Acha que o ensino a distância no Brasil ainda é uma coisa que não funciona? Pois a gente precisa te dizer que faculdade EAD é, sim, uma realidade que atrai milhares de alunos todos os anos, sabia? Inclusive, esta é a modalidade de ensino que mais cresce por aqui, especialmente quando o assunto é graduação.
A educação a distância já era um tema bastante falado e praticado por aqui, mas a pandemia elevou ainda mais o nível de busca por esse tipo de ensino. O EAD é eficaz no aprendizado e, ainda por cima, dispensa a ida à instituição de ensino, tornando a rotina mais simples e prática.
Quer entender melhor o ensino EAD e ver se ele é o modelo ideal pra você? Veja as nossas dicas, então!
O que é ensino EAD?
A sigla EAD significa “Educação a Distância” e é uma modalidade de ensino em que professores, monitores, tutores e estudantes estão separados fisicamente. Entretanto, com a conexão online, o processo de ensino acontece normalmente.
O ensino a distância permite que as pessoas estudem de onde quiserem, como no trabalho, em casa ou em uma biblioteca, por exemplo. Também é possível escolher o melhor horário de estudo, de acordo com a sua disponibilidade.
Quais são as principais características do ensino EAD?
A graduação EAD tem algumas características específicas e vantagens em relação ao modelo de ensino tradicional. Dá uma olhada nos principais:
1. Mediado pela tecnologia
As Tecnologias da Informação e Comunicação proporcionam a mágica do encontro entre professores e estudantes ainda que eles estejam em lugares e tempos diferentes.
Há plataformas com vários recursos que ajudam estudantes a se organizarem com os estudos. Por meio de múltiplos canais de comunicação é que acontece a interação.
Prova disso é que, por meio da tecnologia, o ensino EAD permite que você se comunique por:
- Grupo de WhatsApp da turma;
- Fórum pra discutir o conteúdo e tirar as dúvidas;
- Chats pra solucionar seus problemas.
Sabe aquele probleminha de perder uma informação dita pelo professor? Isso não acontece quando pensamos no que é EAD, afinal, as aulas são gravadas e você pode voltar o vídeo quantas vezes quiser!
2. As avaliações são presenciais
O MEC exige que ao menos 20% da carga horária total seja presencial. Por isso, mesmo no ensino a distância, os estudantes precisam ir até o polo presencial em datas e horários definidos pra realizar algumas avaliações.
Ainda assim, essas situações são poucas e normalmente acontecem ao fim de um módulo.
3. O diploma tem a mesma validade do curso presencial
O MEC não diferencia o que é EAD do que é presencial. Assim, o diploma de um curso a distância tem o mesmo valor que o de um curso presencial.
Seu diploma, inclusive, não terá a informação de que você cursou o ensino presencial ou a distância.
Vantagens de investir no ensino EAD
O ensino EAD é uma força que veio para ficar, especialmente em tempos de interação online e home office.
Algumas de suas principais vantagens são:
- Flexibilidade;
- Educação de qualidade (se for reconhecida pelo MEC);
- Economia de tempo e dinheiro;
- Acessibilidade.
Para quem é indicado o ensino EAD?
A modalidade EAD é muito útil para dois perfis de pessoas: as que não possuem muito tempo livre durante o dia para frequentar aulas e as que buscam um curso mais econômico para fazer uma graduação.
A flexibilidade oferecida pelo EAD permite que o aluno adapte seu tempo livre e o encaixe da melhor forma. Com disciplina e organização, esta é uma ótima forma de concluir uma graduação.
Em relação ao preço do curso EAD, é fato que uma graduação a distância custa menos do que a presencial. O importante é certificar-se de que a instituição é certificada pelo MEC, pois isso garante sua seriedade e qualidade do ensino.
Quer cursar uma faculdade a distância e se formar com máxima qualidade? Conheça oscursos de graduação da Descomplica Faculdade Digital e veja como o ensino EAD só traz vantagens!