Blog Descomplica

O que é um sujeito indeterminado?

Sabe quando a frase tem uma estrutura que dificulta a identificação do sujeito? Quando isso acontece, é preciso saber o que é um sujeito indeterminado e como achá-lo.

Atualizado em

Compartilhe

Você certamente já se deparou com uma frase que não tem sujeito, né? Dá pra perceber que alguém fez uma ação, mas não sabemos exatamente quem. Quando isso acontece, falamos de sujeito indeterminado, mas como reconhecer esse elemento dentro de uma frase no Enem?

Quando a frase não possui uma estrutura sintática em que seja possível identificar o sujeito, fica impossível determinar, com precisão, o sujeito da oração. Esta é uma situação típica de sujeito indeterminado, mas, muitas vezes, podem acontecer pegadinhas, especialmente no Enem. Saber o que é um sujeito indeterminado e como identificá-lo é, portanto, muito importante!

Olha só esses exemplos:

Estão chamando a mamãe na portaria.

Falaram muito de você na escola.

Falou-se muito de você no treino de ontem.

Qual é o sujeito dessas frases, hein? 

Impossível de determinar, pois, com o verbo na terceira pessoa do plural – sem qualquer contexto – não sabemos se foram “eles” ou se foram “elas” que “estão chamando” ou que “falaram muito de você”.

Essas orações têm um sujeito indeterminado – geralmente caracterizado pelo verbo na terceira pessoa do singular, acompanhado da palavra “se”. 

Vem entender melhor como identificar um sujeito indeterminado e ver alguns exemplos com a gente!

O que é um sujeito indeterminado

Segundo a língua portuguesa, o sujeito pode ser determinado de duas maneiras:

– Empregando o verbo na 3ª pessoa singular ou plural, sem referência a pessoas determinadas:

Exemplo: estão chamando.

– Empregando o pronome “se” ao lado do verbo, de modo que a oração passe a equivaler a outra que tem por sujeito alguém, a gente:

Exemplo: vive-se bem nas áreas de preservação. (A gente vive bem nas áreas de preservação)

Neste caso, o “se” é o índice de indeterminação do sujeito.

Cuidado! Vale prestar uma atenção extra à diferença entre “se” como índice de indeterminação do sujeito ou agente passivo.

Olha só:

Consertam-se bicicletas.

Deu-se o prêmio ao vencedor.

Nesses casos, não temos um sujeito indeterminado, mas, sim, orações com sujeito determinado paciente. Isso porque todas as frases estão na voz passiva sintética. Se formos transformá-las em voz passiva analítica, fica assim:

Bicicletas são consertadas.

O prêmio foi dado ao vencedor.

Viu como tem sujeito? Prestenção nisso, hein!

A voz passiva analítica ou voz passiva sintética só ocorrem com verbo transitivo direto (consertar, admitir, por exemplo) ou verbo transitivo direto e indireto (dar). 

Se você consegue fazer essa transição da voz passiva sintética para a voz passiva analítica, não é um caso de sujeito indeterminado, okay?

? Dex Descomplica: exercícios sobre funções sintáticas para o Enem

Diferença entre sujeito indeterminado e oração sem sujeito

Muita gente se confunde sobre a diferença entre sujeito indeterminado e oração sem sujeito. Entender esse ponto é muito importante pra quem for prestar o Enem, então, se liga nas dicas!

Sujeito é um termo da oração que define a pessoa sobre a qual se faz uma declaração. Já a oração é uma frase composta, obrigatoriamente, por verbos ou locução verbal. 

Olha só esses exemplos:

“A menina estudou muito ontem.”

Aqui, “a menina” é o sujeito da oração e o termo “menina” é o núcleo do sujeito. Este é um sujeito determinado porque é possível identificar, com precisão, quem é o sujeito. 

No caso do sujeito indeterminado, como já vimos acima, não é possível identificar porque ele não está expresso na oração ou porque a desinência verbal não possibilita essa identificação. 

Alguns exemplos são:

Disseram que ele vai viajar

Falaram que haverá greve de ônibus

Venderam a casa

Precisa-se de marceneiro

Aluga-se apartamento

É legal assistir filme no cinema

Já a oração sem sujeito, ou com sujeito inexistente, é aquela em que não é possível definir um sujeito porque ele não existe. Ela acontece nos seguintes casos:

1. Verbos que indicam fenômeno da natureza

Choveu muito ontem

Trovejou bastante nesta manhã

2. Verbos que indicam tempo decorrido ou fenômenos meteorológicos (ser, estar, fazer e haver).

São cinco horas da manhã

Está tarde!

Faz três anos que saí da universidade

3. Verbo “haver” no sentido de “existir”

Houve poucos inscritos no curso

Havia muita gente na aula

Sacou como funciona o sujeito indeterminado? Saber como identificá-lo é fundamental pra se dar bem na parte de língua portuguesa do Enem.

Quer mandar benzaço na prova? Vem pro Descomplica! Temos as melhores aulas online pra você se preparar para o Enem com quem entende do assunto e também temos o gabarito extraoficial Enem 2021 pra você saber como foi na prova antes do gabarito oficial.

Comentários

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro

Hora do Treino de Redação - Linguagens, Códigos e suas Tecnologias

Últimos posts

Quer receber novidades em primeira mão?
Prontinho! Você receberá novidades na sua caixa de entrada.

Veja também

Separamos alguns conteúdos pra você