Blog Descomplica

Saiba o que é Metaverso e por que você vai ouvir falar muito dele ainda

Atualizado em

Compartilhe

O metaverso é uma nova realidade baseada na integração entre mundo real e mundo virtual. Muito falado depois que o CEO do ex-Facebook e agora Meta, Mark Zuckerberg, anunciou um investimento de bilhões na tecnologia, ele promete revolucionar o mercado de trabalho e gerar inúmeras possibilidades no universo online.

O metaverso se tornou um dos termos mais utilizados nos últimos anos para descrever um mundo virtual que espelha a vida real. Em 2020, ele começou a ser discutido com mais detalhes, especialmente do ponto de vista de negócios. Shows em plataformas de games, conferências corporativas virtuais e desfiles de modas por meio de realidade virtual são só alguns dos exemplos.

Quer entender de uma vez por todas o que é o metaverso e ver alguns exemplos dessa tecnologia em nossas vidas? A gente te conta!

O que é o tal metaverso?

Como já falamos acima, o metaverso integra o mundo real e o virtual por meio de tecnologia. Inclusive, muitas startups já estão imersas nessa indústria há anos, sabia?

Para se ter uma ideia de como ele está presente em nossas vidas, é legal citarmos exemplos de empresas que já fazem parte do metaverso. 

O que fazem hoje plataformas de games como Fortnite e Avakin Life, inserindo experiências de marcas como Havaianas e O Boticário, é apenas o começo desse mundo que pode conectar entretenimento, redes sociais, comércio e muito mais.

O metaverso, de forma geral, traz muitas oportunidades, não só para quem é de tecnologia, mas para quem entende de marketing, negócios e uma série de outras áreas. 

Isso porque ele mescla tecnologias e inovações, como a 3D e a Inteligência Artificial, para trazer uma “nova extensão” da internet. É como se você pudesse montar outra vida na realidade virtual, entende?

Por meio da utilização de óculos ou qualquer outro dispositivo que fique à frente dos olhos, é possível interagir com o ambiente, com novas pessoas e, até mesmo, adotar uma nova postura. Há, inclusive, iniciativas que mesclam o metaverso com a realidade aumentada. 

O que Mark Zuckerberg tem a ver com o Metaverso? 

Em 2021, Mark Zuckerberg anunciou que a empresa Facebook passaria a se chamar Meta. A justificativa é que a companhia era fortemente associada a mídias sociais, mas seu posicionamento vai muito além, sendo um laboratório de tecnologias. 

A partir disso, a Meta teria como uma de suas missões a de conectar pessoas. Com suas tecnologias, as pessoas seriam capazes de trabalhar, estudar, gerar negócios e ter experiências completamente diferentes do que podemos imaginar. 

Como entrar no metaverso? 

Entrar no metaverso requer uma boa internet – preferencialmente a 5G. Além disso, é necessário ter alguns equipamentos e tecnologias, como: 

  • Óculos de realidade aumentada;
  • Criptomoedas;
  • Blockchain. 

O Blockchain e as criptomoedas são apontados como a moeda de troca usada no metaverso. Com eles, você pode fazer compras e movimentar toda a sua vida online. Também há tendência de utilização dos NFTs (tokens não fungíveis). 

Quais empresas fazem parte do metaverso? 

A Epic Games é uma das empresas que já investem no metaverso, com shows realizados por famosos dentro dos jogos. Outros exemplos são:

  • Snap: a empresa já trabalha com óculos de realidade aumentada e poderá expandir sua atuação;
  • Microsoft: a gigante de tecnologia já trabalha diretamente com realidade mista;
  • Roblox: a plataforma de criação de jogos e ambientes tem se interessado amplamente pelo projeto;
  • Nvidia: a desenvolvedora de placas de vídeo já afirmou que está desenvolvendo estratégias para o metaverso.

Quais são as vantagens do metaverso?

Embora ainda seja algo embrionário, especialmente no Brasil, o metaverso pode trazer vários benefícios, incluindo:

  • Criação de novos negócios e oportunidades de inovação;
  • Movimentação do mercado das moedas digitais;
  • Maior interação com pessoas que estão fisicamente distantes;
  • Criação de mais empregos virtuais;
  • Novas formas de aprendizagem.

Ao lado do metaverso, estão presentes tecnologias como Inteligência Artificial, Realidade Aumentada, Assistentes Virtuais e chatbots e até Sustentabilidade, sabia?  

Confera nossos cursos de graduação e pós-graduação de tecnologia da Descomplica Faculdade Digital?

Comentários

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro
Quer receber novidades em primeira mão?
Prontinho! Você receberá novidades na sua caixa de entrada.

Veja também

Separamos alguns conteúdos pra você