Blog Descomplica

Por que é importante classificar os seres vivos?

Quer aprender a classificar os seres vivos? Esse resumo te ensina hierarquizações e classificação de organismos para você arrasar em Biologia no vestibular!
porDescomplica| 06/02/2015

Compartilhe

A taxonomia é responsável pela ordenação e classificação dos seres vivos, usando as relações de parentescos entre os organismos e suas histórias evolutivas. As numerosas formas de vida existentes precisam ser nomeadas e organizadas, de modo que os biólogos de todo o mundo tenham certeza de que conhecem o organismo exato que é seu objeto de estudo. Como este tema pode cair em uma prova de vestibular ou ENEM? O professor Rubens Oda responde nossa pergunta e te ajuda a entender o assunto, confira:

Por que é importante classificar os seres vivos?

O grupamento é feito usando diversos critérios, como a comparação entre o desenvolvimento embrionário, a fisiologia, o genoma de cada espécie, por exemplo, e os seres vivos são agrupados em táxons. A hierarquia estende-se, em sentido ascendente, a partir de milhões de espécies, cada uma constituída por organismos individuais estreitamente relacionados a até alguns poucos reinos, cada um reunindo um grande número de organismos, entre os quais muitas vezes só existe uma relação distante.

01

Classificação hierárquica.

Classificação dos Organismos:

Para garantir a precisão dos métodos de classificação, os biólogos têm estudado e comparado os seguintes critérios:

  • Anatomia
  • Desenvolvimento Embrionário
  • Fisiologia
  • Genética
  • Comportamento
  • Ecologia
  • Fósseis

01

Fóssil


Todos os ramos da Biologia contribuem para esses estudos, porém as especialidades mais diretamente relacionadas com a classificação são a Taxonomia e a Sistemática. Embora as duas disciplinas se superponham, a Taxonomia está mais centrada na nomenclatura , ou seja, denominação e no estabelecimento dos sistemas hierarquizados. Já a Sistemática estuda as relações evolutivas ainda não estabelecidas
Os biólogos classificam os organismos individuais no nível básico de espécie. Uma espécie é formada por organismos que compartilham muitas características importantes. Além disso, nos organismos com reprodução sexuada, as espécies são formadas por populações que não podem ter descendentes férteis com membros de nenhuma outra espécie.
01

Elefante africano da espécie Loxodonta africana


Por que é importante classificar os seres vivos? As espécies que estão claramente relacionadas por compartilhar características importantes são agrupadas em um gênero e cada uma recebe dois nomes (nomenclatura binomial), como a espécie de elefante africano Loxodonta africana. A primeira palavra corresponde ao nome do gênero e a segunda é um adjetivo, geralmente descritivo ou geográfico, ou, ainda, relativo ao nome de uma pessoa. Essa forma de denominação foi estabelecida pelo naturalista sueco Lineu, fundador da Taxonomia moderna. Ele utilizou nomes em latim porque era nessa língua que os eruditos de seu tempo se comunicavam. Lineu atribuiu aos seres humanos o gênero Homo (homem) e à espécie humana deu o nome Homo sapiens (homem sábio).
01

Livro de sistemática do naturalista Lineu


Em qualquer nível, um táxon indica uma base evolutiva comum, ou seja, todos os seus membros se desenvolveram a partir de um ancestral comum.
Para construir a classificação hierárquica, agrupam-se um ou mais gêneros em famílias. No caso deste elefante, a sua família é Elephantidae. As famílias estão agrupadas em ordens, que neste caso é Proboscidea. As ordens são agrupadas em classes (Mammalia), as classes em filos (Chordata) e os filos em reinos (Animalia).
Atualmente, dentro da divisão principal dos seres vivos, são reconhecidos cinco reinos, denominados Monera, Protoctista, Fungi, Animalia e Plantae.
01

Legenda: Divisão hierárquica que inclui os cinco reinos


Os grupos de organismos incluídos nessas categorias, em qualquer nível de hierarquia, recebem o nome de táxon, e cada táxon recebe uma definição que abrange as características mais importantes compartilhadas por todos os seus membros. Para permitir uma subdivisão maior, podem-se acrescentar os prefixos sub/infra- e super- a qualquer categoria. Também existem as divisões que agrupam os reinos, chamados domínios, ou super-reinos que podem ser  Eubacteria,  Archaebacteria e  Eukaria.
01

Classificação hierárquica que possui os domínios


No caso do elefante africano, seu domínio é Eukarya, seu subfilo é Vertebrata, e sua infraclasse é Placentalia. Além disso, em classificações complexas, pode-se utilizar categorias intermediárias especiais, como ramo (entre reino e filo), corte (entre classe e ordem) e tribo (entre família e gênero). Vamos resolver exercícios de vestibular sobre esses assuntos para testar seus conhecimentos?
 

Exercícios:

1) Ordene as categorias de classificação biológica de modo descendente e assinale a alternativa correta:
a) Reino, Classe, Filo, Ordem, Família, Gênero, Espécie.
b) Reino, Classe, Filo, Ordem, Gênero, Família, Espécie.
c) Reino, Filo, Classe, Ordem, Família, Gênero, Espécie.
d) Reino, Filo, Ordem, Classe, Família, Gênero, Espécie.
e) Reino, Filo, Classe, Ordem, Família, Espécie, Gênero.
 
2) (FGV) Em um determinado restaurante, três eram os pratos mais pedidos:
Prato 1: Torta de espinafre com cebolas e cogumelos.
Prato 2: Filé de peixe ao molho de camarão.
Prato 3: Rocambole misto de carne bovina e suína, com recheio de linguiça de frango.
Em relação à classificação dos organismos citados na descrição de cada prato, pode-se dizer que:
a) três diferentes organismos, cada um deles de um diferente prato, pertencem a um mesmo reino;
b) em cada um dos pratos, os organismos são de diferentes espécies, gêneros e famílias, contudo pertencem à mesma ordem ou à mesma classe;
c) no prato 3, os organismos pertencem ao mesmo filo e classe, mas não à mesma ordem;
d) no prato 2, ambos os organismos pertencem ao mesmo filo;
e) o prato 1 apresenta organismos de um maior número de reinos.
Veja como resolver essa questão passo-a-passo!
 
3) (FGV) Na gincana da escola, uma das provas exigia conhecimento sobre os diferentes grupos taxionômicos. Sairia vencedor o aluno que, ao citar três animais, incluísse a maior variedade de táxons (diferentes espécies, gêneros, famílias etc.).
Vítor citou: ostra, estrela-do-mar e tubarão.
Pedro citou: minhoca, lagartixa e citou a si mesmo.
Ana Paula citou: elefante, pulga e bactéria.
Um dos alunos foi desclassificado, pois citou um organismo que não se incluía na regra do jogo. O aluno vencedor e o aluno desclassificado foram, respectivamente:
a) Ana Paula e Pedro.
b) Pedro e Ana Paula.
c) Vítor e Ana Paula.
d) Vítor e Pedro.
e) Pedro e Vítor
 
4) (FATEC) O critério utilizado para agrupar os camarões, moluscos e equinodermos é:
a) Todos são marinhos.
b) Todos possuem antenas.
c) Todos são invertebrados.
d) Todos possuem exoesqueleto.
e) Todos possuem canal inalante e canal exalante.
 
5) (ENEM 2011)

Os Bichinhos e O Homem
Arca de Noé
Toquinho & Vinicius de Moraes
Nossa irmã, a mosca
É feia e tosca
Enquanto que o mosquito
É mais bonito
Nosso irmão besouro
Que é feito de couro
Mal sabe voar
Nossa irmã, a barata
Bichinha mais chata
É prima da borboleta
Que é uma careta
Nosso irmão, o grilo
Que vive dando estrilo
Só pra chatear

MORAES, V. A arca de Noé: poemas infantis. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 1991.

 
O poema acima sugere a existência de relações de afinidade entre os animais citados e nós,seres humanos. Respeitando a liberdade poética dos autores, a unidade taxonômica que expressa a afinidade existente entre nós e estes animais é
a) o filo.
b) o reino.
c) a classe.
d) a família.
e) a espécie.
Veja como resolver essa questão passo-a-passo!
 

Gabarito:

1. C
2. E
3. C
4. C
5. B

A maior sala de aula direto da sua casa! Junte-se aos 230 mil alunos que descobriram como melhorar os resultados estudando online!
? Clique aqui e saiba como!

Comentários

Joacy mangueira de Sousa
Joacy mangueira de Sousa
07/07/2020 às 13:49

Excelente resumo

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro
Descomplica
Descomplica
03/09/2020 às 16:11

??


Joacy mangueira de Sousa
Joacy mangueira de Sousa
07/07/2020 às 13:49

Excelente resumo

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro
Descomplica
Descomplica
03/09/2020 às 16:11

??


vinicius
vinicius
09/02/2015 às 14:35

não consegui entender direito a questão 3, alguém poderia me ajudar??

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro
Malu
Malu
10/02/2015 às 12:01

Vinicius, achei essa explicação pra questão 3: "O aluno vencedor, Vítor, citou filos diferentes (molusco, equinodermos e cordado), enquanto a aluna desclassificada, Ana Paula, citou a bactéria, pertencente ao Reino Monera e não Animalia, como a professora havia perguntado."


vinicius
vinicius
09/02/2015 às 14:35

não consegui entender direito a questão 3, alguém poderia me ajudar??

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro
Malu
Malu
10/02/2015 às 12:01

Vinicius, achei essa explicação pra questão 3: "O aluno vencedor, Vítor, citou filos diferentes (molusco, equinodermos e cordado), enquanto a aluna desclassificada, Ana Paula, citou a bactéria, pertencente ao Reino Monera e não Animalia, como a professora havia perguntado."


Amablly Renata
Amablly Renata
07/02/2015 às 14:10

Ameeeeei!

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro
Malu
Malu
10/02/2015 às 12:01

Vinicius, achei essa explicação pra questão 3: "O aluno vencedor, Vítor, citou filos diferentes (molusco, equinodermos e cordado), enquanto a aluna desclassificada, Ana Paula, citou a bactéria, pertencente ao Reino Monera e não Animalia, como a professora havia perguntado."


Amablly Renata
Amablly Renata
07/02/2015 às 14:10

Ameeeeei!

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro
Malu
Malu
10/02/2015 às 12:01

Vinicius, achei essa explicação pra questão 3: "O aluno vencedor, Vítor, citou filos diferentes (molusco, equinodermos e cordado), enquanto a aluna desclassificada, Ana Paula, citou a bactéria, pertencente ao Reino Monera e não Animalia, como a professora havia perguntado."


Fernanda
Fernanda
06/02/2015 às 19:42

Show!!!!! É disso que eu estou falando :) Parabéns e excelente resumo

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro
Malu
Malu
10/02/2015 às 12:01

Vinicius, achei essa explicação pra questão 3: "O aluno vencedor, Vítor, citou filos diferentes (molusco, equinodermos e cordado), enquanto a aluna desclassificada, Ana Paula, citou a bactéria, pertencente ao Reino Monera e não Animalia, como a professora havia perguntado."


Fernanda
Fernanda
06/02/2015 às 19:42

Show!!!!! É disso que eu estou falando :) Parabéns e excelente resumo

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro
Malu
Malu
10/02/2015 às 12:01

Vinicius, achei essa explicação pra questão 3: "O aluno vencedor, Vítor, citou filos diferentes (molusco, equinodermos e cordado), enquanto a aluna desclassificada, Ana Paula, citou a bactéria, pertencente ao Reino Monera e não Animalia, como a professora havia perguntado."


ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro
Quer receber novidades em primeira mão?
Prontinho! Você receberá novidades na sua caixa de entrada.

Veja também

Separamos alguns conteúdos pra você

logo descomplica