Blog Descomplica

Aula ao Vivo: Processo de Urbanização e Conceitos

Acesse o material da Aula ao Vivo de Geografia sobre Processo de Urbanização e Conceitos, e prepare-se para os vestibulares e ENEM.

Atualizado em

Compartilhe

Hoje tem aula ao vivo de Geografia sobre Processo de Urbanização e Conceitos com o professor Claudio Hansen! <3 Para saber mais sobre os horários e baixar o material de apoio, é só continuar acompanhando o post! 🙂

tumblr_Blog-320x320px_Hansen
Geografia: Processo de Urbanização e Conceitos 
Turma da Manhã: 10:15 às 11:15, com o professor Claudio Hansen.
Turma da Noite: 19:45 às 20:45, com o professor Claudio Hansen.

Faça download do material clicando aqui embaixo 😀

Material de Aula ao Vivo
Lista de Exercícios

MATERIAL DE AULA AO VIVO

1. A Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016, que acontecerão no Brasil, deram início a uma série de projetos de revitalização direcionados a determinadas zonas urbanas em cidades como Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Porto Alegre (RS), Belo Horizonte (MG) e Manaus (AM). Um dos possíveis efeitos disto diz respeito ao enobrecimento dessas zonas por meio da especulação imobiliária que ocasionará, em muitos casos, a valorização de terrenos, casas e apartamentos. Consequentemente, poderá haver uma transformação, pautada em condições econômicas, no perfil das pessoas que passarão a viver e a consumir serviços em tais áreas.
Qual alternativa apresenta o nome deste processo?
a) Conurbação.
b) Macrocefalia urbana.
c) Gentrificação.
d) Verticalização.
e) Urbanização.
 
Gabarito
1. C
 

LISTA DE EXERCÍCIOS

1. As cidades não são entidades isoladas, mas interagem entre si e articulam-se de maneira cada vez mais complexa à medida que as funções urbanas e as atividades econômicas se diversificam e sua população cresce. Intensificam-se os fluxos de informação, pessoas, capital, mercadorias e serviços que ligam as cidades em redes urbanas.
Sobre esse processo de complexificação dos espaços urbanos é correto afirmar que
a) a centralidade urbana das pequenas cidades é função da sua capacidade de captar o excedente agrícola das áreas circundantes e mantê-lo em seus estabelecimentos comerciais.
b) as grandes redes de supermercados organizam redes urbanas, pois seus esquemas de distribuição atacadista e varejista circulam pelas cidades e fortalecem sua centralidade.
c) as capitais nacionais são sempre as grandes metrópoles, pois concentram o poder de gestão sobre o território de um país, além de exportarem bens e serviços.
d) o desenvolvimento das técnicas de comunicação, transporte e gestão permitiu a formação de redes urbanas regionais e nacionais articuladas a redes internacionais e cidades globais.
e) a descentralização das atividades e serviços para cidades menores ocasiona perda de poder econômico e político das cidades hegemônicas das redes urbanas.
2. A questão está relacionada ao mapa apresentado a seguir.

Urbanização mundial de 2005 a 2010

geo

(Catherine Wenden. Atlas des migrations. Paris: Autrement, 2012. p. 82)

a) nos países do Sul, o crescimento urbano assumiu um caráter explosivo, em especial no continente africano.
b) na América Latina, existem países com fraca urbanização devido a permanência de economias agroexportadoras.
c) os países do Norte apresentam menores taxas de urbanização devido ao fenômeno da desmetropolização.
d) as áreas com crescimento urbano acima de 3% estão associadas ao surgimento de áreas industriais.
e) nos países pobres da África e da Ásia, a rápida urbanização esta associada à modernização do campo.

3. Leia o texto a seguir.
“Segundo a Globalization and World Cities Study Group & Network, atualmente são reconhecidas mais de 50 cidades globais no planeta, divididas em três grupos, por grau de importância, Alfa, Beta e Gama.”

(Adaptado de: INFOESCOLA. Cidades Globais. Disponível em: <http://www.brasilescola.com/geografia/ cidades-globais.htm>. Acesso em: 23 jun. 2013.)

Sobre o conceito de cidade global, assinale a alternativa correta.
a) Aplica-se à junção de duas ou mais metrópoles nacionais, com elevado tráfego urbano e aéreo internacionais.
b) Aplica-se às cidades em áreas de conurbação com os maiores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) do planeta.
c) Define-se por cidades que possuem elevados índices de emprego e renda e que atraem imigrantes de várias partes do mundo.
d) Refere-se aos centros de decisão e locais geográficos estratégicos, nos quais a economia mundial é planejada e administrada.
e) Refere-se a um conjunto de regiões metropolitanas, que formam áreas com maior número de população do planeta.

4. Em média, crianças que vivem em áreas urbanas têm maior probabilidade de sobreviver à fase inicial da vida e à primeira infância, de ter melhores condições de saúde e de contar com maiores oportunidades educacionais do que crianças que vivem em áreas rurais. Frequentemente, esse efeito é considerado ‘vantagem urbana’. No entanto, a escala de desigualdades nas áreas urbanas causa grande preocupação. Algumas vezes, as diferenças entre ricos e pobres em cidades médias e grandes podem ser iguais ou maiores do que aquelas encontradas em áreas rurais.

http://www.unicef.org/brazil/pt/PT-BR_SOWC_2012.pdf

O trecho reproduzido acima foi extraído de um relatório da ONU dedicado a analisar a situação das crianças que vivem em ambientes urbanos. Assinale a alternativa coerente com os argumentos nele apresentados.
a) Nas grandes cidades, a proximidade física dos serviços essenciais garante o atendimento de qualidade para a maior parte da população infantil, fato que configura a mencionada “vantagem urbana”.
b) A urbanização figura entre os processos indutores da situação de pobreza e de exclusão que afeta parcelas crescentes da população infantil, sobretudo nos continentes africano e asiático, onde ela ocorre em ritmo acelerado.
c) Apesar das imensas desigualdades que marcam a cidade, as situações de pobreza e privação sempre
a) afetam mais as crianças que vivem em áreas rurais do que aquelas que vivem em áreas urbanas.
d) As áreas rurais tendem a apresentar padrões homogêneos de distribuição de riqueza, enquanto áreas urbanas são marcadas pelas desigualdades e pela exclusão.
e) As desigualdades sociais e as situações de privação que atingem parcela da população infantil que vive nas cidades, sobretudo nos países mais pobres, podem anular parcialmente os efeitos da “vantagem urbana” mencionada no texto.

5. Com a acelerada urbanização da humanidade e o advento de gigantescas aglomerações urbanas, os especialistas no tema e as organizações internacionais logo criaram novos conceitos
para dar conta dessas realidades. Dentre eles, existem os conceitos de megalópole, megacidade e cidade global. A respeito desses conceitos, seria correto afirmar que:
I. Megalópole é uma gigantesca aglomeração urbana, com mais de 10 milhões de habitantes e onde há conurbação de inúmeras cidades vizinhas.
II. Cidade global é uma imensa área urbana com uma população de no mínimo 10 milhões de habitantes.
III. Megacidade é uma gigantesca aglomeração urbana com no mínimo 10 milhões de habitantes.
IV. Megalópole é uma região superurbanizada onde, numa pequena extensão de um território nacional, se concentram várias cidades milionárias, que possuem uma vida econômica bastante interligada.
São verdadeiras as afirmativas:
a) I e II.
b) II e III.
c) III e IV.
d) I e IV.
e) II e IV.
Gabarito
1. D
2. A
3. D
4. E
5. C

Comentários

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro

Hora do Treino de História - Ciências Humanas e suas Tecnologias

Últimos posts

Quer receber novidades em primeira mão?
Prontinho! Você receberá novidades na sua caixa de entrada.

Veja também

Separamos alguns conteúdos pra você