Aqui no Descomplica acreditamos que aprender se divertindo é uma ótima forma de fixar o conhecimento. Seja assistindo filmes, vendo séries ou ouvindo músicas, existem várias maneiras de tornar o aprendizado mais leve e ainda assim super consistente. O Enem cobra conhecimento de mundo, e com certeza você pode adquiri-lo dessa forma!
BAIXE O EBOOK COM O QUE E COMO ESTUDAR PARA O ENEM!
Por isso, separamos quatro funks que podem te ajudar a se preparar para prova. Se você é amante de funk, esse é seu momento! Tem funk das antigas, Mc Carol e até uma paródia pra você arrasar na hora da prova! Dá uma olhada 😉
1. Só quer Vrau (Mc MM)
“Só Quer Vrau” é uma música que estourou por causa da série La Casa de Papel. Mas o que uma coisa tem a ver com a outra? Vamos explicar: a série tinha como trilha sonora uma outra música chamada “Bella Ciao”, e “Só quer Vrau” nada mais é do que uma paródia dessa música.
E o que tem a ver com vestibular? Bella Caio foi criada na época do regime fascista de Mussolini na Itália. Lembra da época dos regimes totalitários do século XX na Europa? Na Alemanha era o Nazismo de Hitler, na União Soviética era o Stalinismo de Stalin e na Itália era o Fascismo de Benito Mussolini.
A música Bella Ciao foi muito cantada por movimentos de resistência do regime antidemocrático. Mas o Mc MM diz que não sabia nada disso, apenas ouviu a música, gostou da melodia e criou a sua versão, que agora não sai mais da nossa cabeça! Ouve só:
2. Rap do Silva (Mc Bob Rum)
A Rap do Silva é um funk das antigas, a música foi escrita em 1995 pelo Mc Bob Rum. Mas mesmo antiga, todo mundo sabe pelo menos uma pedaço da letra de cor e, quando toca, bate aqueeela nostalgia.
A música narra a história de um homem que era trabalhador e pai de família, o Silva. Com detalhes, fala sobre a rotina desse homem, que trabalhava longe de sua casa, e usava o transporte público que é precário.
A canção conta que um dia Silva foi se divertir em um baile funk e acabou sendo brutalmente assassinado quando chegava ao local onde a festa aconteceria. A letra não explica o motivo da morte, se veio do crime organizado ou da polícia, mas evidencia problemas graves das periferias brasileiras: a violência, que super pode ser tema da redação da Enem!
3. Não foi Cabral (MC Carol)
Na música “Não foi Cabral”, a cantora MC Carol brinca com a versão oficial da historiografia, que conta que Pedro Álvares Cabral descobriu o Brasil. A música questiona o fato de que aqui já havia índios e que, por isso, o país não foi descoberto pelos portugueses que chegaram em 1500.
Além do refrão, que diz “quem descobriu Brasil não foi Cabral”, a música também narra alguns fatos do “Descobrimento das Américas”. MC Carol lembra que Pedro Álvares chegou 22 de abril, acompanhado por 13 caravelas, conta que mais de um milhão de índios foram mortos acometidos por tuberculose e fala até de Zumbi dos Palmares.
Ótima música para ter de cor e ajudar na prova de Ciências Humanas, não acha?
4. Rap da Função Quadrática
E o Rap da Função Quadrática, você conhece? Sim, tem funk para te ajudar até em matemática! Esse é uma paródia perfeita para lembrar as regrinhas básicas desse assunto que pode parecer tão difícil.
Para ficar ainda mais divertido, temos esse vídeo da nossa fada Luanna, numa performance sensacional, dá uma olhada:
Agora que você já sabe os funks que podem te ajudar a estudar para o Enem, temos um convite: que tal estudar para a prova sem deixar de se divertir? O Descomplica é o curso perfeito para quem curte levar os estudos com leveza, mas sem perder a seriedade! Temos os melhores professores e somos o curso que mais aprova no Brasil! Vamos juntos?