Você sabia que a nota média do ENEM é de 500 pontos? Mas, em programas como o Sisu e ProUni, para cada curso e para cada universidade há uma média e pesos que você deve atingir, que formam a nota de corte. Você já pode calcular a sua, com base no seus resultados individuais no ENEM, divulgados essa semana, e nos pesos adotados pela sua universidade para o curso que você deseja fazer (você pode consultar esses pesos nos editais das universidades). Basta preencher a calculadora abaixo com os dados necessários para tirar a sua média:
A nota do ENEM, infelizmente, não pode ser calculada em casa pelo candidato com base na quantidade de acertos e erros das questões. É que o Exame Nacional do Ensino Médio tem um método de correção diferente dos demais vestibulares: ao invés de contabilizar a quantidade de questões corretas, a nota é composta a partir do sistema de Teoria de Resposta ao Item (TRI). Esse método de correção visa evitar possíveis “chutes” de candidatos em questões do exame, apurando o conhecimento do candidato através de testes. Portanto, acertar metade de uma das provas não significa que você receberá metade da nota. O método de correção da Redação é diferente: o texto passa por três corretores, que dão suas notas; a média dessas notas compõe o resultado final da Redação
O Inep, responsável pelos resultados do exame, divulga as notas individuais dos participantes em cada prova: Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias, Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias e Redação; portanto, não há uma média final do exame. Porém, nos programas em que as notas do ENEM são utilizadas para o acesso à uma vaga nas universidades, a média é necessária. Para quem vai se inscrever no Sisu ou até mesmo no ProUni, os programas produzem automaticamente sua média, de acordo com os pesos de cada matéria exigidos pelas universidades.
Por exemplo: se você quer cursar Letras, na UFRJ, deve se inscrever no Sisu. No sistema consta que os pesos das notas para concorrer a esse curso são de valor 1, exceto a nota da Redação e de Linguagens, que possuem peso 2. Isso quer dizer que a sua nota para concorrer ao curso de Letras é diferente da sua nota para concorrer ao curso de Engenharia, por exemplo, em que as notas de Ciências da Natureza e Matemática é que valem peso 2.
A média simples, sem peso, é utilizada no Programa Universidade para Todos, o ProUni, que oferece bolsas para acesso à graduação. A média mínima para concorrer no programa é de 400 pontos e o candidato não pode ter a redação zerada.
E você já calculou a sua média? Que tal contar pra gente qual é a sua e em qual curso você deseja se inscrever no Sisu? 😀