Fala, galera do Desconversa! Continuando nosso papo sobre Oriente Médio.
A Guerra dos Seis Dias (1967) foi um conflito armado que opôs Israel a uma frente de países árabes. Israel adotou uma estratégia ofensiva para se libertar dos ataques da Liga Árabe promovendo um ataque mútuo a diversos territórios da Liga.
O plano traçado começou a ser posto quando caças israelenses atacaram nove aeroportos militares, aniquilando a força aérea egípcia antes que esta saísse do chão e causando danos às pistas de aterragem, inclusive com bombas de efeito retardado para dificultar as reparações. Ao mesmo tempo, forças blindadas de Israel investiam contra a Faixa de Gaza, o sul da Síria, as Colinas de Golã e o norte do Sinai. Além da parte oriental de Jerusalém que ficou unificada após esse ataque.
Em Novembro de 1967, as Nações Unidas aprovaram a Resolução 242, que determina a retirada de Israel dos territórios ocupados e a resolução do problema dos refugiados. Israel não cumpriu a resolução, alegando que só negocia a desocupação dos territórios se os estados árabes reconhecerem o estado de Israel.
Abraços e Até Breve!