Português é um dos temas mais importantes do Enem, sabia? Isso porque, além da parte de Língua Portuguesa em si, ainda há a redação, que impacta – e muito – no seu resultado final. No momento de estudar para o exame, é super importante entender os assuntos de Português que mais caem no Enem e voltar seu foco para eles!
O exame cobra, sim, bastante conteúdo teórico dos seus candidatos. Isso significa que as regras de crase, por exemplo, precisam estar na ponta da língua. Mas sem desespero, certo? Nada que um estudo com bom embasamento não resolva!
Nossos especialistas fizeram uma super busca dos temas que mais caem no Enem e podem te ajudar no processo de estudos. Que tal aproveitar esse conteúdo? Só vem!
Como estudar o Português para o Enem
Um dos grandes segredos para estudar Linguagens é ter muita atenção ao que você está lendo. Vamos te dizer o porquê: a prova de Português do Enem é enorme! Mas calma que dá pra fazer suave, ok?
Uma dica importante que a gente já lança é a de praticar a leitura focada no seu estudo para poder chegar na hora da prova com o olho afiado.
As principais dicas pra melhorar seu aprendizado de Português para o Enem são:
1. Foque em destrinchar o enunciado
As questões da prova de Português do Enem são bem grandes. Para que você não se perca no meio de tanto texto, é muito importante sublinhar os comandos do enunciado. Assim, fica mais fácil ir direto ao ponto quando você for analisar as alternativas.
2. Encontre o conteúdo da questão
Como já dissemos lá em cima, Português no Enem não é só interpretação de texto. Um comportamento muito comum da banca do exame é esconder o conteúdo teórico no meio do enunciado. É um tipo de pegadinha que só os candidatos atentos conseguem captar. Por isso, procure identificar o que o enunciado espera de você logo na primeira leitura.
3. Elimine as opções absurdas
Cada questão do Enem tem cinco alternativas de resposta. Sempre uma delas é “absurda”., ou seja, já de cara você sabe que aquela não é a resposta correta. Ao fazer uma questão, elimine essas alternativas.
O ideal é que o candidato fique em dúvida apenas entre dois itens. Estar ligado nesse detalhe é importante por conta da TRI. Dar bobeira e marcar uma alternativa nada a ver com a questão conta pontos na sua média geral do exame. Por isso, atenção redobrada!
4. Qual é a intenção do texto?
Ao ler uma questão, veja qual o propósito do enunciado. Aquele texto pretende vender um produto? A intenção é informar ou sensibilizar o leitor? Essas nuances são pistas para que o candidato reconheça que público-alvo o emissor da mensagem pretende alcançar. Quando você consegue descobrir o intuito, já é meio caminho andado para chegar à alternativa correta.
5. Prepare-se mês a mês
Não basta só saber como estudar a matéria; também é super importante ficar ligado ao que você precisa estudar até os dias de prova.
Um recurso que ajuda pra caramba é o aulão de revisão da Descomplica. Nele, nossos professores trazem as melhores dicas e mandam ver na preparação dias antes do exame. Vale muito a pena participar!
Assuntos de Português que mais caem no Enem
Agora que você já sabe como estudar para Português, é importante conhecer os temas recorrentes no exame. Isso não significa não estudar os demais, mas dar uma atenção especial a estes, tá bom?
1. Arte e Literatura
A arte pode ser composta pela linguagem não verbal (por meio de imagens, sons, gestos, etc.) ou, ainda, pela linguagem verbal, formada por palavras. A literatura também é um tipo de manifestação artística e sua “matéria prima” são as palavras, que podem compor prosas ou versos literários.
2. Vanguardas europeias
Este assunto é bastante cobrado também. Vale a pena estudar:
- Cubismo;
- Futurismo,
- Expressionismo;
- Dadaísmo;
- Surrealismo;
- Semana de Arte Moderna
3. Gêneros textuais
Os gêneros textuais são as classificações usadas para determinar os textos de acordo com suas características em relação a um contexto.
Narração – contar uma história incluindo tempo, espaço e personagens envolvidos.
Descrição – descrever uma pessoa, um objeto, um local, um acontecimento.
Dissertação – defender uma ideia e expor uma opinião através de argumentações.
Exposição – apresentar um conceito, uma ideia, ou informar sobre algo, sem expressar opinião.
Argumentação – defender uma tese baseada em fatos, argumentos válidos.
Injunção – ensinar ou instruir sobre algo, com o objetivo de levar a uma ação.
3. Tipos de discurso
Discurso direto;
Discurso indireto;
Discurso indireto livre.
4. Gêneros literários
Épico;
Narrativo;
Dramático;
Lírico;
Ensaístico
5. Variação linguística
A variação linguística é o modo pelo qual uma língua se diferencia dentro do seu próprio sistema. É importante conhecer o seguinte:
Variação diacrônica;
Variação diatópica;
Variação diastrática;
Variação diafásica.
6. Funções da linguagem
Existem dois tipos de linguagem: a verbal e a não verbal. Vale a pena conhecê-las bem.
Função emotiva;
Função apelativa;
Função metalinguística;
Função fática;
Função poética;
Função referencial.
Estes são os temas mais recorrentes no Enem quando o assunto é Português. Por isso, vale a pena dar mais atenção a eles, ok? Se quiser conhecer os detalhes de cada assunto, baixe nosso e-book com o resumo de Português para o Enem. Tem tudinho lá!
Preparamos uma programação para a reta final do Enem cheia de conteúdos, simulados e o nosso famoso aulão de revisão para te ajudar a ir bem na prova! Confira!
E se quiser se preparar para o Enem do ano que vem, venha conferir o nosso cursinho online.