Blog Descomplica
Imagem de uma sessão de psicologia para ilustrar o texto psicologia positiva

O que é Psicologia Positiva e qual sua importância?

Diferentemente da Psicologia Clínica, a Psicologia Positiva estuda elementos que compõem a felicidade e o bem-estar. Entenda melhor.

Atualizado em

Compartilhe

Você já deve ter visto por aí a expressão “aquilo que você foca, se expande”. Então, por que não focar na felicidade? A Psicologia Positiva é um campo de estudo que, ao invés de trabalhar com elementos da Psicologia clínica, busca ressaltar coisas positivas do ser humano e/ou de sua vida em particular.

Importante deixar claro que ela não anula ou desconsidera distúrbios psicológicos. Na verdade, a Psicologia Positiva amplia o campo de visão e usa forças positivas para impulsionar a felicidade. Achou interessante? Então vem com a gente pra entender melhor esse assunto.

O que é Psicologia Positiva?

A Psicologia Positiva complementa a “Psicologia que a gente conhece” ao trabalhar com questões positivas da vida.

Assim, em uma sessão, o Psicólogo busca o bem-estar do seu paciente tocando em pontos como otimismo, gentileza, bom humor, compaixão.

Então, ao invés de trabalhar nos pontos negativos da mente do indivíduo, como distúrbios, depressão, ansiedade etc, a Psicologia Positiva estimula a pessoa a enxergar e considerar o lado bom das coisas.

Com isso, o paciente libera a melhor versão de si mesmo, vivendo um estado de satisfação pessoal, social e profissional.

O Centro de Psicologia Positiva define o termo como “o estudo científico dos pontos fortes que permitem indivíduos e comunidades prosperarem”. Mas nem sempre esse estudo teve apoio dos psicólogues e suas respectivas instituições.

Surgimento

Muitos Psicólogos já tentaram uma abordagem diferenciada, que enfatizasse elementos louváveis em um indivíduo.

Só que nunca obtiveram resultados expressivos porque a Psicologia sempre seguiu os sinais de sucesso que teve desde o início, tratando distúrbios como fobias, traumas, psicoses e histerias.

Se a gente colocar o contexto histórico envolvido, percebe que a saúde humana estava fragilizada, com efeito de duas guerras mundiais.

Então, só em 1990 a pauta ganhou força, quando o então presidente da Associação Americana de Psicologia, Dr. Martin Seligman, que já tinha um histórico de pesquisas nesse sentido, passou a defender a Psicologia Positiva.

Em 2002, Seligman publicou o livro “Felicidade Autêntica”, onde apresentou seus primeiros estudos sobre o que chamou de “ciência do bem-estar”. Essa publicação deu ainda mais força à Psicologia Positiva e é um dos materiais mais influentes do tema.

Os três pilares da Psicologia Positiva

O já citado Centro de Psicologia Positiva define que o estudo está baseado em três pilares:

  1. Experiências Positivas: consiste na pessoa compreender e aceitar o passado, se adaptar e contentar ao presente e ter esperança no futuro;
  2. Características Individuais: ressalta a capacidade de amar, coragem, criatividade, integridade, autoconhecimento, sabedoria, etc.;
  3. Instituições Positivas: observação e consideração ao que promove um bem-estar social, como educação, liderança, justiça, ética de trabalho, responsabilidade, etc.

O objetivo da Psicologia Positiva

Em palavras diretas e fechadas, a razão de sua existência é o estudo da felicidade.

Busca entender o que leva um ser humano ao estado de felicidade pra promover tais fatores. Sabe aquela metáfora de ver o copo meio-cheio?

É um recorte ilustrativo do efeito buscado pela Psicologia Positiva.

Não é o mesmo que Pensamento Positivo

“Se você perder o ônibus, seja o seu próprio ônibus”. Essas frases de coaches não são nada além de pensamentos positivos e não devem ser confundidos com a ampla ciência que a gente falou até agora.

Inclusive, o Conselho Regional de Psicologia do DF diz que a prática de coachingsó é válida se exercida por um Psicólogo.

Óbvio que pensar positivo é uma prática saudável e cabível a todos, mas utilizá-la como prática profissional é algo restrito a profissionais da Psicologia. 

Por sinal, você se interessou por esse campo da Psicologia? Então é legal dar uma olhada no curso de Pós-Graduação em Psicologia Positiva do Descomplica.

Ele é voltado a profissionais da saúde interessados no estudo da felicidade e bem-estar, assim como a encarregados responsáveis pela saúde mental no ambiente de trabalho.

Curtiu? Então vem conhecer as outras opções de Pós-graduação EAD que a Descomplica oferece.

Comentários

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro
Quer receber novidades em primeira mão?
Prontinho! Você receberá novidades na sua caixa de entrada.

Veja também

Separamos alguns conteúdos pra você