Você sabe o que é letramento? Bom, atuante ou não no campo da educação, a verdade é que a gente sabe que um dos propósitos principais — pra não dizer, de fato, o primordial — da área é formar cidadãos, por meio do processo de ensino-aprendizagem. Vamos descomplicar isso aí?!
Quando a gente fala de cidadãos, estamos falando dos indivíduos com responsabilidade social e que, efetivamente estejam aptos a atuar na sociedade visando à sua transformação e a uma consequente melhoria.
“Mas então, quando o letramento entra nessa história?” — talvez você esteja se questionando a essa altura. Bem, ele é fundamental se a gente levar em conta que todas as relações sociais são “mediadas” pela linguagem. Você já parou pra refletir sobre isso?
Sem mais “blá, blá, blá”, neste texto, a gente pretende abordar não somente o que é letramento, mas também o seu objetivo, as práticas envolvidas e até a sua diferença pra alfabetização (sim, porque ambos não significam a mesma coisa!). Então, vamos lá?!
O que é letramento?
Antes de tudo, a gente precisa começar enfatizando uma questão que, por vezes, gera polêmica: não existe o que se chama de “grau zero” de letramento (ou, como também é popularmente conhecido, “iletramento”). A razão pra isso é bem simples!
Basta você pensar que, não importando a classe socioeconômica a qual pertence um indivíduo ou, até mesmo, o seu nível intelectual, é certo que ele é capaz de fazer uso de algum meio de comunicação na sua prática social. Calma! Vamos descomplicar um pouco mais!
Há relação entre “letramento” e “literacy”?
No Brasil, diz-se que “letramento” é o termo equivalente à palavra do Inglês “literacy”. Contudo, a grande verdade é que ambos são conceitos distintos. “Literacy”, por exemplo, está muito mais relacionado à habilidade de escrever e ler.
Então, como consequência, ela está mais associadaao que compreendemos por alfabetização (mas já já a gente fala sobre isso!). Já quando a gente pensa sobre o que é letramento, a gente se depara com a ideia do uso da leitura e da escrita na prática em sociedade.
Ou seja, a gente pode entender por letramento o resultado da aprendizagem (ou do ensinamento, a depender da perspectiva) da leitura e da escrita.
Em outros termos, também se pode afirmar que o seu conceito está relacionado a uma condição (ou a um estado) de um determinado indivíduo como uma consequência da apropriação de tais práticas. Interessante, né?! 🙂
Afinal, quais são os objetivos do letramento?
Inicialmente, a gente precisa levar em conta que o letramento pode ser definido — de acordo com o conceito apreendido — como um processo que viabiliza a inserção de uma pessoa no âmbito da coletividade. Ou seja, na sociedade.
Essa sociedade — há também que se considerar — não apenas se constitui, mas se desenvolve por meio da interação, da comunicação. Certamente, você experiencia isso no dia a dia, certo?
Então, a partir dessa compreensão, a gente já pode perceber que o letramento alcança algo que vai bem além da capacidade de escrever e de ler. Como os seus objetivos, nós podemos elencar:
- o domínio da linguagem em todos os contextos aplicáveis;
- a apropriação da capacidade de reflexão;
- a aquisição da habilidade de criar discursos;
- a capacitação pra não apenas interpretar, mas pra compreender o que é lido;
- o domínio da competência de gerar sentidos e também significados a partir da leitura;
- a apropriação da escrita e da leitura nas práticas sociais;
- a aquisição da habilidade de empregar apropriadamente a escrita e a leitura nas práticas sociais;
- a capacitação pra percepção da realidade ao entorno por meio da habilidade de “ler” o mundo;
- a assunção da linguagem como um instrumento de interação com o entorno.
Quais as diferenças entre letramento e alfabetização?
Mais acima, a gente afirmou que, embora “letramento” derive, sim, do termo em Inglês “literacy”, este tem muito mais a ver com alfabetização. Isso nos levou a também afirmar que existem diferenças entre ambos, embora muitos os tratem como sinônimos.
Contudo, quais são, de fato, as diferenças principais entre a alfabetização e o letramento? Pois é justamente isso que a gente vai explicar pra você agora!
Alfabetização
Pra começo de conversa, você precisa ter em mente que, em se tratando da alfabetização, há uma referência específica e exclusiva ao domínio do que se entende por “código alfabético” e ao aprendizado.“Como assim?” — talvez você esteja questionando.
Bem, pra descomplicar, imagine a alfabetização como um processo em que uma criança aprende como “decodificar” os componentes que constituem a escrita. Ou seja, por meio da alfabetização, torna-se viável desenvolver habilidades relativas:
- à memorização do alfabeto;
- ao reconhecimento das letras em geral;
- à ligação que existe entre as sílabas que formam uma palavra;
- à própria formação das palavras, incluindo o seu uso na escrita e também na leitura.
Letramento
O letramento, por sua vez, como a gente já abordou, está muito mais associado ao entendimento, ao uso prático e à interpretação do idioma. Ou seja, vai bem além da mera aprendizagem de símbolos e de letras.
A compreensão das distinções que existem entre ambos é essencial porque permite que o profissional que atua na área da educação seja incentivado a trabalhar em ambas as frentes com os discentes. Afinal, mesmo que sejam ideias diferentes, ambas têm a sua importância.
É altamente recomendável que os processos de alfabetização e letramento se desenvolvam de maneira simultânea. A gente pode dizer que, ainda que existam diferenças nas concepções, são, sim, conceitos complementares e a formação ideal abarca ambos. 🙂
Como se tornar um profissional?
Bacana conhecer os conceitos e diferenças, né? O mais legal é que é possível dar um “upgrade” na sua carreira e se preparar profissionalmente, especializando-se pra atuar nas duas frentes da área da educação.
E o melhor de tudo: você pode fazer isso de acordo com o que for mais conveniente pros seus horários! Afinal, a gente aqui do Pós Descomplica acredita que a educação é pra todos, então, nos nossos cursos, você conta com vários diferenciais, como:
- aulas 100% online;
- provas realizadas a distância;
- lives semanais com o corpo docente pra sanar eventuais dúvidas;
- coach de gestão de tempo, pra auxiliá-lo a gerir o seu ativo mais precioso.
Agora que você já sabe o que é letramento, está animado pra embarcar na pós-graduação em Alfabetização e Letramento aqui do Descomplica?
O nosso curso tem duração de 360 horas e o objetivo de qualificar bacharéis em pedagogia, que atuam no segmento, lidando com crianças, jovens e adultos, e que gostariam de aprofundar seus conhecimentos sobre ambos os processos. Legal, né?
Este post sobre o que é letramento foi o bastante pra te ajudar a decidir? Então, não perca mais tempo e atinja um patamar mais elevado na sua carreira. Vem estudar com a gente! #Partiu?