Quer entender melhor o que foi oséculo das luzes? Confira então o resumo completo que o Descomplica preparou sobre o assunto. Boa leitura!
O que é Iluminismo: resumo
Tendo o marco inicial na França do século XVIII, o movimento do iluminismo tinha como objetivo realmente reestruturar toda a sociedade da época.
No período, era o Antigo Regime, baseado na fé, que estava instaurado, mas não atendia às necessidades e anseios existentes.
Assim, os iluministas queriam uma sociedade baseada na razão, sendo preciso desconstruir os saberes e reorganizar os conhecimentos até então. Diversas escolas filosóficas tiveram um papel fundamental nesse processo.
Quanto à organização social e política, era o absolutismo, com reis e monarcas donos de todo o poder, que comandavam tudo.
Além disso, o movimento do século das luzes também era contra esse modelo, que dava privilégios altos ao clero e a nobreza, em detrimento das demais classes.
Dessa forma, uma das molas propulsoras desse processo foi a classe burguesa, que buscava ter mais representatividade. Eles já eram detentores de um grande poder dentro da economia, mas não gozavam de uma participação política, e queriam mudar isso.
Em relação a revisão dos conhecimentos, a construção da Enciclopédia, de D’Alembert e Diderot, foi um marco significativo. Ela buscava reunir os conhecimentos existentes, sempre baseados na razão, e teve seus volumes lançados entre os anos de 1751 e 1780.
Porque o iluminismo ficou conhecido como século das luzes?
Quando se observa o movimento iluminista como um todo, não é tão difícil entender essa pergunta.
Afinal, o Iluminismo conseguiu trazer a “luz da razão” pra sociedade, modificando diversas áreas do conhecimento e provocando mudanças profundas na organização social e política.
A ideia era de que basear tudo por um ideal de religiosidade e pela fé interferia diretamente no avanço da própria humanidade, que ficava presa ao modelo, estagnado.
Os reis absolutistas, por exemplo, tinham o chamado direito divino (dado diretamente por Deus), e eram vistos por muitos como realmente deuses, conseguindo controlar tudo e todos da sua nação.
A atual divisão dos três poderes, presente dentro dos estados democráticos da sociedade contemporânea, teve um aprofundamento justamente a partir do Iluminismo, com a elaboração de Montesquieu.
A luz da razão atingiu também todas as áreas sociais, como a arte, o saber, a política, a medicina etc. E é por isso que o século XVIII é considerado como o século das luzes.
Quais são os principais pensadores do século das luzes?
O Iluminismo, de uma forma geral, contou com a contribuição de diversos pensadores, que deixaram sua marca dentro da história da humanidade.
Afinal, contribuíram diretamente pra reformulação civil, moldando a formação contemporânea. Dentre os principais nomes, porém, é importante citar:
- Adam Smith (1723 a 1790);
- Denis Diderot (1713 a 1784);
- John Locke (1632 a 1704);
- Voltaire (1694 a 1778);
- David Hume (1711 a 1776);
- Montesquieu (1689 a 1755);
- Immanuel Kant (1724 a 1804)
- Jean Jacques Rousseau (1712 a 1778).
E então, gostou do conteúdo? Deixe seu comentário com dúvidas e sugestões pro Descomplica te ajudar!
Exercícios
1. (Fuvest) Sobre o chamado despotismo esclarecido é correto afirmar que
a) foi um fenômeno comum a todas as monarquias europeias, tendo por característica a utilização dos princípios do Iluminismo.
b) foram os déspotas esclarecidos os responsáveis pela sustentação e difusão das ideias iluministas elaboradas pelos filósofos da época.
c) foi uma tentativa bem intencionada, embora fracassada, das monarquias europeias reformarem estruturalmente seus Estados.
d) foram os burgueses europeus que convenceram os reis a adotarem o programa de modernização proposto pelos filósofos iluministas.
e) foi uma tentativa, mais ou menos bem sucedida, de algumas monarquias reformarem, sem alterá-las, as estruturas vigentes.
Veja como resolver passo-a-passo esta questão!
2. (Ufv) O Marquês de Pombal, ministro do rei D. José I (1750-1777), foi o responsável por uma série de reformas na economia, educação e administração do Estado e do império português, inspiradas na filosofia iluminista e na política econômica do mercantilismo, cabendo a ele a expulsão dos padres jesuítas da Companhia de Jesus dos domínios de Portugal.
O Marquês de Pombal foi um dos representantes do chamado:
a) Despotismo Esclarecido.
b) Socialismo Utópico.
c) Socialismo Científico.
d) Liberalismo.
e) Parlamentarismo Monárquico.
Veja como resolver passo-a-passo esta questão!
GABARITO
1. A
2. A