Introdução
Toda prova de geografia que se preze possui ao menos uma questão de geografia da população, ou seja: a parte da geografia destinada a estudar a espacialidade da distribuição da população na Terra e em outras escalas. Todas as matérias de migrações, distribuição, povoamento, etc. entram na geografia da população. Uma das ferramentas principais dessa geografia, que nos auxilia e muito no entendimento da sociedade, é a pirâmide etária. O quê? Você não sabe o que é? Dê uma checada nesse resumo para aprender tudo sobre a pirâmide etária!
Isso é uma pirâmide no Egito, não uma pirâmide etária!
O que são Pirâmides Etárias?
As pirâmides etárias, ou pirâmides demográficas, são uma forma gráfica de classificarmos e exibirmos informação sobre a população, por sua idade e seu sexo. São muito utilizadas depois de um censo populacional, por exemplo. São constituídas por dois conjuntos de barras que representam o sexo e a idade de um determinado grupo populacional.
Pirâmide da população brasileira em 2005
Nesse tipo de gráfico, cada uma das metades representa um sexo; a base representa o grupo jovem (até 14 anos); a área intermediária ou corpo representa o grupo adulto (entre 15 e 69 anos) e é uma parte importante da pirâmide: é a população economicamente ativa (PEA), a que trabalha; e o topo ou ápice representa a população idosa (acima de 70 anos). Assim, podemos dizer, somente ao olhar uma pirâmide, a estrutura da população: se uma pirâmide for realmente uma pirâmide (topo fino e base grande), sabemos que a população é mais jovem etc.
Pirâmide jovem, base larga e topo finoPirâmide “adulta”, mostra um processo inicial de envelhecimento da populaçãoPirâmide já envelhecida: topo mais grosso que a base, esta bem fina.
As pirâmides etárias são usadas não só para monitorar a estrutura de sexo e idade, mas também para visualizar a média do tempo de vida, a taxa de mortalidade e a regularidade, ou não, da população ao longo do tempo. Ou seja: podemos entender processos populacionais através da análise das pirâmides de uma sociedade. Saberemos se ela está envelhecendo (base menor, meio e topo mais grossos), se ela está se rejuvenescendo (base larga) etc. Quanto mais alta a pirâmide, maior a expectativa de vida e, consequentemente, melhor as condições de vida daquela população.
Questões:
1. (Enem 2012)
A interpretação e a correlação das figuras sobre a dinâmica demográfica brasileira demonstram um(a)
a) menor proporção de fecundidade na área urbana.
b) menor proporção de homens na área rural.
c) aumento da proporção de fecundidade na área rural.
d) queda da longevidade na área rural.
e) queda do número de idosos na área urbana.
2. (UERJ – 2010)
Nas duas últimas décadas, o governo federal vem propondo ações no sentido de oferecer uma resposta às transformações na composição etária da população brasileira.
Essas ações têm seguido uma tendência que se manifesta mais diretamente na seguinte iniciativa:
a) revisão das bases da legislação sindical
b) alteração das regras da previdência social
c) expansão das verbas para o ensino fundamental
d) ampliação dos programas de prevenção sanitária
3. (UERJ 2011) A análise das pirâmides etárias possibilita perceber algumas tendências da dinâmica demográfica de uma sociedade.
Observe a estrutura etária da população dos estados brasileiros em 2000:
A macrorregião brasileira que deverá demorar mais para concluir seu processo de transição demográfica é a:
(A) Centro-Oeste
(B) Nordeste
(C) Sudeste
(D) Norte
GABARITO:
1. A
2. B
3. D