Não adianta: na hora de estudar, cada pessoa tem seu método preferido para absorver informações. Grifar, resumir, visualizar imagens, reler conteúdos e outras técnicas são as queridinhas dos estudantes, mas será que esses métodos de estudo funcionam mesmo?
Muitas pesquisas e investigações foram feitas para identificar os melhores métodos de estudo.
Duas técnicas foram apontadas como as melhores para absorver conteúdo: teste prático e prática distribuída. Não entendeu bem do que se trata? A seguir, a gente te ensina cinco métodos de estudo incríveis
Técnicas e métodos de estudo
Pra se dar bem nas provas, como no Enem, é indispensável utilizar métodos de estudo que façam a diferença. Eles vão ajudar a garantir um melhor desempenho nos estudos.
1. Prática distribuída: método de estudo que revê conteúdos
A prática distribuída é considerada como um dos mais eficientes métodos de estudo. É claro que cada pessoa tem suas preferências e hábitos, mas, ao investir nesse método, você eleva as chances de ir bem nas provas de vestibular.
Ela funciona da seguinte maneira: distribui o estudo ao longo do tempo, em vez de concentrar a aprendizagem em apenas um bloco.
Essa prática também pode ser interpretada como a distribuição do estudo em pequenos períodos, ao longo do dia. É preciso, também, investir em períodos de descanso.
2. Teste prático: simular para chegar ao melhor resultado
Fazer testes práticos é uma das formas de se aprender. Uma pesquisa indicou que essa técnica é até duas vezes mais eficiente do que outras.
Quem estuda online para o vestibular e tem uma rotina de estudos precisa fazer muitas provas anteriores. Seja do ENEM ou da prova de universidades. Você precisa dominar a dinâmica dos exames e se familiarizar com tempo, estrutura da prova, etc.
3. Estudo intercalado: alternando matérias
Quando você faz uma pausa no estudo de uma matéria e foca em outra, há maior aprendizado, sabia? Pesquisas científicas comprovaram que intercalar matérias gera maior aprendizado ao envolver movimentos físicos e tarefas cognitivas.
Ao fazer esse movimento, você se mantém mais tempo estudando e, consequentemente, eleva as chances de absorver mais conteúdo.
4. Auto explicação: fale sozinho, sim!
Uma das técnicas mais úteis para aprender conteúdos abstratos é explicar a matéria para você mesmo. Sim, pode parecer coisa de maluco, mas falar sozinho como se estivesse ensinando o conteúdo a alguém gera ótimos resultados.
Essa técnica gera resultados mais efetivos se for utilizada durante o período de estudos e não após. Por isso, a dica é, assim que você entrar em contato com um conteúdo, que pode ser online, “ensinar” isso a alguém (que, no caso, é você).
5. Interrogação elaborativa: justificando fatos
Às vezes, justificar por que determinada coisa é assim ou por que um fato aconteceu ajudam a memorizar um conteúdo.
A técnica de interrogação elaborativa foca em perguntas do tipo “Por quê”. Esse tipo de estudo exige mais esforço do cérebro, pois você tem que compreender as causas de um fato, investigando suas origens.
Essa abordagem é ótima, inclusive, para elaborar redações e compor respostas discursivas sobre determinado assunto.
6. Método de estudo pomodoro
Esse é um dos métodos de estudo mais conhecidos e leva em consideração uma divisão mais adequada do tempo, visando maximizar a quantidade de tarefas realizadas, bem como também a qualidade.
De uma forma geral, o pomodoro conta com uma aplicação bastante simples, e dura exatas duas horas, dividindo-se em 4 pomodoris, cada um com 30 minutos. Assim, basta iniciar uma atividade durante 25 minutos ininterruptos, e depois descansar por 5 minutinhos. Esse é o primeiro pomodori.
Após o descanso, inicia-se o segundo pomodori, seguindo a mesma métrica, com 25 minutos de atividade e 5 pra descansar. Por fim, ao completar as duas horas do pomodoro, a recompensa é um descanso de 30 minutos.
Pra isso, será preciso apenas um celular, pra alertar sempre que for a hora de parar e recomeçar; e também de um bloco de anotações, pra deixar as atividades devidamente organizadas.
A técnica foi criada ainda em 1988, por Francesco Cirillo, que era italiano e divulgou o sistema no livro “The Pomodoro Technique”. Em síntese, pomodoro significa tomate, na língua italiana, e promete melhorar bastante o aproveitamento do tempo.
Então, no Enem, cada pomodori pode ser utilizado pro estudo de matéria, e nos descansos, é importante relaxar a mente, pra voltar com mais disposição pro próximo round.
7. Resumos
Os resumos também são um dos métodos de estudo mais eficientes que existem, já que ajudam a sintetizar os conteúdos. Afinal, toda matéria tem sua essência, e é exatamente isso que deve ir parar no resumo.
Na hora de estudar pro Enem ou outro vestibular, vale a pena investir nesse método também, sendo uma complementação importante pra outras formas de estudo.
8. Mnemônica
Essa é uma das técnicas mais eficientes de fixação de conteúdos, e serve pra memorizar praticamente tudo. Ela consiste em associar uma fórmula, terminações, etc. com algo mais fácil de lembrar.
É algo similar ao que acontece com as musiquinhas, onde todo o conteúdo é sintetizado sobre uma canção. Na mnemônica, porém, são conceitos menores, e cada estudante pode criar os seus.
Um exemplo é na hora de aprender a diferença entre Mal e Mau. Isso porque basta lembrar do refrão da canção do Roberto Carlos, “Ele é o Bom”, ou melhor: Ele é U bom, mostrando que MaU é o contrário de Bom. Logo, MaL será o contrário de bem.
9. Mapa mental
Esse é também um método realmente muito prático, e que gera um resumo mais visual do conteúdo.
É como um mapa mental realmente, onde os principais pontos da matéria são basicamente desenhados em um mapa, mostrando seus pontos de ligação. Isso ajuda a ter uma compreensão mais ampla do que estudo e também a aprender com mais fluidez.
Há outras tantas abordagens que podem ser adotadas e o resultado de cada uma varia entre cada pessoa. Entretanto, essas 09 são as mais eficientes de acordo com a ciência.
Que tal investir nesses métodos de estudo para elevar as chances de se sair bem nas provas? Estudar online e combinar essas abordagens pode ser o que faltava para você chegar lá! Para aproveitar, o que acha de conferir alguns modelos de cronogramas prontinhos aqui do Descomplica?