Além de bons professores, uma instituição de ensino precisa de outros profissionais para zelar pela boa formação de seus alunos. É isso que faz um orientador educacional ser tão valorizado.
Afinal, ele é responsável pelo acompanhamento pedagógico dos estudantes, ou seja, trata do cuidado do processo de aprendizagem. O orientador educacional exerce um papel essencial tanto pros alunos quanto para os professores.
Quer saber por que este profissional é tão importante em uma escola? Então, continue a leitura. Você vai ver que, além de tudo, esta pode ser uma ótima oportunidade de carreira!
O que faz um orientador educacional?
Dá para dizer que o orientador educacional é um profissional que atua na retaguarda em uma escola. Também chamado de orientador pedagógico, ele dá suporte aos educadores, alunos e à comunidade escolar de várias formas. Veja algumas abaixo.
Acompanha os estudantes
O orientador educacional é responsável pelo acompanhamento pedagógico dos estudantes. Quando um aluno apresenta uma dificuldade que interfere no seu crescimento, por exemplo, o orientador educacional atua de forma individualizada.
É seu papel também ajudar o professor no diagnóstico dessas dificuldades dos alunos e atuar na busca pelas metodologias e estratégias mais eficazes pra reverter esses problemas.
Auxilia o professor
Mas não é só nessas situações que o orientador educacional ajuda os professores. Ele também é responsável pelo contato da escola com as famílias dos estudantes e por garantir a aplicação da proposta pedagógica da escola.
Contribui para a formulação do projeto pedagógico
Neste item, o profissional tem um papel especialmente importante. Ou seja, ele é um dos profissionais que mais circulam entre os diferentes públicos da escola, como alunos, professores e familiares.
Este contato garante conhecimento pra sugerir melhorias que garantam tanto a qualidade do ensino quanto o bem-estar dos alunos.
Atua como mediador
Na escola, você sabe, também acontecem conflitos. As diferenças podem ocorrer entre alunos, professores, pais e a direção da escola. Logo, cabe ao orientador educacional fazer a mediação entre as, digamos, diferenças entre eles.
Sempre que algum conflito ameaça o processo de aprendizagem e o funcionamento da escola, o orientador precisa intervir.
O que é necessário para se tornar um orientador educacional?
A afinidade com o ambiente educacional é o mais importante pré-requisito pra atuar nesse segmento. As áreas de estudo mais frequentes entre esses profissionais são a pedagogia, a psicologia e a educação.
Independentemente da sua área de formação, o orientador educacional precisa de algumas habilidades específicas. Além de boa capacidade de liderança, deve ter desenvoltura na comunicação e diálogo.
Também precisa ser um profundo conhecedor do plano pedagógico da escola. Só assim poderá pensar em estratégias pra aplicá-lo da forma mais eficiente.
Quanto ganha um profissional dessa área?
De acordo com o site Vagas.com, o salário médio desse profissional no Brasil é de R$ 2.804,35. Mas a remuneração pode chegar a R$ 6.491,94, dependendo da experiência do profissional.
Agora que você já sabe o que faz um orientador educacional, deve estar se perguntando quem pode exercer essa função, não é mesmo? Bom, este cargo pode ser ocupado por professores, pedagogos, coordenadores de escolas ou qualquer pessoa com afinidade na área educacional.
Pensando em se especializar? Confira as opções de pós-graduação em Educação, que a Descomplica oferece.