O metaverso é uma nova realidade baseada na integração entre mundo real e mundo virtual. Muito falado depois que o CEO do ex-Facebook e agora Meta, Mark Zuckerberg, anunciou um investimento de bilhões na tecnologia, ele promete revolucionar o mercado de trabalho e gerar inúmeras possibilidades no universo online.
O metaverso se tornou um dos termos mais utilizados nos últimos anos para descrever um mundo virtual que espelha a vida real. Em 2020, ele começou a ser discutido com mais detalhes, especialmente do ponto de vista de negócios. Shows em plataformas de games, conferências corporativas virtuais e desfiles de modas por meio de realidade virtual são só alguns dos exemplos.
Quer entender de uma vez por todas o que é o metaverso e ver alguns exemplos dessa tecnologia em nossas vidas? A gente te conta!
O que é o tal metaverso?
Como já falamos acima, o metaverso integra o mundo real e o virtual por meio de tecnologia. Inclusive, muitas startups já estão imersas nessa indústria há anos, sabia?
Para se ter uma ideia de como ele está presente em nossas vidas, é legal citarmos exemplos de empresas que já fazem parte do metaverso.
O que fazem hoje plataformas de games como Fortnite e Avakin Life, inserindo experiências de marcas como Havaianas e O Boticário, é apenas o começo desse mundo que pode conectar entretenimento, redes sociais, comércio e muito mais.
O metaverso, de forma geral, traz muitas oportunidades, não só para quem é de tecnologia, mas para quem entende de marketing, negócios e uma série de outras áreas.
Isso porque ele mescla tecnologias e inovações, como a 3D e a Inteligência Artificial, para trazer uma “nova extensão” da internet. É como se você pudesse montar outra vida na realidade virtual, entende?
Por meio da utilização de óculos ou qualquer outro dispositivo que fique à frente dos olhos, é possível interagir com o ambiente, com novas pessoas e, até mesmo, adotar uma nova postura. Há, inclusive, iniciativas que mesclam o metaverso com a realidade aumentada.
O que Mark Zuckerberg tem a ver com o Metaverso?
Em 2021, Mark Zuckerberg anunciou que a empresa Facebook passaria a se chamar Meta. A justificativa é que a companhia era fortemente associada a mídias sociais, mas seu posicionamento vai muito além, sendo um laboratório de tecnologias.
A partir disso, a Meta teria como uma de suas missões a de conectar pessoas. Com suas tecnologias, as pessoas seriam capazes de trabalhar, estudar, gerar negócios e ter experiências completamente diferentes do que podemos imaginar.
Como entrar no metaverso?
Entrar no metaverso requer uma boa internet – preferencialmente a 5G. Além disso, é necessário ter alguns equipamentos e tecnologias, como:
- Óculos de realidade aumentada;
- Criptomoedas;
- Blockchain.
O Blockchain e as criptomoedas são apontados como a moeda de troca usada no metaverso. Com eles, você pode fazer compras e movimentar toda a sua vida online. Também há tendência de utilização dos NFTs (tokens não fungíveis).
Quais empresas fazem parte do metaverso?
A Epic Games é uma das empresas que já investem no metaverso, com shows realizados por famosos dentro dos jogos. Outros exemplos são:
- Snap: a empresa já trabalha com óculos de realidade aumentada e poderá expandir sua atuação;
- Microsoft: a gigante de tecnologia já trabalha diretamente com realidade mista;
- Roblox: a plataforma de criação de jogos e ambientes tem se interessado amplamente pelo projeto;
- Nvidia: a desenvolvedora de placas de vídeo já afirmou que está desenvolvendo estratégias para o metaverso.
Quais são as vantagens do metaverso?
Embora ainda seja algo embrionário, especialmente no Brasil, o metaverso pode trazer vários benefícios, incluindo:
- Criação de novos negócios e oportunidades de inovação;
- Movimentação do mercado das moedas digitais;
- Maior interação com pessoas que estão fisicamente distantes;
- Criação de mais empregos virtuais;
- Novas formas de aprendizagem.
Ao lado do metaverso, estão presentes tecnologias como Inteligência Artificial, Realidade Aumentada, Assistentes Virtuais e chatbots e até Sustentabilidade, sabia?
Confera nossos cursos de graduação e pós-graduação de tecnologia da Descomplica Faculdade Digital?