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Como realizar uma gestão de projetos de TI eficaz?

Entenda o que é gestão de projetos de TI e veja as melhores dicas para otimizar essa prática nas organizações e no cotidiano profissional!

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A gestão de projetos de TI é uma das principais funções que um profissional da área de Tecnologia da Informação pode desenvolver no seu cotidiano.

Sabemos que as novas tecnologias têm ganhado cada vez mais espaço em empresas de diferentes nichos e portes de mercado.

Essa questão ocorre porque as ferramentas tecnológicas são fundamentais pro crescimento das empresas, pois ajudam as organizações a serem mais produtivas, reduzirem os custos e também aumentar os lucros.

Pensando na importância desse tema, vamos destacar neste conteúdo o que é um projeto de TI, informar como elaborar um projeto na área e também explicar sobre as principais etapas do ciclo de gerenciamento de TI. Acompanhe a seguir!

tablet, agenda e caneta sobre a mesa

O que é um projeto em termos gerais?

Antes de abordarmos o que é um projeto de TI é necessário entender o que é um projeto em termos gerais pra então ter uma melhor compreensão do tema.

Bom, o projeto faz referência a um esforço temporário com o objetivo de criar um determinado produto ou serviço. Desse modo, podemos dizer que os projetos são:

  • temporários: apresentam início e fim definidos;
  • planejados: passam pelo famoso “tudo na ponta do lápis”;
  • desenvolvidos em etapas: uma coisa de cada vez;
  • entregas de produtos ou serviços: resultado final.
projetos de ti - óculos em evidência, tela do computador ao fundo

O que é um projeto de TI?

Não há muito segredo sobre esse assunto, já que foi conceituado no tópico anterior. Se os projetos em linhas gerais possuem o objetivo de criar algo, certo?

Com os projetos de TI não é diferente. Ou seja, são esforços temporários que buscam entregar produtos ou serviços específicos na área de tecnologia da informação. Tranquilo, né?!

projetos de ti - código de criptografia

Como elaborar um projeto de TI?

Pra elaborar um projeto de TI é necessário seguir as etapas do ciclo de gerenciamento de TI (vamos abordar na sequência).

Além disso, é preciso fazer oplanejamento dos recursos a serem utilizados, definir os prazos pra realização de cada atividade e também estipular o padrão de qualidade esperado em cada projeto.

Em uma análise inicial, toda essa questão pode parecer um pouco trabalhosa. No entanto, ao seguir esses passos torna-se possível assegurar o sucesso do projeto e, consequentemente, assegurar bons resultados.

código de programação na tela do notebook

Quais as etapas do ciclo de gerenciamento de TI?

Destacamos anteriormente que os projetos são esforços temporários. Por esse motivo, eles apresentam início e fim determinado. Além disso, os projetos são executados em etapas. Todas essas questões demonstram que os projetos apresentam um caráter cíclico.

Dessa maneira, pra que seja possível desenvolver bons projetos no prazo estipulado, é muito importante conhecer cada etapa do ciclo e as características.

Agora, você deve estar se perguntando: quais são as principais etapas do ciclo de gerenciamento na área de Tecnologia da Informação? Bom, basicamente são 5:

  • iniciação;
  • planejamento;
  • execução;
  • monitoramento e controle;
  • finalização. 

Vamos destacar sobre as características de cada etapa e o que elas significam. Continue a leitura!

Iniciação

Como o próprio nome já diz, a iniciação faz referência à primeira fase do projeto de TI.Nesse momento, há a detecção de uma necessidade e uma ideia surge. A necessidade se transforma em um problema que será resolvido à frente.

Por isso, nessa fase já existe a definição da missão, objeto do projeto e também a definição das melhores estratégias pra realizá-lo.

Além disso, na iniciação, a pessoa responsável pelo projeto de TI deve fazer algumas avaliações e também verificar a viabilidade de cada solução. Nesse contexto, surgem preocupações com:

  • custo projeto;
  • vantagens da realização de cada atividade;
  • definição do padrão de qualidade, etc.

Após passar por toda essa avaliação inicial, o projeto torna-se viável. Dessa maneira, podemos prosseguir pra fase de planejamento.

Planejamento

Tem como objetivo detalhar todas as atividades que serão realizadas no projeto. Dessa forma, nessa fase já devem estar previstos os cronogramas, a maneira pela qual os custos serão alocados, o estudo dos custos, etc.

Todas essas questões são analisadas e pensadas pra evitar surpresas desagradáveis ou imprevistos durante a execução do projeto de TI. O planejamento, portanto, ajuda o projeto a ser implementado e concluído de forma eficiente e eficaz.

Por exemplo, existe a definição das pessoas envolvidas no projeto, cronogramas com prazos pra que cada atividade seja feita e também os objetivos esperados.

Vale destacar, porém, que projetos com prazo mais longo podem estar sujeitos a mais mudanças, principalmente na área de TI pelo fato de ser dinâmica e estar em constante transformação.

Por isso, o planejamento tem um caráter adaptativo, ou seja, ele vai se moldando conforme às transformações de cenário.

Execução

Essa etapa se caracteriza por colocar a “mão na massa” com base no que foi planejado. Além disso, parte dos esforços e do orçamento previstos pro projeto, são consumidos nesse momento.

É importante ressaltar ainda que, nessa etapa, a comunicação é fundamental pro gerenciamento de projetos de TI. Podem acontecer diversas surpresas durante a execução do projeto e, cabe ao gestor, lidar com as adversidades e assegurar que o projeto seja executado. 

Monitoramento e controle

Essa etapa consiste no acompanhamento dos resultados do projeto. Além disso, há a previsão de ações corretivas pra solucionar eventuais gargalos existentes nas atividades de TI. 

Finalização

A etapa final da gestão de projetos visa assegurar que todo o trabalho tenha sido feito nos padrões de qualidade estabelecidos e no prazo estipulado. Além disso, é necessário garantir que o trabalho atingiu os objetivos estabelecidos na etapa de planejamento. 

projetos de ti - pessoa digitando no teclado do notebook

Tá, mas o que é feito na gestão de projetos?

Bom, a gestão de projetos faz referência à aplicação de conhecimentos, habilidades e técnicas com o intuito de atingir objetivos específicos. Ou seja, todas as atividades realizam-se nos prazos determinados e com estimativa de custos e qualidade.

Desse modo, podemos dizer que o gerenciamento de projetos abrange diversas atividades. Podemos destacar o:

  • planejamento;
  • desenvolvimento de um plano de ações;
  • acompanhamento dos resultados do projeto.

Como é possível perceber, a gestão de projetos de TI é uma prática fundamental pras empresas. Por esse motivo, cada vez mais profissionais da área de tecnologia da informação estão atuando nessa área.

Desse modo, procuramos apresentar o conceito de gestão de TI pra deixá-lo mais preparado pra entrar nesse importante mercado.

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