O seu interesse pelo mercado financeiro e de capitais pode significar duas coisas: ou você quer aprender a investir seu dinheiro ou trabalhar na área, certo? E por que não as duas coisas?
Afinal, esse segmento tem crescido muito nos últimos anos e cada vez mais pessoas procuram profissionais na área pra dar aquele up nos investimentos.
Seja pra engordar o cofrinho ou pra alavancar a carreira, é importante conhecer melhor quais as diferenças entre eles e como funciona a coisa toda.
Bora entender tudo? Então continue lendo este artigo, porque ele tá mais quente que oferta de IPO com potencial de Blue Chip!
O que é o mercado financeiro?
Praticamente tudo que envolve o dinheiro faz parte do mercado financeiro. Ou seja, empréstimos, troca de moeda estrangeira, compra e venda de ativos financeiros, pagamento de contas etc. Também são parte integrante dele os bancos, fintechs, corretoras e outras instituições financeiras e governamentais.
Pra exemplificar, ao passar o seu cartão, fazer um Pix ou sacar dinheiro no caixa eletrônico você usou o mercado financeiro e nem se deu conta. Ele faz parte do nosso dia a dia de forma tão natural justamente porque está em todos os lugares.
Qual a diferença entre mercado financeiro e mercado de capitais?
O mercado financeiro é um conceito mais geral. Ele abrange também outros mercados, inclusive o mercado de capitais. É como se ele fosse o paizão de todos. Isso significa que tudo que envolve o sistema financeiro faz parte do pacote, mas podemos dizer que existem quatro mercados principais:
- mercado monetário — é onde o dinheiro circula no curto prazo, tipo transferências e depósitos que acontecem em um prazo de 24 horas em bancos e fintechs;
- mercado de crédito — é pra esse mercado que você costuma correr quando o caldo entorna. Sabe aquela passada pelo cheque especial ou o tentador empréstimo pessoal? Então, eles estão aqui, com outros tipos de crédito;
- mercado de câmbio — no Brasil, esse segmento é monitorado pelo Banco Central e lida basicamente com tudo que envolve moedas estrangeiras. Das doletas do Tio Sam às Renminbi chinesas, tudo passa por ele. Empresas com foco na exportação trabalham diretamente com esse segmento;
- mercado de capitais — chegamos ao outro protagonista do nosso post. Já deu pra ter uma ideia de que o mercado financeiro e de capitais estão juntos e misturados né? Mas o nosso amigo aqui é o cara responsável, principalmente, por capitalizar as empresas. Ou seja, é nele que os negócios conseguem grana pela venda de ações ou debêntures.
O que é o mercado de capitais na prática?
O mercado de capitais também é chamado de Mercado de Valores Mobiliários, e é nele que ocorre o encontro entre quem precisa de dinheiro pro seu negócio e quem deseja investir suas patacas pra fazê-las se multiplicarem. Claro que essa é a versão simplificada.
Na real, quando uma empresa quer expandir ou adquirir outra companhia, ela pode vender pequenas partes do seu negócio pra outras pessoas, são as ações de uma empresa.
Há outras formas de se capitalizar também, como as debêntures, por exemplo. Como esses pedacinhos estão atrelados ao valor da companhia e as oscilações do mercado, esse tipo de negócio é chamado de renda variável.
Outro tipo de investimento comum no mercado financeiro e de capitais, que tem o objetivo de levantar uma grana pra quem comercializa, são os ativos de renda fixa, como CDBs, LCIs, Títulos do Tesouro Direto e CRIs. Normalmente, eles são oferecidos por instituições financeiras, como bancos e corretoras.
Nessa modalidade você empresta o seu dinheiro por algum tempo pra uma instituição em troca de um retorno financeiro, que pode ser pré-fixado no momento do investimento ou pós-fixado e atrelado a algum índice de correção, como o IPCA, por exemplo.
O que se estuda em finanças com foco nesse mercado?
Não precisa ser de exatas pra se interessar pelo mercado financeiro e de capitais, pois com o surgimento de startups no setor e o aumento de interesse pelo público, quem souberplanejar sua carreira e entender do assunto vai se destacar. Afinal, em terra de fintech quem tem pós na área é rei.
Pra começar, vai rolar um conhecimento básico sobre conceitos de moedas e bancos, sistema financeiro nacional e intermediação financeira. Afinal, você precisa entender como as coisas funcionam como um todo, não é mesmo?
Com essa base, já dá pra conhecer os fundamentos da análise técnica, como são os sistemas de informação, os índices de liquidez e aspectos que envolvem a análise de demonstrativos financeiros e fluxo de caixa em geral.
Conteúdos avançados sobre os tipos de ativos e a dinâmica da taxa de juros também fazem parte da grade de estudos.
É muita informação, a gente sabe. Mas, como você vai aprender tudo na sequência certa e com um pessoal fera no mercado, vai perceber que as coisas se encaixam e tudo passa a fazer sentido.
Por que o mercado financeiro e de capitais é importante?
O mercado financeiro é importante pois é ele que regula o fluxo da economia. Tudo que diz respeito à circulação de dinheiro, desde o simples pagamento de uma conta até grandes transações entre empresas, passa por ele. Mesmo o seu dinheiro paradinho na conta está trabalhando pra alguém no mercado financeiro, acredite.
Já o mercado de capitais é o responsável por aproximar, por meio de bancos e corretoras, quem quer investir seu dinheiro e quem precisa desses recursos. Dessa forma, qualquer pessoa pode ser sócia de uma empresa, adquirindo suas ações ou fazer seu dinheiro render emprestando pras instituições financeiras, ou pro governo, e isso ajuda a fortalecer a economia do país.
Claro que o mercado financeiro e de capitais estão atrelados e são afetados por outros aspectos de um país, como questões políticas ou sociais que podem ocasionar oscilações na economia.
Por isso, entender o mecanismo de funcionamento permite agir com segurança e se preparar pra possíveis turbulências.
Quer embarcar nessa oportunidade e se destacar na sua profissão? Confira a Pós Descomplica em Finanças com Ênfase em Mercados Capitais.