Português: Figuras de LinguagemTurma da Noite: 18h30 às 19h30, com o professor Eduardo Valladares.
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MATERIAL DE AULA AO VIVO
São recursos que tornam as mensagens que emitimos mais expressivas. Subdividem-se em figuras de palavras, figuras de construção e figuras de pensamento.- Figuras de palavras
- Figuras de Sintaxe ou de Construção
- Figuras de pensamento
(Gregório de Matos)
11)Paradoxo ou Oximoro: são ideias antagônicas ou opostas, que se excluem mutuamente, mas que aparecem, ao mesmo tempo, numa única estrutura frasal. Exemplo: “Amor é fogo que arde sem se ver É ferida que dói e não se sente É um contentamento descontente É dor que desatina sem doer” (Camões) 12) Perífrase: é o rodeio de palavras ou frase que substitui os nomes comuns – e que os faz célebres. Exemplos: 1) Visitamos a Cidade Eterna. (= Roma) 2) “Última flor do Lácio (= língua portuguesa), inculta e bela” (Olavo Bilac) 3) O astro rei (= Sol) brilha para todos. Observação: quando se refere a pessoa, substituindo nome próprio, dá-se o nome de antonomásia QUESTÕES1. “Eu, que tantas vezes tenho sido ridículo, [absurdo. Que tenho enrolado os pés publicamente nos [tapetes das etiquetas, Que tenho sido grotesco, mesquinho, submisso [e arrogante. Que quando não tenho calado, tenho sido mais [ridículo ainda”. Observando os versos acima, percebe-se a presença de uma figura de linguagem cujo propósito é intensificar o drama vivido pelo eu-lírico. A essa figura dá-se o nome de a) pleonasmo. b) eco. c) anáfora. d) assíndeto. 2. Ao lado de cada estrofe abaixo, foi indicada uma figura de linguagem nela presente. Assinale a opção cuja figura NÃO está corretamente associada. a) “Santa Clara, padroeira da televisão, Que a televisão não seja o inferno, interno, ermo” – Apóstrofe b) A saudade abraçou-me, tão sincera Soluçando no adeus de nunca mais – Pleonasmo c) E as borboletas sem voz Dançavam assim veludosamente – Sinestesia d) “Provisoriamente não cantaremos o amor Que se refugiou mais abaixo dos subterrâneos” – Prosopopeia. É terminantemente proibido animais circulando nas áreas comuns a todos, principalmente para fazerem suas necessidades fisiológicas no jardim do condomínio, onde pode pôr em risco a saúde das crianças que ali brincam descalças.(Extraído de um Relatório de prestação de contas da administração de um prédio).
3. Assinale a opção que apresenta as figuras de linguagem presentes no texto:
a) pleonasmo e eufemismo b) metonímia e eufemismo c) pleonasmo e polissíndeto d) pleonasmo e metonímia e) eufemismo e polissíndeto 4. O pleonasmo é a reiteração de uma mesma ideia por meio de uma superabundância ou repetição de palavras. Quando este recurso nada acrescenta e pode resultar de uma ignorância do sentido exato da palavra, temos um pleonasmo vicioso. Indique, dentre as seguintes alternativas, aquela em que o termo destacado pode ser considerado um pleonasmo vicioso. a) Paisagens, quero-as comigo! b) A plateia gostou do principal protagonista. c) Sei de uma criatura antiga e formidável. d) Como são charmosas as primeiras rosas. e) Os altares eram humildes e solenes. 5. Assinale, na estrofe abaixo, a figura correta. “Vi uma estrela tão alta, Vi uma estrela tão fria! Vi uma estrela luzindo, Na minha vida vazia.”(Manuel Bandeira)
a) assíndeto b) pleonasmo c) anacoluto d) anáfora e) silepse 6. “Os excedentes ou rejeitados pela vida nunca têm acesso a nada e sobram na mesa dos pais e foram desmamados cedo e nasceram sem que ninguém os chamasse e passaram a constituir formas de imperfeição.” No segmento transcrito acima, aparece uma figura de construção, reconhecida como: a) pleonasmo b)polissíndeto c) assíndeto d) anacoluto e) aliteração 7. Em “Dizem que os cariocas somos pouco dados aos jardins públicos” (Machado de Assis), há: a) pleonasmo b) hipérbato de pessoa c) silepse de gênero d)silepse de pessoa e) silepse de número 8. Todas as frases a seguir são corretas. Assinale a única que encerra anacoluto. a) Aos homens parece não existir a verdade. b) Os homens parece-lhes não existir a verdade. c) Os homens parece que ignoram a verdade. d) Os homens parecem ignorar a verdade. e) Os homens parece ignorarem a verdade. Gabarito- C
- B
- A
- B
- D
- B
- D
- B
LISTA DE EXERCÍCIOS
A Linguagem e suas Funções- Os excertos abaixo apresentam figuras de estilo. Leia-os atentamente e, depois, relacione a segunda coluna com a primeira. (Cada número pode ser usado apenas uma vez.)
(O Rappa/Marcelo Yuka)
2. Entre os recursos expressivos empregados no texto só não ocorre a) repetição. b) prosopopeia. c) paradoxo. d) ironia. 3. Considerando as ideias e estruturas do texto, assinale a alternativa correta. a) A palavra negreiro não pode ser substituída pela expressão de negros, pois, dessa forma, perde a correção gramatical. b) O poema dialoga com o texto de Castro Alves, fazendo uma progressão temporal. c) Ao referir-se à AIDS, o eu-lírico atribui ao negro a condição de multiplicador. d) A expressão tem um pouco de possui o mesmo significado que é tal qual um. Congresso Internacional do Medo Provisoriamente não cantaremos o amor, que se refugiou mais abaixo dos subterrâneos. Cantaremos o medo, que esteriliza os abraços, não cantaremos o ódio porque esse não existe, existe apenas o medo, nosso pai e nosso [companheiro, o medo grande dos sertões, dos mares, dos [desertos, o medo dos soldados, o medo das mães, o [medo das igrejas, cantaremos o medo dos ditadores, o medo dos [democratas, cantaremos o medo da morte e o medo de [depois da morte, depois morreremos de medo e sobre nossos túmulos nascerão flores [amarelas e medrosas.Carlos Drummond de Andrade
4. Dentre as alternativas abaixo, assinale a que apresenta apenas recursos estilísticos utilizados no poema Congresso Internacional do Medo. a) Ironia, personificação, antítese. b) Anacoluto, sínquise, paradoxo. c) Metonímia, personificação, hipérbato. d) Comparação, paradoxo, repetição. O aeroplano Quisera ser um ás para voar bem alto sobre a cidade de meu berço! Bem mais alto que os lamentos bronze Das catedrais catalépticas; Muito rente do azul quase a sumir no céu Longe da casaria que diminui Longe, bem longe deste chão de asfalto ... Eu quisera pairar sobre a cidade! ... O motor cantaria No anfiteatro azul apainelado A sua roncante sinfonia ... Oh! voar sem pousar no espaço que se [estira Meu, só meu; Atravessando os ventos assombrados Pela minha ousadia de subir Até onde só eles atingiram! ... Girar no alto E em rápida descida Cair em torvelinhos Como ave ferida ... Dar cambalhotas repentinas Loopings fantásticos Saltos mortais Como um atleta elástico de aço O ranger rascante do motor... No anfiteatro com painéis de nuvens Tambor... Se um dia O meu corpo escapasse do aeroplano, Eu abriria os braços com ardor Para o mergulho azul na tarde transparente ... Como seria semelhante A um anjo de corpo desfraldado Asas abertas, precipitado Sobre a terra distante ... Riscando o céu na minha queda brusca Rápida e precisa, Cortando o ar em êxtase no espaço Meu corpo cantaria Sibilando A sinfonia da velocidade E eu tombaria Entre os braços abertos na cidade ... Ser aviador para voar bem alto!(ARANHA, Luís. Cocktails. Org. por Nelson Ascher e Rui Moreira Leite. São Paulo, Brasiliense, 1984. p. 95-6.)
5. Observe as palavras destacadas nos seguintes versos: “Atravessando os ventos assombrados / Pela minha ousadia de subir” “Cair em torvelinhos / Como ave ferida ...”
Como procedimento estilístico, têm-se, respectivamente, a) metáfora e hipérbole. b)metáfora e metonímia. c) prosopopeia e metáfora. d) prosopopeia e comparação. 6. Leia os trechos abaixo transcritos. I. “Um dia hei de ir embora Eufemismo Adormecer no derradeiro sono...”Manuel Bandeira
II. “O inútil choro das tristes águas Prosopopeia
Enche de mágoas a solidão...”Vicente de Carvalho
III. “Não basta inda de dor, Preterição
ó Deus terrível?”Castro Alves
“Na chácara abandonada Prosopopeia O velho poço olha a lua Suspensa no ar, e toda Noite com a sua visão Na água retratada Leva a sonhar...”Alberto de Oliveira
Em relação às figuras de estilo, pode-se dizer que a correspondência está correta em:
a) I, II, III e IV b) I, II e IV somente c) II, III e IV somente. d) I e II somente. 7. Associe as colunas e, a seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta. 1) Metáfora 2) Antítese 3) Paradoxo 4) Hipérbole 5) Prosopopeia ( ) “...porque outro mar mais copioso Largando de meus olhos a corrente, Lhe formará meu pranto saudoso”.Jacinto Freire de Andrade
( ) “O prazer com a pena se embaraça; Porém quando um com outro mais [porfia, O gosto corre, a dor apenas passa.”Gregório de Matos
( ) “Se és fogo, como passas [brandamente? Se és neve, como queima com porfia?Gregório de Matos
( ) “Agora que se cala o surdo vento E o rio enternecido com meu pranto Detém seu vagaroso movimento...”Francisco Rodrigues Lobo
( ) “Ardor em firme coração nascido; Pranto por belos olhos derramado; Incêndio em mares de água disfarçado; Rio de neve em fogo convertido.Gregório de Matos
a) 5, 2, 3, 4, 1 b) 4, 2, 1, 5, 3 c) 2, 3, 4, 5, 1 d) 3, 5, 1, 2, 4 8. Leia: “As mulheres brilharam como fachos luminosos em obras de todos os poetas desde o início dos tempos.” O texto acima apresenta a seguinte figura de linguagem: a) metáfora b) comparação c) metonímia d) paradoxo 9. Assinale a opção em cuja frase não há a figura de linguagem indicada ao lado. a) “O Brasil dos últimos meses viu uma explosão de audiência e repercussão dos reality shows” – metonímia b) “(...) até que ponto somos todos voyeurs – pessoas que têm necessidade de observar a vida alheia (...). Essa curiosidade é milenar” – hipérbole c) “(...) e as aldeias são a alheia vigilância” – metonímia d) “Um homem vai devagar. / Um cachorro vai devagar. / Um burro vai devagar.” – anáfora10. Nos versos: I -“Deus!, ó Deus! onde estás que não respondes?” II -“Uma ilusão gemia em cada canto, / chorava em cada canto uma saudade.” III -“Amor é fogo que arde sem se ver”, têm-se, respectivamente: a) prosopopeia, apóstrofe, pleonasmo. b) metáfora, metonímia, oximoro. c) apóstrofe, prosopopeia, comparação. d) apóstrofe, prosopopeia, paradoxo. Comunhão (...) o pensamento é comunhão: bebei do vinho, que esse é o vinho do Homem que não morre; o pensamento é comunhão e se oferece para que o homem seja mais humano e viva mais humanamente: (...)Péricles Eugênio da Silva Ramos
11. Em “esse é o vinho do Homem que não morre”, a expressão grifada é exemplo de a) perífrase. b) hipérbole. c) eufemismo. d) paronomásia. Gabarito- D
- C
- B
- A
- D
- B
- B
- B
- B
- D
- A
PRINTS DA AULA - RAFAEL CUNHA




PRINTS DA AULA - EDUARDO VALLADARES

