Blog Descomplica
Bandeira dos EUA para ilustrar artigo sobre as maiores economias do mundo

Confira o top 3 com as maiores economias do mundo!

Bip-bip-bip! O radar Descomplica informa: isso é matéria que sempre cai no vestibular e você NÃO pode perder esse resumo.

Atualizado em

Compartilhe

Quanto maior a capacidade de produção e distribuição de bens de um país, maior é seu poder econômico. As maiores economias do mundo costumam figurar não só entre as grandes potências econômicas, mas como as mais influentes.

Não é pra menos, afinal, dinheiro costuma ser sinônimo de poder, não é mesmo? É bem provável que boa parte dos produtos que você tem em casa foram fabricados nesses países — pelo menos em um deles.

Conheça o podium das nações que lideram o ranking da economia e influenciam o mundo inteiro.

Método de avaliação das maiores economias do mundo

O valor do Produto Interno Bruto (PIB) é o indicador utilizado pra listar em que posição ele se encontra em relação a outros países. 

Esse número representa os bens e serviços que foram produzidos e vendidos durante um determinado período em cada país. A partir dele, tornou-se possível analisar o top 3 que você verá a seguir.

Top 1 — Estados Unidos da América

A economia dos Estados Unidos é a primeira do ranking das maiores economias mundiais. O regime capitalista liberal incentiva a criação de todo tipo de empresa, empreendedorismo e inovação.

Isso permitiu a instalação de grandes multinacionais — que estão presentes em diversos países — e o desenvolvimento de pequenas empresas administradas por famílias bem sucedidas.

O setor empresarial é muito bem desenvolvido. Devido ao grande poder econômico, o país é o membro com maior representação na NAFTA — Acordo de Livre Comércio da América do Norte ou North American Free Trade Agreement, em inglês.

O PIB (Produto Interno Bruto) americano no primeiro trimestre de 2022 teve uma queda de 1,5%, confirmando um cenário de retração da economia. Mesmo assim, continua sendo o primeiro da lista com US$ 22,8 trilhões em 2021.

Imagem de uma pessoa andando de moto pelas ruas da china para ilustrar artigos sobre as maiores economia do mundo

Top 2 — China 

A economia da China foi uma das que mais cresceu nas últimas décadas e levou o país ao segundo lugar nas maiores economias do mundo, superando potências econômicas como como Japão, Inglaterra e Alemanha.

O modelo que permitiu que o país tivesse esse crescimento baseou-se em uma prática econômica conhecida como Joint Venture.

Nesse caso, o governo socialista permite que empresas estrangeiras se instalem no país, mas precisam, necessariamente, fazer uma sociedade com uma empresa local, que costuma ser uma estatal. 

Outros fatores que colaboraram pra todo esse crescimento foram a presença de obra barata e abundante, impostos baixos, grande quantidade matérias-primas com fácil acesso em gigantesco mercado consumidor. O PIB da China em 2021 foi de 17,5 trilhões.

Top 3 — Japão 

O país é a terceira maior economia do mundo, com um PIB de US$ 4,9 trilhões em 2021. Até a década de 90 o Japão ocupava a segunda posição na lista de países mais ricos, mas foi passado pela China.

Um dos principais fatores que justificam o desempenho econômico do país é o domínio americano do período pós Segunda Guerra até o ano de 1952.

Sob o comando dos Estados Unidos foi realizada uma extensa reforma agrária que acabou com um sistema praticamente feudal. O Tio Sam também foi responsável por disponibilizar empréstimos que permitiram a modernização da indústria.

Com a criação de uma nova constituição, a religião deixou de ter interferência no Estado, contribuindo pra uma profunda reforma política, cultural e econômica.

Agora que você já conhece as maiores economias do mundo, pode se aprofundar no assunto, já que o tema costuma ser abordado nos vestibulares. 

Mas, mesmo que esse não seja o seu objetivo, vale a pena entender melhor como funciona a economia mundial, não é mesmo?

Já que você está por aqui, aproveite pra ler também esse artigo sobre Direitos Humanos, pois esse é um assunto bem comum no Enem. 

Comentários

Theo
Theo
10/10/2014 às 13:11

Genial, Renatinha!

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro

Felipe Gomes
Felipe Gomes
09/10/2014 às 15:08

Muito bom os assuntos abordados. Parabéns.

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro

Hora do Treino de História - Ciências Humanas e suas Tecnologias

Últimos posts

Quer receber novidades em primeira mão?
Prontinho! Você receberá novidades na sua caixa de entrada.

Veja também

Separamos alguns conteúdos pra você