Que tal contar com uma ferramenta muito poderosa pra engajar seus possíveis clientes? Pra isso, basta aprender o que é storytelling e usá-lo nas suas estratégias.
As pessoas são naturalmente atraídas por histórias. Afinal, mesmo com tantos anos de civilização, ainda nos reunimos pra ver e ouvir contos de diferentes tipos.
Desde os teatros da Roma Antiga até os filmes da Netflix de hoje, tudo isso é storytelling.
Por conta dessa atração natural das pessoas pelas histórias, as empresas começaram a perceber como usar esse recurso pra fortalecerem suas marcas.
Dessa forma, podem usar o poder do storytelling em suas estratégias de comunicação.
Quer aprender mais sobre o que é storytelling e como ele pode ajudar o seu negócio? Então, fique de olho nos detalhes a seguir!
O que é storytelling?
O termo storytelling se refere ao uso da mecânica de contar histórias em outros tipos de situações. Ou seja, ela pode fazer parte de uma estratégia de comunicação, vendas e marketing pra gerar resultados pra uma empresa.
O storytelling como ferramenta de negócios, permite usar as histórias pra ajudar na identificação da empresa junto a um público.
Afinal, por gostarem dessas narrativas, as pessoas tendem a se aproximar mais da marca que adota essa postura.
No entanto, não é qualquer história que engaja. Então, além de saber o que é storytelling, você precisa entender como usá-lo. Errar na abordagem pode fazer com que você perca a preferência do seu público-alvo.
Veja a diferença entre duas empresas, sendo que a primeira tem uma abordagem baseada em storytelling, enquanto a segunda não:
- A Marca 1 nasceu do desejo de Seu Antônio, de levar a receita de sua Nonna da Itália para as terras brasileiras. Hoje, com uma vasta produção, seus produtos mantêm aquele gostinho familiar da Nonna.
- A Marca 2 trabalha com a fabricação de sopas enlatadas e está presente em mais da metade dos estados brasileiros. Dessa forma, já ocupa a maioria dos supermercados do país.
Viu só a diferença? A Marca 1 cria uma narrativa que acrescenta uma personalidade à empresa e ao seu produto. Assim, faz com que as pessoas se identifiquem com seus personagens e se sintam mais próximas dela.
Como aplicar o storytelling no negócio?
Agora que você já sabe o que é storytelling, resta aprender como aplicá-lo em sua empresa. Dessa forma, reserve um tempo pra elaborar um plano robusto que aproveite o melhor dessa técnica.
Conheça a seguir um passo a passo pra usar o storytelling na estratégia do seu negócio:
Entenda o seu público
O primeiro passo pra aproveitar o storytelling no seu negócio, exige um bom conhecimento do seu público.
Afinal, o objetivo é trabalhar com histórias que gerem identificação nessas pessoas. Pra isso, você precisa entender quem elas são e suas motivações.
Crie a história certa
A história — ou as histórias da sua empresa — precisam ter a ver com ela. Ou seja, devem servir de fio condutor pra levar seus possíveis clientes a experimentarem o que a sua marca significa.
Além disso, leve em conta o quanto você sabe sobre o perfil do seu público.
Agregue valor à experiência
A experiência do storytelling envolve trazer a narrativa da sua marca de forma atrativa pro seu público.
Dessa forma, é necessário enriquecer essa experiência. Isso significa ter um chamariz interessante, ou seja, uma abordagem criativa ou um método inovador de ter contato com ela.
Use os canais adequados
Você certamente tem vários canais à sua disposição pra divulgar a sua marca. Então, é natural que eles sirvam pra impulsionar o seu storytelling.
Afinal, é importante que eles estejam em sintonia pra continuarem contando a sua história.
Saber o que é storytelling, é o primeiro passo pra uma renovação importante da forma como o seu negócio se comunica.
Agora, está na hora de levar em conta as informações do artigo e criar a sua própria estratégia com esse recurso.
Viu só? Agora, você pode continuar aprendendo sobre as melhores técnicas pros negócios no esquema EAD. Basta conhecer os cursos livres Descomplica!