O que é plágio para o vestibular?
Em primeiro lugar, é importante destacar a definição de plágio. Por conceito, significa copiar algum conteúdo já produzido anteriormente; para o Enem e outros vestibulares, é importante destacar que essa relação se aplica aos textos escritos e já muito circulados nos meios de comunicação e ensino.É sabido que as cópias sempre existiram no mundo dos vestibulares e do Exame Nacional do Ensino Médio, entretanto, com o crescimento da internet e dos meios de informação, facilitou o processo de verificação das duplicações.
Por exemplo, textos nota 1000 divulgados por sites, modelos prontos de redação, repertório de apoio, entre outras demonstrações fazem parte dessa aplicação na hora de corrigir o texto. Isso ocorre porque o formato dissertativo da prova permite uma previsão dos parágrafos, assim como também moldar e se inspirar em ideias muito disseminadas nos canais de comunicação.
Desse modo, como evitar ultrapassar o limite entre a paráfrase, que se define pela intertextualidade de ideias, e o plágio, de fato? Nesse post, mostraremos dicas para não deixar de utilizar os textos exemplares como forma de estudo, mas ainda sim evitar cópias na hora da prova.
Cópia x Intertextualidade: o que é permitido
Como dito anteriormente, não há problema em garantir inspiração por meio de redações prontas ou textos de apoio na hora da prova, o que é necessário evitar é a cópia de trechos ou do conteúdo integral. Dessa forma, veremos o que é permitido:- Citações diretas: são aqueles excertos em que você aborda literalmente o que foi dito, como a fala de uma pessoa pública, um trecho de música ou livro, etc. Nesse modo, a banca de correção permite a junção dos textos.
- Citações indiretas/Paráfrase: assim como a forma literal, a citação indireta busca apresentar o conceito do conteúdo em outras palavras. Assim, é possível utilizar os textos de apoio, por exemplo, se reorganizando as formas de apresentação para o leitor e, também, demonstrando reflexão sobre eles.
Modelo de redação: Há problemas?
Inicialmente, garantir um modelo de redação, com possibilidades já estudadas de contextualização, teses, desenvolvimento e desfecho, não é uma problemática para o crivo de correção do Enem. Entretanto, é necessário ressaltar alguns pontos:- Evite copiar integralmente modelos de locais muito acessados;
- Procure parafrasear, ou seja, modificar com as suas palavras os textos de maior interesse;
- Busque a maior quantidade de redações inspiradoras, isso irá lhe garantir amplo repertório de estrutura e conhecimentos gerais;
- opte por formular a sua melhor estratégia, isso é garantido com prática e persistência a fim da nota 1000;
