Blog Descomplica

Inovação Aberta: Conceito, como funciona e Benefícios

Atualizado em

Compartilhe

A inovação aberta nada mais é do que ummodelo corporativo que envolve a colaboração de outros membros pra melhoria dos meios de trabalho pra que haja o equilíbrio onde há mais praticidade e estratégias pra tornar uma empresa ainda maior e melhor de se trabalhar. 

Em suma, é como se fosse uma modalidade super lucrativa pra conseguir ter altos lucros em pouco tempo. Geralmente, as marcas que estão no estilo de startup contam com a inovação aberta e permitem que os seus funcionários consigam trazer coisas novas pra dentro do local de trabalho.

Ou seja, nada está engessado apenas na visão e pontos de vista do CEO ou de pessoas de alto cargo: todo mundo tem que trabalhar em equipe pra conseguir o máximo de retorno em curto prazo e, claro, melhorar e automatizar os processos. 

O termo de inovação aberta começou a se popularizar de forma expressiva em alguns setores, ainda mais do marketing em que se precisa ter criatividade pra criar peças publicitárias pra outras empresas e realizar a inovação pra garantir um melhor retorno. Assim sendo, criar peças que traem e que conseguem vender pra determinado público. 

Enfim, neste artigo, a gente da Descomplica pretende abordar mais sobre o que é inovação aberta e como você pode colocar ela em prática no dia a dia corporativo. Portanto, se quiser saber mais sobre o assunto, basta que continue a leitura aqui conosco pra que possamos te ajudar. 

Como praticar a inovação aberta? Veja exemplos

Existem algumas dicas que podem te ajudar a como praticar a inovação aberta através de passos super simples e práticos, sendo elas: 

  • Deixar com que os membros da sua equipe tenham a oportunidade de dar opinião e feedback. E apenas falar não é o suficiente, visto que é necessário que eles sejam ouvidos e os tópicos trazidos pelos mesmos sejam realmente praticados se forem viáveis. . 
  • Ter uma cultura do feedback. Em que as pessoas podem mostrar umas pras outras o que tem que ser melhorado pra deixar o ambiente de trabalho mais cooperativo e dinâmico. Sem que esteja tão engessado apenas na função do CEO em falar sobre os funcionários que atuam dentro das equipes. 
  • Realizar processos de gestão que estimulem a criatividade dos funcionários e os faça ter ideias que podem melhorar a automatização da empresa, fazendo com que os processos sejam mais dinâmicos e baratos pra marca. 
  • Investimentos são essenciais pra dar um UP inicial. Então, não comece os processos de inovação aberta achando que não vai precisar gastar nada pra isso. E que basta apenas deixar os colaboradores à vontade. Muitas vezes, você vai precisar contratar funcionários apenas pra realizar os processos de gestão e Scrum Master

Inovação aberta é um conceito que virou moda no mundo corporativo. O termo remete ao momento em que uma empresa conta com a ajuda de startups, entidades, parceiros e até mesmo pessoas de diversas partes do Brasil pra resolver um problema.

Inovar dessa forma, hoje, é sinônimo de ampliar os olhares e as possibilidades pra fora da empresa, ou de áreas específicas, pra conseguir melhorar produtos ou serviços, ou criar iniciativas que gerem impactos.

Inovação aberta

 

Inovação aberta no Brasil: quais são as oportunidades?

Várias empresas no Brasil, hoje, criam programas e projetos neste sentido. E, aqui, existem muitas oportunidades, não só porque é uma forma de se obter prêmios em dinheiro ou equipamentos e outros tipos de compensação, mas também porque é uma ótima oportunidade de obter experiência.

Digamos que você é um estudante ou está se especializando, conhece bem de determinado assunto e pode participar de um desses programas essa será uma menção em tanto no seu currículo.

Empresas que são pioneiras em inovação aberta

Pra não ficar apenas nas palavras e evoluir pra prática, vou relembrar aqui de alguns casos emblemáticos de programas de inovação aberta. Em julho deste ano, a Nestlé, que é uma entusiasta da inovação aberta, lançou uma plataforma chamada Panela.

A iniciativa se propõe a conectar colaboradores, startups, universidades e parceiros empresariais de todo o ecossistema de inovação do Brasil com o objetivo de encontrar soluções e iniciativas diversas de inovação. 

O Panela Nestlé conta, inicialmente, com a parceria de Innoscience, Distrito, Aevo, Techstart, Nexus, Endeavor e All 4 Food.

O projeto nasce com 43 startups parceiras em andamento, entre pilotos e aceleração que somam mais de 50 marcas. 

Nos últimos três anos, a Nestlé analisou mais de 1400 startups, das quais se conectou com quase 400. Como resultado, realizou 100 testes pilotos e implementou 30 projetos em escala.

A 100 Open Startups, por exemplo, possui um ranking que avalia as empresas brasileiras que possuem maior maturidade ao lidar com inovação aberta. No último, divulgado em agosto, a Ambev lidera o ranking seguida por ArcelorMittal, BMG, BASF e Nestlé.

Open Startup

O número de open startups, ou seja, aquelas que atuam com grandes empresas em processos de inovação aberta, aumentou de 13.092, em 2020, pra 18.355, em 2021, assim como também houve crescimento no número de organizações que buscam essas pequenas empresas — de 2.825 pra 4.982 neste período.

Então é isso, pesquise mais sobre inovação aberta e encontre uma forma interessante de estar por dentro dos problemas e desafios das empresas.

Enfim, neste artigo abordaremos mais sobre o que é gestão aberta. E dicas ou exemplos de como começar a colocar em prática dentro dos processos de gestão de uma determinada empresa. 

Já foi dar uma olhada nas opções de pós-graduação da Descomplica? Se eu fosse você ia lá pra conferir.

Comentários

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro
Quer receber novidades em primeira mão?
Prontinho! Você receberá novidades na sua caixa de entrada.

Veja também

Separamos alguns conteúdos pra você