Oi, gente!
Vocês têm praticado adissertação? Lembrem-se sempre disto: em redação, não basta saber a teoria, tem que praticar!
O post de hoje é extremamente importante! Já disse várias vezes que o desenvolvimento é a parte mais especial da sua dissertação, pois é nela que temos a oportunidade de convencer o leitor, e garantir uma boa nota. Sendo assim, trouxe hoje os três principais recursos argumentativos. Como fiz com a introdução, sugiro que vocês escolham aquele que mais funcionar para cada um, e trabalhem bastante em cima dele.
Argumentos de Autoridade – neste tipo, o candidato devem citar um pensamento ou frase de de alguma autoridade no assunto que está sendo discutido. Isso garante certa credibilidade à argumentação, pois mostra que há algo comprovado (ou que é bem visto) que corrobora com o argumento do candidato.
Argumentos por Ilustração – O uso de exemplos em um argumento serve, principalmente, para comprovar a tese do candidato. Ou seja, ele mostra que aquela ideia que ele defende não fica só na teoria, ela, de fato, acontece no mundo “real”. No entanto, é preciso ter cuidado: Não se deve fazer um parágrafo inteiro somente com um exemplo, pois isso seria tangenciar o tema. O ideal é deixá-lo para o último período do parágrafo.
Argumento por Prova Concreta – esse recurso é bastante eficaz, se usado com correção. Nele, o candidato faz uso de dados estatísticos, leis, definições do dicionário e fatos dee conhecimento público para argumentar. Como se baseia na realidade, é eficaz porque dá força à ideia defendida.
Em breve, eu volto mostrando alguns exemplos de parágrafos de argumentação que fazem uso desses recursos.
Até lá!