• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Pegue uma carona no Jet-Ski do presidente Collor e entenda como foi seu governo na Nova República

Hoje nós vamos falar um pouquinho sobre a Nova República, que aconteceu após a Ditadura Militar no Brasil. Vamos dar um panorama sobre o Governo Collor e falar um pouco sobre suas características. Preparados?

Fernando Collor de Mello foi o primeiro presidente eleito diretamente, ou seja, através do voto obrigatório, após a ditadura. Sua campanha, que prometia “abater a inflação com um só tiro!”, propunha um combate de forma intensa à hiperinflação que se deflagrava no Brasil. E acreditem se quiser, seu jeito “garotão”, “broto”, influenciou muitas pessoas na época a escolherem-no como presidente.

Quer saber mais sobre o governo Collor? Leia esse resumo!

Collor decidiu, após ser eleito, se alinhar ao chamado sistema neoliberal, ou seja, um projeto de governo que prezava pela mínima intervenção estatal na economia – o chamado Estado Mínimo – e prometeu também demitir inúmeros funcionários públicos, que para ele simbolizavam o atraso de nosso país. Ele também congelou contas poupanças dos cidadãos brasileiros, uma característica de seu governo que todos que viveram naquela época se lembram bem e que, claro, não agradou nem seus eleitores e nem a população e que fazia parte do chamado “Plano Collor”, juntamente com a alta taxa de juros e a restrição de crédito.  Ele realmente diminuiu em alguma instância a inflação, mas nem chegou perto do que os brasileiros gostariam para suas vidas enquanto brasileiros.

E aí veio o grande problema: foram descobertos, durante seu mandato, alguns desvios de verbas públicas – o tão falado “Esquema PC Farias” (você pode não saber o que era, mas já ouviu falar, com certeza. Qualquer coisa, é só dar uma assistida à aula do professor Renato Pellizzari sobre o assunto!).

Adivinha quem não gostou nada disso? A população, é claro! Houve uma série de protestos incluindo o famoso “Movimento dos Caras Pintadas”, no qual estudantes doram para as ruas com as caras pintadas em protesto ao seu governo. Collor sofreu, então, o Impeachment, sem comprovação oficial de sua participação no esquema.

Quer saber mais sobre o governo Collor? Leia esse resumo!

E aí, curtiu o resumo? Achou legal? Comente! Queremos saber a sua opinião 😀

Beijos Históricos!