Depois de ter aprendido toda a estrutura dissertativa argumentativa – introdução, desenvolvimento e conclusão -, é normal que você pergunte se o curso de Redação acabou. Fique tranquilo, pois não substituiremos as aulas ao vivo de Redação por mais tempos de Matemática. A partir de agora, a nossa ideia é dar conteúdo, informação para que você, aluno, possa construir seus textos. Essas aulas são famosas aqui no Descomplica: são os Eixos Temáticos. O primeiro eixo é o de Ciência e Tecnologia e, claro, o nosso papel é te mostrar como isso pode ser cobrado no vestibular e, de fato, que diferença faz saber tudo o que os professores dirão em aula. Vamos juntos?
Qual a relevância desse assunto nos vestibulares atuais?
Você já deve ter ouvido falar sobre as principais temáticas trabalhadas pela prova de Redação do ENEM. Nela, a proposta da dissertação pode ser de ordem cultural, social, científica ou política. Pronto, já provamos a relevância! 😀 Se o eixo científico, que discute os acontecimentos, conceitos e teorias científicas, faz parte da cobrança do vestibular, você, aluno do Descomplica, que tem uma aula inteira sobre Ciência e Tecnologia, já sai ganhando!
A relevância, porém, é maior do que parece. Observe as propostas do ENEM cobradas até agora:
ENEM 1998: Viver e aprender
ENEM 1999: Cidadania e participação social
ENEM 2000: Direitos da criança e do adolescente: como enfrentar esse desafio nacional
ENEM 2001: Desenvolvimento e preservação ambiental: como conciliar interesses em conflito?
ENEM 2002: O direito de votar
ENEM 2003: Violência na sociedade brasileira
ENEM 2004: Como garantir a liberdade de informação e evitar abusos nos meios de comunicação?
ENEM 2005: O trabalho infantil na realidade brasileira
ENEM 2006: O poder de transformação da leitura
ENEM 2007: O desafio de conviver com a diferença
ENEM 2008: A máquina de chuva da amazônia
ENEM 2009 (prova reaplicada): “Qual o efeito em nós do ‘Eles são todos corruptos’?” e “Valorização do Idoso”
ENEM 2010 (prova reaplicada): “Ajuda humanitária” e “O trabalho na construção da dignidade humana”
ENEM 2011: Viver em rede no século XXI
ENEM 2012: O movimento imigratório para o Brasil no século XXI
ENEM 2013: Os efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil
ENEM 2014: Publicidade Infantil em Questão no Brasil
Não sei se você percebeu: até agora, o ENEM não cobrou nada diretamente relacionado à ideia de ciência e tecnologia. Tudo bem que há temas focando a parte da comunicação, mas nada muito direto na questão científica. Isso reforça a importância desse eixo, né?
Como esse eixo poderia ser cobrado no ENEM?
Se estamos falando da prova do Enem, há uma exigência que você não pode deixar de lado: é preciso propor intervenções que possam ajudar na resolução de um problema. Se você sabe disso, fica fácil descobrir o que pode ser cobrado: as temáticas relacionadas a todo o eixo de ciência e tecnologia precisam, de certa forma, atingir a sociedade, mostrar resultados, efeitos – positivos e/ou negativos. Se você olhar de novo pros temas que apresentamos anteriormente, vai perceber que todos eles têm relação com o meio social. Todos eles afetam o meio social e o seu papel é identificar como isso acontece. Já que o ENEM ainda não cobrou esse assunto nas suas provas, selecionei dois vestibulares importantes (UERJ e UNESP) para exemplificar propostas interessantes dentro desse meio de ciência e tecnologia. Veja:
Tema 1 (UERJ 2014): http://www.vestibular.uerj.br/portal_vestibular_uerj/arquivos/arquivos2014/provas_e_gabaritos/ed/prova/2014_ED_LPI.pdf
Elabore um texto dissertativo-argumentativo, em prosa, com no mínimo 20 e no máximo 30 linhas, no qual discuta a necessidade de que a sociedade conheça e debata as motivações, interesses e usos das pesquisas científicas.
No ano de 2013 (vestibular de 2014), a UERJ cobrou a discussão sobre as pesquisas científicas. Você consegue imaginar de que maneira essa análise pode atingir a população? Dê uma lida nos textos. É muito fácil perceber que uma pesquisa produtiva sobre as motivações, interesses e usos das pesquisas científicas pode ajudar – ou, na visão de alguns, atrapalhar – a sociedade. Ainda assim, é evidente que toda essa discussão encontra muitos obstáculos. Essa é a “brecha” para a ação das propostas de intervenção: se esse tema fosse cobrado no ENEM, você poderia mostrar a necessidade de inserção da população nessa discussão e estratégias que poderiam tornar o debate mais claro, mais direto. Pronto! Já temos uma ideia bem estruturada para o ENEM. E não se esqueça de que o ENEM não costuma ser muito criativo na elaboração das propostas temáticas… 😛
Tema 2 (UNESP 2009):
Nos textos da Prova de Língua Portuguesa, focaliza-se, de maneira direta, o interesse pela vida alheia. De modo semelhante, nos dois textos de apoio, transcritos nesta parte, o conteúdo aponta para o gosto por invadir a privacidade. Levando em consideração as ideias expressas nesses textos e sua própria experiência, escreva uma redação, no gênero dissertativo, sobre o seguinte tema: A tecnologia e a invasão da privacidade.
Mais uma vez, encontramos uma proposta temática que tem muita intimidade com o que pode ser cobrado no ENEM: invasão de privacidade é um tema bem quente pro Exame, não é mesmo? Espionagem norte-americana, crescimento do Facebook, do Twitter, filmes de sucesso – como Show de Truman – e muitas outras ideias podem ser exploradas aqui, na argumentação ou na contextualização. O tema também atinge a sociedade – dessa vez de forma bem mais direta. A ideia de invasão de privacidade é muito presente nos dias de hoje, e sua discussão é muito relevante. E esse tema caiu no vestibular de 2009, ou seja, não é difícil pro ENEM resgatá-lo.
Não, nós não estamos brincando. Faz parte do estudo de Redação pro vestibular pegar temas anteriores de outras provas e treiná-los, lê-los, problematizá-los. O ENEM não é original. Acredite. Você já deve ter visto alguma questão da prova de Linguagens que lembrou outro vestibular, né? Por que não um tema de redação? 🙂 Para não deixarmos de discuti-lo, deixo aqui um desafio: se um desses temas caísse no ENEM de 2015, o que você diria? Que problemas você apontaria? Que soluções você daria? Não queremos redações prontas, ok? Queremos ideias soltas. Como num “brainstorm”! Deixe o seu comentário! Vamos discutir possíveis temas e arrebentar na prova do vestibular! 😀 Estamos esperando!
Antes disso, não esqueça de resolver as questões, ok? Elas também são importantíssimas nesse processo de discussão de temas!
Bom texto e bom 1000!
Exercícios
1. Analise as sentenças abaixo sobre a relação entre ciência e tecnologia e, em seguida, assinale a alternativa correta:
I – A ciência e a tecnologia, por serem culturas e produtos humanos, apresentam dimensões de ordem filosófica, política, econômica e social que, necessariamente, as enquadram em contextos sócio-históricos, com os quais interagem e se desenvolvem;
II – As nações investem em ciência objetivando a expansão do conhecimento humano, o aprimoramento do seu corpo de técnicos e cientistas a longo prazo, para uma possível exploração de novos princípios e materiais;
III – Os investimentos em tecnologia visam aperfeiçoar o parque industrial e melhorar a qualidade dos produtos, tendo em vista a competição e tradicionalmente, o prestígio político e econômico.
a) Nenhuma das sentenças está correta
b) Somente as sentenças II e III estão corretas
c) Somente a sentença I está correta
d) Todas as sentenças estão corretas
e) Somente as sentenças I e II estão corretas
2. Qual lei, aprovada em 2004, estimula a criação de ambientes especializados e cooperativos de inovação no Brasil?
Gabarito
1. D
2. A Lei de Inovação Tecnológica (Lei nº 10.973, de 2 de dezembro de 2004), que estabelece medidas de estímulo à inovação e à pesquisa científica e tecnológica no ambiente produtivo, com vistas à capacitação e ao alcance da autonomia tecnológica e ao desenvolvimento industrial do país. Além disso, ela incentiva a colaboração entre universidades, instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs), pesquisadores e empresas brasileiras no desenvolvimento de projetos tecnológicos, objetivando o aprimoramento de produtos competitivos no mercado exterior.