Separe lápis, papel e borracha: Hoje tem aula de Português sobre Processos de Formação de Palavras com o professor Eduardo Valladares! o/Confira os horários das aulas aqui embaixo e baixe o material! :D
Português: Processos de Formação de PalavrasTurma da Noite: 18h30 às 19h30, com o professor Eduardo Valladares
Faça download dos materiais! É só clicar aqui embaixo :)
Material de Aula ao Vivo
Lista de Exercícios
MATERIAL DE AULA AO VIVO
Só é possível conhecermos de fato uma língua se dominarmos todas as suas estruturas. Nesse sentido, é fundamental que tenhamos ciência dos elementos que constituem cada uma das palavras do nosso idioma.Para nosso vocabulário atingir todo o grau de riqueza e complexidade que apresenta hoje, as palavras passaram e ainda passam por diversos “estágios” de formação. Às palavras que existem de modo “originário” em nossa língua, damos o nome de palavras primitivas. Aquelas que advêm das primeiras, sofreram um processo de formação. Esses processos são trabalhados a seguir:• Composição - Há mais de um radical.
1) Justaposição - Não há perda de fonemas.Ex.: minissaia, pé-de-moleque.2) Aglutinação - Há perda de fonemas.Ex.: planalto, aguardente.• Derivação - Há apenas um radical.
1) Sufixal - Radical + Sufixo.Ex.: cafeteira, livraria.2) Prefixal - Prefixo + RadicalEx.: prefixo, dissílabo.3) Prefixal e Sufixal - Prefixo + Radical + Sufixo. Ocorre quando uma palavra possui prefixo e sufixo, sem que um exija a presença do outro.Ex.: deslealdade, infelizmente. Observe que estas palavras possuem prefixo e sufixo, porém também existiriam sem a presença de um deles - desleal e lealdade, infeliz e felizmente.4) Parassintética - Prefixo + Radical + Sufixo. É quando uma palavra possui prefixo e sufixo obrigatoriamente ao mesmo tempo, ou seja, um exige a presença do outro.Ex.: anoitecer, enlouquecer - Observe que estas palavras não podem existir somente com prefixo e radical ou radical e sufixo: anoite e noitecer, enlouco e enlouquecer.5) Regressiva - Substantivo que se forma de verbo perdendo fonema.Ex.: jogo (derivado de jogar), toque (derivado de tocar).6) Imprópria - Palavra utilizada em classe gramatical diferente da de origem.Ex.: gilete (substantivo simples) - Gillette (substantivo próprio); o falar (substantivo) - falar (verbo)Obs. Necessário se faz informar que a efetivação deste caso só pode ser observada no contexto.7) Hibridismo - Palavra formada por morfemas de origens diferentes.Ex.: burocracia (francês e grego); sociologia (latim e grego)9) Abreviação - Parte da palavra representando o todo.Ex.: moto (motocicleta), pneu (pneumático), cine (cinemateca)10) Sigla - Iniciais das palavras.Ex.: CRF (Clube de Regatas do Flamengo), IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística)11) Neologismo - formação de novas palavras.Ex.: Nhenhenhém, imexível.Obs.: Quando um vocábulo já passou por vários processos de formação, deve-se levar em consideração apenas a última fase. Por exemplo: A palavra enterrar, por parassíntese, formou-se de terra e por sua vez, por regressão, forma enterro. Sendo assim, para a palavra enterro, deve-se avaliar somente o último passo: a regressão. Já a palavra empobrecer, por parassíntese, deriva-se de pobre. Acrescendo-se o sufixo, forma empobrecimento. Para este vocábulo, leva-se em conta só o último processo: derivação sufixal.1. (UNICAMP) Na tira de Angeli, observamos um jogo de associações entre a frase-título ‘O imundo animal’ e a sequência de imagens.
a) A frase-título ‘O imundo animal’ nos remete a uma outra frase. Indique-a e explicite as relações de sentido entre as duas frases, fazendo referência ao conjunto da tira.b) A frase-título ‘O imundo animal’ sugere um processo de prefixação. Explique. 2. (UNIRIO) Assinale a opção em que o vocábulo destacado é formado por derivação regressiva.a) Opressãob) Deficiente (adj.)c) Tribod) Adestrar (verbo)e) Manejo (substantivo)3. (Unificado) - Assinale a opção em que o processo de formação de palavras está indevidamente caracterizado.a) Pai-nosso: composição por justaposição.b) Aventuroso: derivação sufixal.c) Embonecar: composição por aglutinaçãod) Descanso: derivação regressiva.e) Incerto: derivação prefixal.4. As palavras sinceramente, florzinha e homenzarrão são formadas por derivação:a) parassintética;b) prefixal;c) imprópria;d) regressiva;e) sufixal.5. (PUC) Considerando o processo de formação de palavras, relacione a coluna da direita com a da esquerda:(1) Derivação imprópria ( ) Desenredo(2) Prefixação ( ) Narrador(3) Prefixação e sufixação ( ) Infinitamente(4) Sufixação ( ) O voar(5) Composição por justaposição ( ) Pão-de-mela) 3-4-2-5-1b) 2-4-3-5-1c) 2-4-3-1-5d) 4-1-5-2-3e) 4-1-5-3-26. Passageiros é uma palavra formada por:a) derivação prefixal;b) derivação sufixal;c) derivação regressiva;d) derivação parassintética;e) composição; Gabarito1. A outra frase é ‘o mundo animal’. O jogo semântico se constrói com a remissão das imagens do conjunto dos homens caracterizados na tira como mascarados e engravatados, que se referem ao conjunto de políticos brasileiros envolvidos em corrupção, à expressão “imundo animal”, que imediatamente estabelece a associação com “mundo animal”, típica da classificação biológica. É importante observar que na relação entre as imagens e as expressões “imundo animal” e “mundo animal” se afirma a coletividade dos políticos corruptos e a sordidez de sua conduta enquanto um mundo específico) (2 pontos) Embora na tira o jogo semântico entre ‘imundo’ e ‘mundo’ permita pensar num processo de prefixação, já que ‘in-’ (também sob as formas i-, im-, il-, ir-) é um prefixo de negação que compõe muitas palavras da língua portuguesa, as relações sincrônicas de nossa língua não mantêm entre as palavras ‘mundo’ e ‘imundo’ qualquer aproximação semântica, o que impossibilita justificarmos sincronicamente a construção de ‘imundo’ por prefixação. (No latim mundus tinha o sentido de ‘limpo’, mas esse sentido não se manteve no português atual. Portanto, o processo de prefixação para ‘imundo’ só se justifica no caso de um estudo etimológico).2. E3. C4. E5. C LISTA DE EXERCÍCIOS
1. A palavra incorruptível é formada pelo seguinte processo:a) derivação prefixal.b) derivação parassintética.c) derivação sufixal.d) derivação prefixal e sufixal.e) aglutinação.2. Inúmeros, ilícita, impropriedade têm em comum:a) o prefixo negativo;b) a classe gramatical;c) o gênero;d) o número;e) a forma gráfica;3. Fertilização se relaciona a fertilizar como:a) feliz a infeliz;b) casamento a casar;c) fértil a fertilidade;d) tribo a índios;e) contente a contentamento;4. Pedestres, como sabemos, são os que andam a pé; o vocábulo abaixo que não pertence à mesma família de palavras é:a) pedestal;b) pedicure;c) pedal;d) pedalinho;e) pedante;5. Assim como engrandecimento, derivado de engrandecer, outros verbos possuem substantivos derivados de verbos com o sufixo – mento; o item em que todos os verbos citados possuem substantivos desse tipo é:a) esmagar – coroar – desenvolver;b) descobrir – prover – entregar;c) receber – pagar – publicar;d) preparar – envolver – reter;e) deslocar – colocar – alocar;6. A relação entre verbo e substantivo INADEQUADA é:a) pretender – pretensão;b) adquirir – aquisição;c) agredir – agressão;d) perder – perdida;e) recusar – recusa.7. Palavra que NÃO é formada por derivação sufixal é:a) compadrismo;b) camaradagem;c) nacional;d) aproximação;e) vantagens.8. Agrário se refere a campo; o vocábulo abaixo em que esse radical tem significado diferente é:a) agricultor;b) agridoce;c) agrimensor;d) agreste;e) agrícola.9. A alternativa que mostra adjetivo e substantivo cognato (da mesma família de palavras) de forma correta é:a) frágil / fragilidade;b) pureza / apuro;c) constante / continuidade;d) permanente / pertences;e) predador / pedra.10. Os vocábulos “apagão” e “caladão”, presentes no texto, aparecem grafados entre aspas porque são:a) termos de cunho popular;b) neologismos;c) vocábulos que perderam velhos sentidos;d) de presença comum na mídia;e) referentes a acontecimentos recentes.11. O vocábulo abaixo cujo prefixo apresenta o mesmo valor semântico do prefixo presente no vocábulo erradicar é:a) discriminação;b) admissão;c) incapacidade;d) redistribuição;e) exportar. Gabarito1. D2. A3. B4. E5. A6. D7. E8. B9. A10. B11. EPRINTS DA AULA - RAFAEL CUNHA





PRINTS DA AULA - EDUARDO VALLADARES



