O mundo dá voltas e o solstício de verão é a prova disso! Esse evento marca o início do verão. Literalmente, ele significa a parada do Sol. Este ano, no Hemisfério Sul, ocorrerá no dia 21/12/2020, enquanto no Hemisfério Norte, ocorrerá no dia 20/06/2020. Esses dias correspondem aos com maior luminosidade no ano e com a menor duração da noite. Nem sempre acontecem precisamente nessa data, podendo variar um dia para mais ou para menos. A data e o horário podem ser influenciados pelo movimento de rotação e, principalmente, de translação. No texto abaixo, vamos ver tudo isso de forma mais detalhada. ## O que é solstício? Em Astronomia, o solstício é o momento em que o Sol atinge a maior declinação em latitude. Isso pode significar o ponto máximo que os raios solares penetram perpendicularmente a superfície em um dos hemisférios. As linhas imaginárias do Trópico de Capricórnio e de Câncer marcam esse limite imaginário em cada um dos hemisférios. Isso significa que, quando ocorre o solstício de verão, é como se o Sol estivesse exatamente parado sobre um dos trópicos. Ocorre duas vezes ao ano, uma vez em junho e outra em dezembro. ## Solstício em dezembro O Sol está exatamente acima do Trópico de Capricórnio, e os raios solares penetram de forma perpendicular nessa região. Isso significa que o Hemisfério Sul passa a receber mais radiação, o que significa temperaturas mais elevadas, caracterizando, assim, o verão. Enquanto isso, no Hemisfério Norte, temos o solstício de inverno, pois os raios solares penetram de forma mais inclinada e, portanto, recebe menos radiação, caracterizando o clima mais frio dessa estação.
Solstício em junho
É exatamente o oposto do que acabamos de ver. O Sol está exatamente acima do Trópico de Câncer. Os raios solares passam a penetrar perpendicularmente nessa região, marcando o início do verão no Hemisfério Norte. Enquanto isso, no Hemisfério Sul, temos o solstício de inverno.
O solstício causa uma diferenciação da duração da luminosidade. Quando é verão no Hemisfério Sul e quanto mais distante for sua localização do Equador, maior será a duração da luminosidade e menor será a duração da noite. A Antártida é o ponto mais ao sul do Trópico de Capricórnio. Quando ocorre o solstício de verão, o dia na Antártida dura 24 horas, o que chamamos de Sol da meia-noite (o Sol nunca se põe). Durante o solstício de verão no Hemisfério Norte, ocorre o mesmo no Ártico.
Declinação solar
Esse fenômeno é decorrente do movimento aparente do Sol. É como se fosse um caminho que o Sol percorre no céu. Bem, você já sabe que a Terra é que se move ao redor do Sol, movimento denominado translação. Todavia, para nós, é como se o Sol se movesse e, por isso, é denominado movimento ou caminho aparente do Sol. A partir das imagens acima, imaginem que o Sol faz todo esse percurso entre os dois trópicos, andando do Trópico de Capricórnio até o de Câncer. Nesse sentido, em algum momento ele passará pelo Equador. E isso ocorre duas vezes ao ano. Quando os raios solares penetram perpendicularmente ao Equador, os dois hemisférios recebem a mesma quantidade de radiação, e os dias e as noites possuem a mesma duração. Esse período é denominado Equinócio e marca o início das estações da primavera e do outono.
Data e hora dos equinócios e solstícios
Isso tudo significa que a forma como os raios solares penetram na superfície gera uma diferenciação do aquecimento do planeta. Essa diferenciação é decorrente da inclinação da Terra e do movimento de translação. Com base na tabela acima e em todas as informações desse texto, podemos saber quais serão os dias que iniciam todas as estações nos respectivos hemisférios.A ilustração abaixo nos permite visualizar isso com um pouco mais de facilidade. É uma generalização, mas nos possibilita observar onde os raios solares estão penetrando perpendicularmente, podendo-se identificar o solstício ou equinócio e, respectivamente, as estações.Agora que você conhece mais sobre o solstício de verão, o que acha de conferir outras aulas e exercícios sobre Geografia?