O meu assunto favorito da Biologia sempre foi genética. Não só eu, mas todo o pessoal de Ciências Exatas costuma curtir esse tema. Isso se deve ao fato de que genética lida muito com probabilidade, que também é meu tema favorito da Matemática.
E como essa probabilidade acontece? Bom, imagina que seus pais ambos tenham cabelos e olhos pretos. Mas, por acaso, em algum antepassado, houve alguém de olhos e cabelos claros. Isso significa que seus pais podem ser heterozigotos e terem um gene dominante e um recessivo (corre lá do módulo de Biologia pra relembrar esses nomes!). Então qual seria a probabilidade de você nascer com olhos azuis, se esse for o gene recessivo?
Isso é feito de acordo com uma tabelinha.
Cruzando os genes do pai e da mãe, vemos que em ¼ das vezes você pode nascer AA, no outro ¼ aa e nos outros dois ¼’s (ou seja, ¼ + ¼ = 2/4 = ½ ).
Sabendo que no caso Aa e AA o gene dominante é “olhos escuros”, então apenas ¼ dos casos você nasceria de olhos azuis. Ou seja, você tinha um total de 25% de probabilidade!
E se você quisesse saber a probabilidade de você nascer loiro, tendo os seus pais cabelos pretos? Faríamos a mesma conta, tendo 25% de probabilidade.
Mas agora vem o desafio: Qual é a probabilidade de você nascer loiro e de olhos claros?
Tcha-tcha-ran-ran…. Suspense.
Lembra daquele “e” ali? Ele significa multiplicação, interseção. Então a probabilidade seria: 25%.25% = 1/16 = 6,25%.
Gostaram? Deixem seus comentários! 😉