ENEM 1998: Viver e aprender ENEM 1999: Cidadania e participação social ENEM 2000: Direitos da criança e do adolescente: como enfrentar esse desafio nacional ENEM 2001: Desenvolvimento e preservação ambiental: como conciliar interesses em conflito? ENEM 2002: O direito de votar ENEM 2003: Violência na sociedade brasileira ENEM 2004: Como garantir a liberdade de informação e evitar abusos nos meios de comunicação? ENEM 2005: O trabalho infantil na realidade brasileira ENEM 2006: O poder de transformação da leitura ENEM 2007: O desafio de conviver com a diferença ENEM 2008: A máquina de chuva da amazônia ENEM 2009 (prova reaplicada): “Qual o efeito em nós do ‘Eles são todos corruptos’?” e “Valorização do Idoso” ENEM 2010 (prova reaplicada): “Ajuda humanitária” e “O trabalho na construção da dignidade humana” ENEM 2011: Viver em rede no século XXI ENEM 2012: O movimento imigratório para o Brasil no século XXI ENEM 2013: Os efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil ENEM 2014: Publicidade Infantil em Questão no BrasilNão sei se você percebeu: até agora, o ENEM não cobrou nada diretamente relacionado à ideia de ciência e tecnologia. Tudo bem que há temas focando a parte da comunicação, mas nada muito direto na questão científica. Isso reforça a importância desse eixo, né? [caption id="attachment_62620" align="aligncenter" width="620"]
Você ainda não começou a escrever sobre isso? Já te deixaram pra trás? Corre![/caption]
Como esse eixo poderia ser cobrado no ENEM?
Se estamos falando da prova do Enem, há uma exigência que você não pode deixar de lado: é preciso propor intervenções que possam ajudar na resolução de um problema. Se você sabe disso, fica fácil descobrir o que pode ser cobrado: as temáticas relacionadas a todo o eixo de ciência e tecnologia precisam, de certa forma, atingir a sociedade, mostrar resultados, efeitos - positivos e/ou negativos. Se você olhar de novo pros temas que apresentamos anteriormente, vai perceber que todos eles têm relação com o meio social. Todos eles afetam o meio social e o seu papel é identificar como isso acontece. Já que o ENEM ainda não cobrou esse assunto nas suas provas, selecionei dois vestibulares importantes (UERJ e UNESP) para exemplificar propostas interessantes dentro desse meio de ciência e tecnologia. Veja:
Tema 1 (UERJ 2014): http://www.vestibular.uerj.br/portal_vestibular_uerj/arquivos/arquivos2014/provas_e_gabaritos/ed/prova/2014_ED_LPI.pdf Elabore um texto dissertativo-argumentativo, em prosa, com no mínimo 20 e no máximo 30 linhas, no qual discuta a necessidade de que a sociedade conheça e debata as motivações, interesses e usos das pesquisas científicas.
No ano de 2013 (vestibular de 2014), a UERJ cobrou a discussão sobre as pesquisas científicas. Você consegue imaginar de que maneira essa análise pode atingir a população? Dê uma lida nos textos. É muito fácil perceber que uma pesquisa produtiva sobre as motivações, interesses e usos das pesquisas científicas pode ajudar - ou, na visão de alguns, atrapalhar - a sociedade. Ainda assim, é evidente que toda essa discussão encontra muitos obstáculos. Essa é a "brecha" para a ação das propostas de intervenção: se esse tema fosse cobrado no ENEM, você poderia mostrar a necessidade de inserção da população nessa discussão e estratégias que poderiam tornar o debate mais claro, mais direto. Pronto! Já temos uma ideia bem estruturada para o ENEM. E não se esqueça de que o ENEM não costuma ser muito criativo na elaboração das propostas temáticas... :P
Tema 2 (UNESP 2009):Nos textos da Prova de Língua Portuguesa, focaliza-se, de maneira direta, o interesse pela vida alheia. De modo semelhante, nos dois textos de apoio, transcritos nesta parte, o conteúdo aponta para o gosto por invadir a privacidade. Levando em consideração as ideias expressas nesses textos e sua própria experiência, escreva uma redação, no gênero dissertativo, sobre o seguinte tema: A tecnologia e a invasão da privacidade.
Você já leu 1984, de George Orwell? O livro tem TUDO a ver com o tema![/caption]
Mais uma vez, encontramos uma proposta temática que tem muita intimidade com o que pode ser cobrado no ENEM: invasão de privacidade é um tema bem quente pro Exame, não é mesmo? Espionagem norte-americana, crescimento do Facebook, do Twitter, filmes de sucesso - como Show de Truman - e muitas outras ideias podem ser exploradas aqui, na argumentação ou na contextualização. O tema também atinge a sociedade - dessa vez de forma bem mais direta. A ideia de invasão de privacidade é muito presente nos dias de hoje, e sua discussão é muito relevante. E esse tema caiu no vestibular de 2009, ou seja, não é difícil pro ENEM resgatá-lo.
Não, nós não estamos brincando. Faz parte do estudo de Redação pro vestibular pegar temas anteriores de outras provas e treiná-los, lê-los, problematizá-los. O ENEM não é original. Acredite. Você já deve ter visto alguma questão da prova de Linguagens que lembrou outro vestibular, né? Por que não um tema de redação? :) Para não deixarmos de discuti-lo, deixo aqui um desafio: se um desses temas caísse no ENEM de 2015, o que você diria? Que problemas você apontaria? Que soluções você daria? Não queremos redações prontas, ok? Queremos ideias soltas. Como num "brainstorm"! Deixe o seu comentário! Vamos discutir possíveis temas e arrebentar na prova do vestibular! :D Estamos esperando!
Antes disso, não esqueça de resolver as questões, ok? Elas também são importantíssimas nesse processo de discussão de temas!
Bom texto e bom 1000!
Exercícios
1. Analise as sentenças abaixo sobre a relação entre ciência e tecnologia e, em seguida, assinale a alternativa correta:
I - A ciência e a tecnologia, por serem culturas e produtos humanos, apresentam dimensões de ordem filosófica, política, econômica e social que, necessariamente, as enquadram em contextos sócio-históricos, com os quais interagem e se desenvolvem;
II - As nações investem em ciência objetivando a expansão do conhecimento humano, o aprimoramento do seu corpo de técnicos e cientistas a longo prazo, para uma possível exploração de novos princípios e materiais;
III - Os investimentos em tecnologia visam aperfeiçoar o parque industrial e melhorar a qualidade dos produtos, tendo em vista a competição e tradicionalmente, o prestígio político e econômico.
a) Nenhuma das sentenças está correta
b) Somente as sentenças II e III estão corretas
c) Somente a sentença I está correta
d) Todas as sentenças estão corretas
e) Somente as sentenças I e II estão corretas
2. Qual lei, aprovada em 2004, estimula a criação de ambientes especializados e cooperativos de inovação no Brasil?
Gabarito
1. D
2. A Lei de Inovação Tecnológica (Lei nº 10.973, de 2 de dezembro de 2004), que estabelece medidas de estímulo à inovação e à pesquisa científica e tecnológica no ambiente produtivo, com vistas à capacitação e ao alcance da autonomia tecnológica e ao desenvolvimento industrial do país. Além disso, ela incentiva a colaboração entre universidades, instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs), pesquisadores e empresas brasileiras no desenvolvimento de projetos tecnológicos, objetivando o aprimoramento de produtos competitivos no mercado exterior.
