Blog Descomplica

Oriente Médio: Guerra dos Seis Dias (1967)

Atualizado em

Compartilhe

Fala, galera do Desconversa! Continuando nosso papo sobre Oriente Médio.

A Guerra dos Seis Dias (1967) foi um conflito armado que opôs Israel a uma frente de países árabes. Israel adotou uma estratégia ofensiva para se libertar dos ataques da Liga Árabe promovendo um ataque mútuo a diversos territórios da Liga.

O plano traçado começou a ser posto quando caças israelenses atacaram nove aeroportos militares, aniquilando a força aérea egípcia antes que esta saísse do chão e causando danos às pistas de aterragem, inclusive com bombas de efeito retardado para dificultar as reparações. Ao mesmo tempo, forças blindadas de Israel investiam contra a Faixa de Gaza, o sul da Síria, as Colinas de Golã e o norte do Sinai. Além da parte oriental de Jerusalém que ficou unificada após esse ataque.

Em Novembro de 1967, as Nações Unidas aprovaram a Resolução 242, que determina a retirada de Israel dos territórios ocupados e a resolução do problema dos refugiados. Israel não cumpriu a resolução, alegando que só negocia a desocupação dos territórios se os estados árabes reconhecerem o estado de Israel.

Abraços e Até Breve!

Comentários

Vanessa correa silva
Vanessa correa silva
25/09/2012 às 09:21

adorei essa pagina é muito legal.

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro

Hora do Treino de História - Ciências Humanas e suas Tecnologias

Últimos posts

Quer receber novidades em primeira mão?
Prontinho! Você receberá novidades na sua caixa de entrada.

Veja também

Separamos alguns conteúdos pra você