Quer entender melhor o que foi oséculo das luzes? Confira então o resumo completo que o Descomplica preparou sobre o assunto. Boa leitura!
O que é Iluminismo: resumo
Tendo o marco inicial na França do século XVIII, o movimento do iluminismo tinha como objetivo realmente reestruturar toda a sociedade da época.
No período, era o Antigo Regime, baseado na fé, que estava instaurado, mas não atendia às necessidades e anseios existentes.
Assim, os iluministas queriam uma sociedade baseada na razão, sendo preciso desconstruir os saberes e reorganizar os conhecimentos até então. Diversas escolas filosóficas tiveram um papel fundamental nesse processo.
Quanto à organização social e política, era o absolutismo, com reis e monarcas donos de todo o poder, que comandavam tudo.
Além disso, o movimento do século das luzes também era contra esse modelo, que dava privilégios altos ao clero e a nobreza, em detrimento das demais classes.
Dessa forma, uma das molas propulsoras desse processo foi a classe burguesa, que buscava ter mais representatividade. Eles já eram detentores de um grande poder dentro da economia, mas não gozavam de uma participação política, e queriam mudar isso.
Em relação a revisão dos conhecimentos, a construção da Enciclopédia, de D’Alembert e Diderot, foi um marco significativo. Ela buscava reunir os conhecimentos existentes, sempre baseados na razão, e teve seus volumes lançados entre os anos de 1751 e 1780.
Porque o iluminismo ficou conhecido como século das luzes?
Quando se observa o movimento iluminista como um todo, não é tão difícil entender essa pergunta.
Afinal, o Iluminismo conseguiu trazer a “luz da razão” pra sociedade, modificando diversas áreas do conhecimento e provocando mudanças profundas na organização social e política.
A ideia era de que basear tudo por um ideal de religiosidade e pela fé interferia diretamente no avanço da própria humanidade, que ficava presa ao modelo, estagnado.
Os reis absolutistas, por exemplo, tinham o chamado direito divino (dado diretamente por Deus), e eram vistos por muitos como realmente deuses, conseguindo controlar tudo e todos da sua nação.
A atual divisão dos três poderes, presente dentro dos estados democráticos da sociedade contemporânea, teve um aprofundamento justamente a partir do Iluminismo, com a elaboração de Montesquieu.
A luz da razão atingiu também todas as áreas sociais, como a arte, o saber, a política, a medicina etc. E é por isso que o século XVIII é considerado como o século das luzes.
Quais são os principais pensadores do século das luzes?
O Iluminismo, de uma forma geral, contou com a contribuição de diversos pensadores, que deixaram sua marca dentro da história da humanidade.
Afinal, contribuíram diretamente pra reformulação civil, moldando a formação contemporânea. Dentre os principais nomes, porém, é importante citar:
- Adam Smith (1723 a 1790);
- Denis Diderot (1713 a 1784);
- John Locke (1632 a 1704);
- Voltaire (1694 a 1778);
- David Hume (1711 a 1776);
- Montesquieu (1689 a 1755);
- Immanuel Kant (1724 a 1804)
- Jean Jacques Rousseau (1712 a 1778).
E então, gostou do conteúdo? Deixe seu comentário com dúvidas e sugestões pro Descomplica te ajudar!
