Blog Descomplica

Confira os melhores métodos de estudo!

Está estudando e tem dificuldades em se concentrar? Que tal conferir os melhores métodos de estudo agora mesmo e sair na frente dos seus concorrentes?

Atualizado em

Compartilhe

Quando estamos no ensino fundamental, a preocupação com os métodos de estudo existe, mas não é tão importante se comparada ao ensino médio, vestibulares e concursos, por exemplo.

Ao chegar no ensino médio, o número de disciplinas aumenta, os vestibulares se aproximam e é chegada a hora de intensificar os estudos. O mesmo acontece quando se está em uma faculdade, onde os conteúdos são mais densos e específicos.

Diante desse cenário, apresentaremos os melhores métodos de estudo pra ajudar você a ir bem na hora prova. Se interessou? Então continue ligado pra saber mais!

métodos de estudo - caderno, celular e óculos sobre a mesa

O que são métodos de estudo?

Antes de tudo, é importante entendermos o que são métodos de estudo, pois não adianta colocar algum em prática sem entender a lógica por trás dele, certo?

Métodos de estudo são técnicas utilizadas com o objetivo de facilitar o aprendizado, seja por meio da memorização, gestão do tempo, concentração, seja por meio do foco.

Atualmente existem diversos métodos de estudo, mas o importante é identificar com o qual você mais se adapta. Não adianta, por exemplo, escolher a técnica pomodoro se o seu problema for foco e concentração.

Então, confira a seguir quais são os principais métodos de estudo e suas características.

métodos de estudo - teclado, computador e lápis sobre a mesa

Quais os melhores métodos de estudo existentes?

A seguir, listamos os melhores métodos de estudo que existem atualmente e que muitos estudantes utilizam, confira.

Técnica Pomodoro

Como no exemplo que apresentamos acima, a técnica pomodoro é um dos métodos de gestão de tempo mais conhecidos e eficientes.

Mas o que é essa técnica pomodoro? Assim como é importante levantarmos da cadeira a cada meia hora pra mexer o corpo, a técnica pomodoro estabelece um tempo de 25 minutos pra exercer alguma atividade e 15 minutos de descanso.

No entanto, esse tempo de 25 minutos é variável e pode ser ajustado de acordo com o que melhor funciona pra você, além é claro, da dificuldade do conteúdo.

Assistir filmes e séries

Sim, isso mesmo que você leu. Em tempos de pandemia, assistir séries e filmes sobre determinados assuntos e depois discutir com os amigos em uma videochamada é muito útil.

Quem nunca se interessou por medicina assistindo Greys Anatomy? Ou por História assistindo Vikings

Método Robinson (EPL2R)

Você provavelmente se pergunta: “que sigla complicada é essa?” Calma que a gente vai te explicar melhor. O método Robinson é um dos métodos mais eficientes.

A sigla EPL2R significa: Explorar, Perguntar, Ler, Rememorar e Repassar. Ou seja, na etapa de explorar é necessário visualizar o conteúdo como um todo.

Logo, não basta apenas analisar o texto, quantidade de páginas, etc. É preciso ir atrás do nome do autor, ler as notas de rodapé, principalmente em artigos científicos que possuem várias delas.

Em seguida, deve-se levantar as principais dúvidas existentes sobre o conteúdo a ser estudado.

Pra respondê-las, faça uma leitura mais aprofundada dos textos. Se necessário, busque na Internet mais informações a respeito, ou então converse com colegas e monte um grupo de estudo, caso o assunto seja muito complexo.

Por fim, é necessário rememorar, ou seja, assegurar que o conteúdo foi realmente apreendido, pra repassar tudo que o que estudou, realizando uma análise detalhada, com resumos e anotações.

Mapa Mental

O mapa mental pode ser considerado tanto uma técnica quanto uma ferramenta, pois ele pode ser utilizado nos métodos destacados acima, principalmente no caso do método EPL2R, já que é necessário diversas etapas e uma delas é explorar e anotar os principais conceitos.

É uma técnica muito visual e eficiente. Consiste no uso de cores e formas pra ajudar na memorização dos conteúdos. E o principal é o uso de ramificações, como se fosse uma árvore com vários ramos.

Um exemplo: o conceito de Idade Média é um termo mais amplo, que engloba diversos conceitos mais específicos como feudalismo, feudo, vassalo, suserano e por aí vai.

Em um mapa mental, “Idade Média” vai ao centro da folha e os demais termos ficam em volta do termo principal, por isso o exemplo da árvore.

A dica pra memorizar tais termos é utilizar uma fonte maior no termo principal e uma fonte menor nos demais, além de colocá-los com uma cor diferente em cada um.

Atualmente, existem diversas ferramentas online que são úteis na hora de criar mapas mentais como o MindMeister e o Canva. Mas, caso você se adapte melhor com o caderno e possua canetas e lápis coloridos, também pode ser feito a mão.

Teste prático

Praticar realizando exercícios de fixação é um método de estudo muito útil quando se trata de vestibulares e ENEM, por exemplo.

Contudo, se o seu caso for estudar algum conteúdo em específico, pode não ser muito útil, mas, basicamente, esse método consiste em realizar exercícios de testes e provas anteriores.

Autoexplicação e auto interrogação

É provável que muitos aqui já se imaginaram sendo professores ou já realizaram seminários, correto?

O método da autoexplicação consiste em “ser professor por um momento”, explicando em voz alta a matéria, pois dessa forma o conteúdo será apreendido com maior facilidade.

Em conjunto com esse método, existe outro que é a autointerrogação, que consiste no uso de questionamentos em voz alta. Ou seja, ao invés de explicar o conteúdo, vocês levantam dúvidas sobre ele.

Contudo, ele pode muito bem ser utilizado junto da autoexplicação, pois enquanto se explica o conteúdo, algumas dúvidas podem ser levantadas e automaticamente respondidas.

Estudo intercalado

Essa técnica é muito útil pra quem está no ensino médio ou na faculdade, pois consiste em intercalar o estudo das disciplinas, ou seja, num dia estuda-se teoria da história e no outro história moderna.

Caso haja alguma matéria com maior dificuldade, é possível optar por colocar dois dias na semana pra ela, mas claro, sem esquecer das demais.

Fichamento ou resumo

É uma técnica muito utilizada nas graduações de ciências humanas, onde os textos são mais densos e complexos.

Consiste em anotar as informações mais importantes de um texto. Aqui está o diferencial! Você pode separá-las em fichas (fichamento) ou produzir um texto corrido (resumo).

Releitura

Quem não se lembra dos professores falando “leia quantas vezes forem necessárias”? A releitura é um método importante e útil quando a dificuldade está ligada à compreensão do texto.

A primeira leitura serve pra abordar o texto no geral, enquanto que na segunda, os mínimos detalhes começam a ser percebidos.

Gravar áudios

Se você é do time que ama ouvir podcast ou costuma pegar busão pro colégio ou faculdade, gravar a sua explicação do conteúdo e ouvir posteriormente, saiba: você está no caminho certo, é uma ótima forma de aprender o conteúdo!

métodos de estudo - livro, lápis, teclado e computador sobre a mesa

Como saber qual o melhor método de estudo?

Diante de tantas possibilidades, pode parecer difícil escolher o melhor método de estudo, certo? Mas calma, não é bem assim.

Cada método de estudo destacado aqui pode ser útil pra cada ocasião, por exemplo o método pomodoro pode ser útil se o seu problema for gestão de tempo. Já a releitura é útil pra quem possui dificuldade em interpretação e compreensão de texto.

Então, é necessário identificar a dificuldade pra utilizar o melhor método de estudo no seu caso. Entendido?

Agora que você já sabe quais os métodos de estudo que existem, que tal dar uma olhada em nossos cursos de graduação? Confira agora mesmo quais são! A gente tem oportunidades incríveis pra você.

Comentários

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro
Quer receber novidades em primeira mão?
Prontinho! Você receberá novidades na sua caixa de entrada.

Veja também

Separamos alguns conteúdos pra você