A nota do MEC é fundamental para avaliar a qualidade de uma faculdade e precisa ser consultada antes do ingresso no curso. Afinal, ela garante que você conclua a graduação e tenha um diploma certificado em uma instituição séria, de qualidade e de confiança.
No entanto, em época de vestibular, consideramos mais as instituições e cursos e, muitas vezes, ignoramos a existência de uma nota do MEC.
Desse modo, ao longo da graduação, notamos professores desmotivados e alunos sem aprendizado, o que pode culminar em uma formação vazia, que não vai acrescentar nada à sua carreira.
Já começou a perceber a importância da nota do MEC para a sua vida acadêmica e profissional? Então, vamos juntos aprender mais sobre ela, para que serve, e como é calculada.
O que é a nota do MEC?
Ela funciona como uma avaliação geral da Instituição de Ensino Superior e seus cursos. As faculdades e os cursos são pontuados com notas de 1 a 5.
Desse modo, as notas são atribuídas às universidades com base em indicadores que visam avaliar alguns aspectos das instituições de ensino, o que chamamos de IES.
São eles: infraestrutura, corpo docente, desempenho do estudante e projeto pedagógico.
Sendo assim, quanto maior a nota do MEC, melhor a avaliação da faculdade, de acordo com determinado indicador. Mas o que significa cada uma dessas notas? É o que veremos agora:
- 1 e 2. Rendimento abaixo da média, muito insatisfatório;
- 3. Requisitos minimamente atingidos. A maioria das universidades alcança esse rendimento;
- 4. Nota acima da média, mais alta que o rendimento mínimo exigido pelo MEC;
- 5. Excelência e alto nível, sendo que a IES e os seus cursos servem como referência para os demais.
Diante disso, vemos que os principais objetivos do MEC com esta pontuação são:
- Servir de referência para os estudantes escolherem os melhores cursos;
- Mostrar à IES o que pode ser melhorado e onde investir;
- Melhorar a qualidade do ensino superior em nosso país.
O que significa a nota 5 no MEC?
A nota 5 no MEC significa a nota máxima, ou seja, a maior avaliação que um curso e instituição podem ter e mostra a qualidade e excelência do curso superior.
Demonstra, de forma clara, que o conteúdo repassado não só atende à ementa exigida pelo Ministério da Educação como o excede com professores bem qualificados, infraestrutura moderna e tecnológica, além de um desempenho exemplar dos estudantes.
Assim, mais do que cursar um ensino superior de qualidade, escolher uma instituição e curso nota 5 é entrar no mercado de trabalho com o pé direito e dar um grande salto na carreira.
Por isso, não abra mão de escolher as melhores instituições e cursos para fazer seu ensino superior.
É importante avaliar tudo, pois, algumas vezes, as notas das instituições apontam para um caminho, mas ao comparar cursos específicos, uma universidade com nota menor do que a outra pode oferecer um curso com melhor qualidade. E vice-versa.
Agora que você já sabe tudo sobre a nota do MEC, vamos colocar os ensinamentos em prática? Pesquise no site do Inep ou e-MEC as notas do curso e faculdades que você escolheu.
E-mec Consulta
O E-mec é um site do Governo que permite ver a situação das instituições de ensino superior e de cursos de graduação, bem como dos atos autorizativos. Ele foi criado com o intuito de facilitar tanto as instituições de ensino, quanto os estudantes na busca por avaliações de cursos e universidades.
Dessa forma, todo o processo de consulta da nota do MEC é feito através deste site.
Abaixo, mostramos como obter informações das faculdades e cursos, na plataforma.
Consultar Nota do MEC
Nas abas superiores do site, você consegue navegar e fazer a consulta que desejar. Vamos começar, por exemplo, pela consulta avançada.
Nela, você pode consultar a instituição de ensino, o curso de graduação ou curso de especialização.
Como consultar a nota do Mec da faculdade
Abaixo segue o passo a passo para descobrir a avaliação de uma faculdade:
1- Selecione o filtro de instituição de ensino superior, coloque o nome da instituição na aba de pesquisa, depois digite o código de verificação que aparece e em seguida clique em Pesquisar.
Para refinar a busca, é possível inserir filtros como: Estado, Município, situação, dentre outros.
2- Confira as informações. A página mostra o nome da instituição, juntamente com as notas de IGC e CI.
Não faz ideia do que seja isso? Calma, vamos te explicar a seguir:
- CI — Conceito Institucional: avalia a Instituição de uma maneira geral;
- CI – EaD — Conceito Institucional EaD;
- IGC — Índice Geral de Cursos: reúne em um único indicador a qualidade geral de todos os cursos oferecidos pelas IES;
- IGC Contínuo: é um indicador de qualidade construído com base numa média ponderada das notas dos cursos de graduação e pós-graduação de cada instituição. O resultado final é apresentado em valores contínuos (que vão de 0 a 500) e em faixas (de 1 a 5).
Se você quiser saber mais sobre a instituição, clique na lupa ao lado na nota. Em seguida, na nova janela aberta você consulta todos os dados da instituição de ensino, assim como, as siglas que acabamos de comentar acima.
E ainda, nessa mesma janela, você também encontra o histórico da instituição nos últimos anos.
É importante verificar isso também para saber se o grau de excelência se manteve ou, em caso contrário, se a instituição e curso melhoraram nas avaliações.
Como ver nota do MEC para curso
Para ver a avaliação do curso, siga os seguintes passos:
1-Selecione o filtro de curso de graduação e depois digite o código de verificação que aparece, e em seguida clique em Pesquisar.
Caso queira acompanhar, especificamente, o curso de alguma faculdade, coloque na aba de pesquisa o nome da instituição.
2- Em seguida, confira as informações sobre o curso pesquisado como: Enade, CPC, CC e IDD.
Fonte: Emec
Vamos a um exemplo: no caso do Curso Gestão de Recursos Humanos da Descomplica, a nota total de CC foi 5. Sim, isso significa que temos excelência e alto nível e servimos como referência para os demais.
Lembra da explicação das notas que mencionei no início do nosso texto? Pois é, nosso curso de RH é nota máxima no MEC. Legal, né?
Riscos de entrar em um curso com nota baixa
Mas por que pesquisar a nota da faculdade e do curso antes de prestar o vestibular? Excelente pergunta!
Faculdades mal avaliadas pelo Ministério da Educação correm o risco de serem fechadas. Imagine você não ter garantia da conclusão do seu curso?
Como assim? Então, o curso que estou pagando todo mês e fazendo as aulas e exercícios direitinho pode acabar a qualquer momento?
Instituições de ensino com nota muito baixa podem ser interditadas pelo MEC, seja pela má infraestrutura ou baixa qualidade do ensino.
Essa é uma forma de garantir que a formação dos profissionais mantenha-se dentro dos parâmetros.
Por isso, muito cuidado quando for escolher uma universidade ou curso superior. Sempre consulte a nota do MEC, antes.
Qual é a relevância da nota do MEC para o mercado de trabalho?
Já se perguntou como a nota do MEC impacta na hora de conseguir um emprego?
Bom, profissionais formados em instituições com nota baixa não recebem tantas oportunidades de emprego quanto os que se formaram em universidades nota 5.
Afinal, fica bem notável que o profissional que se formou em uma instituição com nota mais alta teve acesso a melhores professores, tal como melhor infraestrutura didática e acadêmica do que os demais.
Desse modo, entende-se que ele será um profissional mais bem aproveitado pela empresa contratante.
Talvez as empresas e instituições empregadoras não confiram a nota de cada um dos cursos e universidades, mas é certo que as graduações com maiores notas acabam sendo reconhecidas no mercado pelo bom desempenho na formação dos alunos. E isso faz toda a diferença.
Como é feita a avaliação do MEC
Muito se engana quem acredita que as avaliações das instituições de ensino são feitas pelo MEC.
Na realidade, elas são avaliadas pelo Sinaes (Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior), que faz parte do Ministério da Educação.
Sendo assim, em sua avaliação ele considera três fatores:
- Avaliação das escolas;
- Avaliação dos cursos;
- Desempenho dos estudantes.
Então, o sistema avalia esses componentes de acordo com os eixos abaixo, segundo o site:
- Ensino
- Pesquisa
- Extensão
- Responsabilidade social
- Desempenho dos alunos
- Gestão da instituição
- Corpo docente
- Instalações
Como é calculada a nota do MEC?
A nota do MEC é calculada através da medição dos seguintes indicadores:
- Índice Geral dos Cursos (IGC) – que sintetiza a qualidade de todos os cursos de Graduação, Mestrado e Doutorado, de uma mesma instituição;
- Indicadores de Diferença entre os Desempenhos Esperado e Observado (IDD) – indica a média da qualidade do curso e é calculado pela diferença entre o desempenho dos estudantes concluintes e dos que ainda irão concluir o curso.
- Conceito Preliminar do Curso (CPC) – utiliza critérios como nota do Enade, infraestrutura, recursos didáticos, pedagógicos e avaliação de professores, para atribuir notas satisfatórias e insatisfatórias para as faculdades.
- Exame Nacional do Ensino dos Estudantes (Enade). Mede a qualidade dos cursos através do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes, que avalia o conhecimento e habilidades dos estudantes concluintes dos diferentes cursos do ensino superior.
Leia também: Enade: Tudo o que você precisa saber sobre a prova
Por que a nota do MEC é importante?
Depois de tudo que vimos até aqui, vem a importante pergunta: por que se preocupar tanto com a nota do MEC?
Pense bem, você quer construir uma carreira de sucesso e pesquisa por horas até encontrar o curso e a instituição que se encaixam perfeitamente em sua vida e rotina.
Depois de algum tempo, você descobre que o tempo e dinheiro investido no curso foram em vão, pois a sua instituição escolhida é mal avaliada pelo MEC.
Por isso, a nota do MEC deve ser a sua prioridade ao escolher um curso superior.
Assim você saberá que está escolhendo uma instituição com corpo docente preparado e ementa do curso de acordo com as exigências do MEC.
Compare as várias notas do curso no site do Ministério da Educação (e-MEC) e, caso a sua faculdade escolhida seja presencial, vá até a sede, para conhecer de perto onde você pretende estudar.
No caso de cursos a distância como a Faculdade Descomplica, procure alunos, ex-alunos e conhecidos que já estudaram lá, para saber se vale a pena.
Conforme for, veja se existem aulas experimentais para conhecer melhor a instituição.
Avaliação da Faculdade Descomplica
Então, agora que você já sabe como consultar o site, vamos ver as notas da Faculdade Descomplica:
- Avaliação institucional: CI – Conceito Institucional EaD = 5 (nota máxima)
- Avaliação do curso de gestão de recursos humanos: CC: Conceito de Curso: 5 (nota máxima)
Aproveite a pesquisa e procure também outras instituições. Assim, faça um quadro comparativo e, só depois de ter certeza, faça a sua matrícula.
Faculdade Descomplica é reconhecida pelo MEC
Como você pôde ver, a Faculdade Descomplica têm nota de Conceito Institucional EaD (CI- EAD), de 5, ou seja, nota máxima.
Por ser um curso a distância, os outros índices não entram na nota do MEC. No entanto, as notas 5 em Ensino a Distância são suficientes para enaltecer e confirmar a excelência do curso.
A Faculdade Descomplica, além de ser reconhecida pelo MEC, possui excelência e qualidade, e não perde para nenhuma outra universidade do país, servindo de referência.
Confira também o post: Faculdade Descomplica é boa
Avaliação do Curso de Gestão de Recursos Humanos da Descomplica
Os cursos oferecidos pela Faculdade Descomplica também são bem avaliados na nota de conceito de curso, um dos exemplos é o de Gestão de Recursos Humanos, que tem nota 5.
Por isso, além de pesquisar a nota da faculdade, é necessário verificar também a nota específica do curso. No exemplo que demos a Descomplica possui nota máxima para faculdade e também para o curso de Gestão de Recursos Humanos.
Você já conhece os cursos da Faculdade Descomplica? Não? Então, descomplique a sua vida e comece a buscar novas oportunidades desde agora!