Blog Descomplica

O que é o citoplasma? O que são organelas?

Entenda de uma vez por todas o que são citoplasmas e organelas e prepare-se para gabaritar o Enem e vestibulares!
porDescomplica| 27/04/2015

Compartilhe

Quando falamos de célula, pensamos nos inúmeros compartimentos e funcionalidades que elas podem ter. Sendo assim, esse resumo servirá para elucidar possíveis dúvidas sobre alguns deles. Primeiramente, devemos deixar claro que o citoplasma está presente em todos os tipos celulares, como bactérias, protozoários, vegetais e animais. Já não podemos falar isso quanto às organelas. Com excessão do ribossomo, que também é encontrado em todos os tipos celulares, as outras organelas membranosas não são encontradas no Reino Monera. Com isso, quando falarmos de organelas membranosas, lembrem-se de que as bactérias não estarão incluídas. Vejamos mais detalhadamente:

Célula com citoplasma e organelas membranosas


 

Citoplasma:

citoplasma

Citoplasma


O citoplasma é uma estrutura gelatinosa, rica em água, sais minerais, proteínas e carboidratos, onde situam-se as organelas que serão explicadas adiante. Nele ocorrem muitas reações químicas, como a glícólise (primeira quebra da glicose em duas moléculas de ácido pirúvico), por exemplo. Na região mais externa ou periférica, a consistência é mais gelatinosa, enquanto na região mais central é mais líquida. Nele também há filamentos de citoesqueleto, formados por proteínas chamadas tubulinas, que permitirão a movimentação no interior da célula, além de promoverem o seu formato. As organelas membranosas são resultado da invaginação da membrana plasmática, resultando em retículos endoplasmáticos, complexo golgiense, mitocôndria e cloroplasto, dentre outros.
 

Retículos Endoplasmáticos e Complexo golgiense

rE e golgi

Retículo endoplasmático rugoso (RER) e Complexo golgiense


 
São cavidades membranosas que podem ser divididas em dois tipos: retículo endoplasmático liso (REL) e retículo endoplasmático rugoso (RER). Ambos fabricam substâncias e a diferença entre eles é a presença de ribossomos. No RER ou ergastoplasma são vistas rugosidades em suas membranas que possuem forma de sacos, que o fazem ser granuloso. Isso deve-se à presença de ribossomos que realizam a síntese protéica que será exportada, ou seja, enviada para fora da célula. Já no REL não há a presença de ribossomos e seu formato é tubular. Neste último são fabricados lipídeos e substâncias que levam à desentoxicação do organismo. Essas substâncias, tanto do RER quanto do REL serão envoltas e enviadas para o complexo golgiense, que empacotará e lançará para o meio externo o que foi produzido. Com isso, podemos inferir que células secretoras possuem muitos retículos e complexo golgiense.
 

Mitocônderia e Cloroplasto

A: cloroplasto; B: mitocôndria


Essas duas organelas são resultado de endossimbiose. Neste caso, anteriormente elas eram bactéria (procarionte heterotrófico) e cianobactéria (procarioto fotossintetizante), respectivamente, que foram fagocitadas, porém não foram digeridas. Ao viver dentro das células hospedeiras, passaram a conferir vantagens a estas, enquanto as células davam-lhe proteção. Conforme o tempo passou, tanto essas células fagocitárias quanto esses procariotos que viviam dentro delas passaram a ter uma interdependência tamanha que não puderam mais viver separadamente. Nesta última fase, elas não são mais consideradas procariotos (ou seja, bactéria e cianobactéria) e sim organelas. Elas funcionam em vias opostas. Enquanto a mitocôndria realiza a quebra da molécula de glicose, através da respiração celular, para que haja o fornecimento de energia para a célula, o cloroplasto forma a molécula de glicose através da fotossíntese.

Endossimbiose de mitocôndrias e cloroplastos


 

EXERCÍCIOS:

1. (VUNESP) No esquema estão representadas etapas,numeradas de 1 a 3, de um importante processo que ocorre no interior das células, e algumas organelas envolvidas direta ou indiretamente com esse processo. As etapas que correspondem a 1, 2 e 3, respectivamente, e algumas organelas representadas no esquema, estão corretamente listadas em:
 Imagem1
a) absorção de aminoácidos, síntese protéica e exportação de proteínas; retículo endoplasmático, lisossomo e mitocôndria.
b) fagocitose de macromoléculas, digestão celular e egestão
de resíduos; retículo endoplasmático, complexo de Golgi e lisossomo.
c) fagocitose de sais minerais, fotossíntese e exportação de
compostos orgânicos; cloroplastos e vacúolos.
d) absorção de oxigênio, respiração celular e eliminação de dióxido de carbono; mitocôndrias e vacúolos.
e) fagocitose de macromoléculas, digestão celular e exportação de proteínas; mitocôndrias e lisossomos.
2. (UDESC) Observe o esquema abaixo:
Imagem2
Assinale a alternativa correta quanto à morfologia e fisiologia da estrutura interna (organela) de uma célula animal, que se encontra partida ao meio, permitindo a sua visualização interna.
a) O esquema se refere à mitocôndria, que é responsável pela fermentação celular; a mitocôndria utiliza o ribossomo e a matriz para realizar a glicólise.
b) O esquema se refere à mitocôndria, que é responsável pela digestão celular. Para realizar essa função, ocorre o processo de cadeia respiratória em sua membrana externa
c) O esquema se refere ao peroxissoma, que é responsável pela reação de oxidação de moléculas orgânicas e que utiliza sua membrana externa para realizar essa função.
d) O esquema se refere ao complexo de Golgi, que é responsável pela conversão da acetil-CoA com o ácido oxalacético, existente na matriz e forma o ácido cítrico.
e) O esquema se refere à mitocôndria, que é responsável por algumas etapas da respiração celular. Na matriz ocorre o ciclo de Krebs, e na membrana interna ocorre a cadeia respiratória.
3. (UFMT) Os primeiros seres vivos da Terra surgiram na água há cerca de 3,5 bilhões de anos. Sem a água,acreditam os cientistas, não existiria vida. Ela forma a maior parte do volume de uma célula, daí sua importância no funcionamento dos organismos vivos. Na célula,
a) o plasto retém a maior parte da água, formando uma dispersão chamada citosol.
b) o hialoplasma é constituído de água e moléculas de proteína, formando uma dispersão chamada colóide.
c) o lisossoma é constituído de água e moléculas de proteína, formando uma dispersão chamada citosol.
d) o ribossoma retém a maior parte da água, formando uma dispersão chamada gel.
e) o retículo endoplasmático retém a maior parte da água, formando uma dispersão chamada colóide.
4. (UNIFEI) Relacione as colunas em função das diferentes partes que compõem a célula:
1. Citoesqueleto
2. Lisossomo
3. Peroxissomo
4. Complexo de Golgi
5. Vacúolo
6. Mitocôndria
(  ) Relacionado à secreção celular e presente em células animais e vegetais, mas ausente em células procarióticas
(  ) Responsável pela digestão intracelular, presente apenas em células animais
( ) Protetor da célula quanto à ação de radicais livres, possuindo enzimas oxidantes
( ) Rede filamentosa de proteínas que forma uma estrutura de sustentação à massa coloidal do citoplasma
( ) Bolsa delimitada por membrana lipoprotéica, podendo ser de 3 tipos: digestivo, de suco celular e contrátil ou pulsátil
( ) Organela presente em todos os seres eucariontes, com função ligada à produção de energia para as atividades celularesA sequência correta é:
a) 4, 2, 3, 1, 5, 6.
b) 2, 4, 5, 1, 3, 6.
c) 3, 2, 1, 4, 6, 5.
d) 5, 6, 1, 4, 2, 3.

 
 
 

GABARITO:

1. B
2. E
3. B
4. A

Comentários

helenice vital martins
helenice vital martins
22/09/2015 às 19:36

amei todo esse conteudo muito bem explicado

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro

helenice vital martins
helenice vital martins
22/09/2015 às 19:36

amei todo esse conteudo muito bem explicado

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro
Quer receber novidades em primeira mão?
Prontinho! Você receberá novidades na sua caixa de entrada.

Veja também

Separamos alguns conteúdos pra você

logo descomplica