Nos últimos anos, temas como meio ambiente, bem-estar e segurança no trabalho passaram a ser cada vez mais debatidos dentro das empresas. Por isso, princípios como os do sistema QSMS já são amplamente aplicados na prática em muitas dessas organizações.
Mas se você ainda não sabe com detalhes o que é QSMS, seus principais objetivos e, principalmente, como funciona, nós preparamos este post com algumas dicas e informações úteis sobre este importante sistema de gestão integrado e suas vantagens nas empresas.
Boa leitura!
O que é QSMS?
A sigla QSMS se refere aos princípios de Qualidade, Segurança, Meio Ambiente e Saúde e é usada para definir um SGI (Sistema de Gestão Integrado) de uma empresa, com foco nestes temas.
Dessa forma, podemos dizer que o QSMS visa prevenir riscos e problemas maiores nos ambientes de trabalho por meio de ações, políticas, normas e boas práticas no dia a dia dos colaboradores.
Além disso, quando estes princípios são devidamente atendidos, a tendência é o trabalho ganhar mais produtividade, eficiência e otimização, gerando também qualidade nos resultados.
Como é aplicado o QSMS em uma empresa?
O QSMS é um modelo de gestão. Portanto, cabe à empresa optar por ele e buscar meios de implementação que atendam aos princípios defendidos em seu conceito.
Hoje, há empresas, profissionais e consultorias especializadas, que fornecem toda a expertise, suporte operacional, tecnológico e de mãos de obra para adoção do sistema QSMS nas empresas.
Por outro lado, há organizações que preferem aplicar tal conceito por conta própria, em geral, contratando e montando uma equipe pra sua Segurança do Trabalho.
Independentemente da estratégia escolhida, um bom sistema QSMS precisa, basicamente, atender às seguintes expectativas:
- prevenir acidentes;
- reduzir riscos no ambiente de trabalho e possíveis impactos ao meio ambiente;
- criar políticas internas de segurança;
- prever riscos e eliminar causas e sintomas;
- seguir normas e regras de segurança;
- fornecer treinamento adequado, assim como EPIs e materiais de proteção.
Quais são as certificações e normas QSMS?
As certificações QSMS variam de acordo com a área de atuação de cada empresa, mas algumas normas são comuns a todas as atividades econômicas.
Dessa forma, toda organização que consegue atender aos princípios do sistema QSMS está apta a ser certificada. Isso contribui não apenas para os resultados e prevenções alcançadas, como também agrega mais valor e referência à sua imagem.
A seguir, separamos algumas das principais normas QSMS. Confira:
- ISO 9001: norma que certifica os sistemas de qualidade nas organizações;
- ISO 14001: essa norma visa permitir a identificação, priorização e gestão de riscos ambientais das empresas;
- ISO 45001: trata-se de uma norma internacional pro SGSSO (Sistema de Gestão de Saúde e Segurança Ocupacional), que visa melhorar o desempenho das empresas em termos de Segurança do Trabalho.
Essas são algumas dicas e informações básicas sobre como funciona o sistema de gestão integrado QSMS e qual a sua relação com a Segurança do Trabalho e com a busca de melhorias, prevenções e aumento da qualidade nas atividades de uma empresa.
Se você está pensando em se especializar e ficou interessado por esse universo que é a Segurança do Trabalho, aproveite para conhecer o curso complreto de Pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho da Descomplica.