Ao estudar Química pro vestibular, você com certeza precisará revisar como calcular diluição e mistura de soluções. Essa matéria permite que você consiga somar ingredientes da mesma forma que faz com números na Matemática.
Durante o nosso dia a dia, temos contato com diversos resultados de diluição e mistura de soluções. Na maioria das vezes nem nos damos conta, mas a compreensão sobre essas questões será fundamental pra se dar bem em Química.
Que tal revisar tudo o que você precisa sobre diluição e mistura de soluções e fazer alguns exercícios? É só conferir o post que a gente preparou a seguir!
O que significa diluição e mistura de soluções?
Diluição e mistura de soluções nada mais é do que adicionar ou retirar parte de um solvente de uma solução. Isso modifica a concentração, transformando a substância resultante.
Antes de seguir, é importante revisar alguns termos. Por solução, queremos dizer misturas homogêneas, que são formadas pela adição de um soluto (que será dissolvido) a um solvente (que dissolverá algo).
Se o assunto parece distante da realidade, é importante saber que o nosso dia a dia é repleto desse tipo de solução. Por exemplo, sucos, refrigerantes, café e até mesmo o ar que respiramos são soluções.
Em Química, calcular diluição e mistura de soluções envolve a consideração dos tipos de soluções envolvidas, a massa delas e o volume resultante. pra facilitar, anote a seguinte fórmula:
Vf = Vi + Va
Nela, Vf significa volume final, Vi é o volume da solução inicial e Va é o volume do solvente adicionado.
Exercícios sobre diluição e mistura de soluções
1. O leite de magnésia, usado como antiácido e laxante, contém em sua formulação o composto Mg(OH)2. A concentração de uma amostra de 10 mL de leite de magnésia que foi titulada com 12,5 mL de HCl 0,50 mol.L–1 é, em mol.L–1, de, aproximadamente,
a) 0,1.
b) 0,3.
c) 0,5.
d) 0,6.
e) 1,2.
2. Tem-se 50 mL de solução 0,1 M de Nitrato de Prata (AgNO3). Ao se adicionar 150 mL de água destilada à solução, esta passará a ter a concentração de
a) 0,5 M.
b) 0,2 M.
c) 0,025 M.
d) 0,01 M.
e) 0,033 M.
3. Uma suspensão de células animais em um meio isotônico adequado apresenta volume igual a 1 L e concentração total de íons sódio igual a 3,68 g/L.
A esse sistema foram acrescentados 3 L de água destilada.
Após o processo de diluição, a concentração total de íons sódio, em milimol/L, é de:
a) 13,0
b) 16,0
c) 23,0
d) 40,0
4. Ácido cítrico reage com hidróxido de sódio segundo a equação:
Considere que a acidez de um certo suco de laranja provenha apenas do ácido cítrico. Uma alíquota de 5,0 mL desse suco foi titulada com NaOH 0,1 mol/L, consumindo-se 6,0 mL da solução básica para completa neutralização da amostra analisada.
Levando em conta estas informações e a equação química apresentada, é correto afirmar que a concentração de ácido cítrico no referido suco, em mol/L, é:
Gabarito
1. B
Reação que ocorre:
Portanto, teremos a seguinte proporção entre ácido e base:
Lembrar que: onde C é a concentração em mol/L.
Assim:
2. C
3. D
4. E
E aí, gostou do conteúdo que trouxemos? Então, que tal conhecer o cursinho preparatório para o Enem da Descomplica?