: O próprio enunciado já nos apresenta alguns aspectos da escola árcade, fazendo com que interpretemos os versos que exemplificam esses elementos. A letra E é a que confirma essa expectativa, uma vez que Bocage valoriza o ambiente campestre no primeiro verso e, no segundo verso, faz uma referência aos Zéfiros (elemento mitológico), que brincam entre as flores. Nas letras A e B, não há referência à cultura mitológica, o que já torna as alternativas incorretas. Já nas letras C e D, não há a presença do sentimento pastoril, bucólico.

Questão 8

Resposta: C Comentários/Resolução/Passo-a-passo: O estilo e a linguagem árcade prezavam pela simplicidade, para compor junto ao cenário e a temática. As alternativas A e D estão erradas, porque abordam sobre a linguagem expressa na escola barroca. Embora o Arcadismo tenha feito uso de versos brancos, não há uma predileção por esses, pois a estrutura clássica é muito valorizada, o que anula a letra B. Na letra E, não há a predominância da emoção e sim, uma posição do eu lírico, abordando sobre a efemeridade da vida. A letra C – e gabarito da questão – corresponde à intenção da linguagem árcade e à abordagem da simplicidade, que se opõe à estética barroca.

Questão 9

Resposta: B Comentários/Resolução/Passo-a-passo: A diferença entre a vida no campo e na cidade só poderia ser obra dessa escola literária, né?

Questão 10

Comentários/Resolução/Passo-a-passo: Veja o trecho “Aquele dorme em paz no chão deitado”. Entendeu a referência? Ele mostra claramente o desapego às coisas materiais. Dê mais uma revisada na matéria aqui. Além disso, as partes: “Nos campos o vilão sem sustos passa” e “Antes ser camponês, e venturoso” indicam o contato do eu lírico com o campo.

Questão 11

Resposta: C Comentários/Resolução/Passo-a-passo: A resposta é a C, isso porque apresentam com clareza os três pontos mais evidentes dessa escola da literatura.

Questão 12

Resposta: A Assista também um vídeo sobre Arcadismo https://www.youtube.com/watch?v=eHRA7OOLdJI Gostou da nossa lista de exercícios sobre Guerra Fria? aproveite para fazer questões anteriores de provas do Enem e melhore sua preparação! E se você estiver procurando um curso preparatório para o Enem, confirma o cursinho da Descomplica!

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