• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Mapa Mental: Eletrólise

Nesse mapa mental, você vai encontrar os principais pontos sobre Eletrólise para estudar ainda mais 😉

mapa-quimica-eletrolise

É o processo químico no qual uma reação de oxirredução é provocada pela corrente elétrica de forma não espontânea. A reação de oxirredução é aquela em que há transferência de elétrons entre os átomos do sistema.

Eletrólise Ígnea: é o nome que se dá a uma reação química provocada pela passagem de corrente elétrica através de um composto iônico fundido.

Eletrólise Aquosa: é o nome de uma reação química provocada pela passagem de corrente elétrica por meio de uma solução aquosa.

É um fenômeno de oxirredução, sendo assim, o total de elétrons perdidos no pólo positivo deve ser igual ao total de elétrons recebidos no pólo negativo.


Concorrência de íons

Neste caso, a cuba eletrolítica contém dois tipos de cátions e dois tipos de ânions. Sendo assim, surgem as questões: qual o cátion a ser descarregado preferencialmente no cátodo? Qual o ânodo a ser descarregado preferencialmente no ânodo? A estas questões daremos o nome de concorrência dos íons.

Com relação aos cátions: A grande maioria dos cátions (quase todos) sofre eletrólise em meio aquoso. Apenas os cátions de elementos das colunas 1A, 2A e alumínio (Aℓ) não são descarregados em meio aquoso.

Cátions da 1A, 2A e Aℓ não sofrem eletrólise aquosa.

Nesse caso, o H+ (aq) será eletrolisado produzindo gás hidrogênio:

2 H+ (aq) + 2 e ⇆ H2(g)

Com relação aos ânions: A grande maioria dos ânions não sofre eletrólise em meio aquoso. Poucos ânions, ou seja, apenas os ânions não oxigenados (F– , Cl – , Br– , I– , S–2 …) sofrem.

Cl – , Br– , I– , S–2 sofrem eletrólise aquosa. Os demais ânions, principalmente os oxigenados, não sofrem. Nesse caso haverá eletrólise do OH , produzindo oxigênio, O2(g)…

2 OH (aq) ⇆ 2 e– + H2O + ½ O2(g)

SAIBA MAIS COM ESTE RESUMO COMPLETO!