• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Mapa Mental: Conclusão

Confira este mapa mental sobre Conclusão que vai ter ajudar a mandar muito bem no ENEM e conseguir sua nota 1000!

Mapa Mental: Conclusão

A conclusão é o parágrafo final do seu texto. Ela é a responsável por sinalizar que a argumentação acabou. Por ser a cereja do bolo, é de extrema importância tanto para a estrutura da dissertação argumentativa, quanto para o sentido do texto, e precisa estar conectada às demais partes, para que haja a famosa coerência textual. Algumas pessoas encontram dificuldades para escrever uma boa conclusão, já que nem sempre é simples organizar o pensamento, saber a hora em que acabamos de argumentar e como amarrar todas essas ideias ao final de uma redação. Por isso, esse resumo te explica o passo a passo para ela deixar de ser um bicho de sete cabeças.

1. Finalização

A conclusão é uma finalização, portanto, não se deve acrescentar nenhum argumento novo. Por isso, é o parágrafo que evidencia o fim do texto através do uso de conectivos conclusivos, como Logo, Portanto, Dessa forma, Sendo assim.

Exemplo de conclusão, tema: Publicidade infantil em questão no Brasil

“Sergio Buarque de Hollanda constatou que o brasileiro é suscetível a influências estrangeiras, e a publicidade atual é a consequência direta da globalização. Por conseguinte é preciso que as crianças, desde pequenas, saibam diferenciar o útil do fútil, sendo preparados para analisar informações advindas do exterior no momento em que observam as propagandas.”

Nesse caso, o conectivo que evidencia a conclusão é o “por conseguinte”.

CONFIRA ESTA RESUMO E APRENDA TUDO SOBRE A REDAÇÃO!