Blog Descomplica

Novas determinações do Conselho Nacional de Educação para o Ensino Médio

Atualizado em

Compartilhe

Em 28/04/2020, foi aprovado o parecer 5/2020 do Conselho Nacional de Educação, denominado: Reorganização do Calendário Escolar e da possibilidade de cômputo de atividades não presenciais para fins de cumprimento da carga horária mínima anual, em razão da Pandemia da COVID-19.

O documento identifica alguns desafios que a educação brasileira vai enfrentar por causa da suspensão das atividades escolares presenciais como o retrocessos do processo educacional e da aprendizagem, danos estruturais e sociais para estudantes e famílias de baixa renda e o consequente abandono e aumento da evasão escolar.

Existe uma dificuldade para a reposição de carga horária, já que esse comprometimento pode se estender pelos calendários de 2021 e 2022 e lembrando que a extensão das aulas pelos próximos anos não é possível para os estudantes dos anos finais do ensino fundamental e do ensino médio.

Para atender aos objetivos de aprendizagem, é possível:

  • Reordenar o calendário escolar, reunindo em continuum com o próximo ano o conteúdo de 2020. Ou seja, reordenar a programação curricular, aumentando, por exemplo, os dias letivos e a carga horária em 2021
  • Computar a carga horária realizada por meio de atividades pedagógicas remotas para minimizar a necessidade de reposição de forma presencial.

As principais preocupações giram em torno de como garantir padrões básicos de qualidade, o atendimento aos parâmetros da BNCC e como mobilizar professores e dirigentes dentro das escolas para o ordenamento de atividades pedagógicas remotas.

São consideradas atividades remotas aquelas a serem realizadas pela instituição de ensino com os estudantes quando não for possível a presença física destes no ambiente escolar.

Educação à Distância no contexto de pandemia

Para garantir o atendimento escolar essencial  o desenvolvimento com os estudantes de é de atividades pedagógicas remotas  enquanto persistirem restrições sanitárias.

Estas atividades podem ser mediadas ou não por tecnologias digitais como:

  • Videoaulas ao vivo
  • Videoaulas gravadas
  • Listas de exercícios digitais
  • Atividades online
  • Consumo de conteúdos complementares

Ou não digitais quando o uso destas tecnologias não for possível.

É importante salientar que a realização das atividades pedagógicas não presenciais não é simplesmente a substituição das aulas presenciais e sim o uso de práticas pedagógicas mediadas ou não pelas TICs que possibilitem o desenvolvimento dos objetivos de aprendizagem e habilidades previstas na BNCC, currículos e propostas pedagógicas que possam ser alcançados através destas práticas.

Então, as atividades pedagógicas remotas podem acontecer por meios digitais, como conteúdos organizados em plataformas digitais, em redes sociais, vídeos online e blogs como também em programas de televisão ou rádio; materiais didáticos impressos com orientações pedagógicas e distribuído aos alunos e seus pais ou responsáveis; e pela orientação de leituras, projetos, pesquisas, atividades e exercícios indicados nos materiais didáticos.

A comunicação é essencial neste processo, assim como a elaboração de guias de orientação das rotinas de atividades educacionais não presenciais para orientar famílias e estudantes, sob a supervisão de professores e dirigentes escolares.

Neste período de afastamento presencial, o Conselho Nacional de Educação recomenda que as escolas orientem alunos e famílias a fazer um planejamento de estudos, com o acompanhamento do cumprimento das atividades pedagógicas remotas por familiares.

O direcionamento de estudos é também importante como registro e instrumento de avaliação, como um portfólio de atividades realizadas que podem contribuir na reconstituição da memória de trabalhos realizados pelos estudantes.

Se quiser conhecer um pouco mais sobre como o Descomplica pode ajudar a sua Escola nesse momento acesse nossa página.

O Descomplica também disponibiliza gratuitamente para professores uma plataforma de exercícios que gera dados de performance dos alunos que podem ser utilizados como memória dos estudos dos alunos.

Quer ser notificado sobre eventos e novidades do mundo da educação? Se inscreva aqui 

Comentários

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro
Quer receber novidades em primeira mão?
Prontinho! Você receberá novidades na sua caixa de entrada.

Veja também

Separamos alguns conteúdos pra você