A Biosfera, que é o conjunto de todos os ecossistemas, pode ser dividida em biociclos. O professor Oda faz uma introdução do resumo sobre Biociclos aqui embaixo, dá uma olhada:
TALASSOCICLO
O talassociclo é o biociclo que representa o conjunto de ecossistemas de água salgada.
Os mares e oceanos formam o maior biociclo, cobrindo cerca de 70% do globo terrestre. Comparativamente, possui menor variação de temperatura que no ambiente terrestre devido a circulação das massas de água, o que também contribui para uma distribuição mais uniforme de constituintes químicos. Os oceanos podem ser divididos de acordo com a profundidade como mostra a figura abaixo.
Os organismos aquáticos podem ser classificados de acordo com a sua capacidade de locomoção em:
- Plâncton: seres que se deslocam passivamente na água, arrastados pelas ondas e correntes marinhas. Ex: protozoários, algas microscópicas, microcrustáceos, larvas de vários animais.
- Nécton: seres que se deslocam ativamente na água, capazes de nadar e vencer correntes.
- Bentos: seres que vivem no leito do mar, associados ao fundo. Podem ser fixos como as macroalgas, as esponjas e as cracas ou movem-se no fundo como as estrelas-do-mar, caranguejos, caramujos etc.
LIMNOCICLO
Forma o conjunto dos ecossistemas de água doce (rios, lagoas, pântanos, brejos). É o menor dos biociclos (apenas 0,017% da água do planeta). Possui menor salinidade e profundidade em comparação com o mar. Pode ser dividido em:
- Província lêntica: conjunto de águas paradas.
Província lótica: conjunto de águas em movimentação.
EPINOCICLO
É o conjunto de ecossistemas terrestres e o biociclo que apresenta maior diversidade de espécies. A grande variação do clima e a presença de barreiras geográficas promovem a formação de novas espécies.
BIOMAS
A biosfera pode ser dividida em grandes comunidades adaptadas a condições ambientais específicas, o que constitui os biomas. Fatores como latitude, pluviosidade, temperatura, tipo de solo etc., influenciam os tipos de plantas e animais característicos de cada bioma. Os principais biomas são:
TUNDRA
Presente nas regiões do pólo norte, que permanece gelada a maior parte do tempo. Apenas durante o verão, a neve derrete e possibilita o surgimento de uma vegetação rasteira constituída de musgos, liquens e capins. Alguns animais característicos são a raposa polar, lobo ártico, lebre ártica etc.
TAIGA
Também conhecida como floresta de coníferas, está localizada ao sul da tundra. Posicionada abaixo da linha do equador, a taiga recebe maior quantidade de luz solar que a tundra. Há gimnospermas e animais como alces, linces, renas etc.
FLORESTAS TEMPERADAS
Características de clima temperado com quatro estações bem definidas. Ocorrem principalmente na Europa e América do Norte. As árvores da floresta temperada são decíduas ou caducifólias, ou seja, suas folhas adquirem coloração amarelada ou alaranjada e começam a cair nas estações frias. A vegetação é composta por carvalhos, bétulas etc, já a fauna é composta de leões-da-montanha, esquilos, javalis etc.
FLORESTAS TROPICAIS
Ocorrem ao norte e ao sul da linha do equador. Ocupam parte da África, Austrália, Ásia e Américas Central e do Sul. Essas regiões apresentam, portanto, altos índices de chuvas e temperaturas elevadas. Esse bioma apresenta vegetação verde abundante e que nunca perdem as folhas de uma só vez em uma estação específica. As árvores são geralmente grandes e podemos encontrar liquens, trepadeiras e epífitas em seus troncos. A fauna é rica, com grande quantidade de mamíferos arborícolas (macacos, preguiças) e terrícolas (capivaras, onças, cutias). Também existe grande diversidade de aves, insetos, répteis e anfíbios.
CAMPOS
São áreas abertas que podem ser encontradas tanto em regiões tropicais, quanto temperadas. A vegetação é composta principalmente por árvores de pequeno porte, gramíneas.
DESERTOS
São áreas com baixa pluviosidade e baixa umidade do ar. Durante o dia as temperaturas são altas, já durante a noite a temperatura pode cair muito. Ocorrem principalmente na África, na Austrália, nos Estados Unidos, no Chile, na Bolívia e no Brasil. Sua vegetação é pouco abundante, composta de gramíneas e cactos, que apresentam adaptações para períodos de seca (capacidade de armazenamento de água).
EXERCÍCIOS
1. (VUNESP) Assinale a alternativa que representa, em ordem crescente, os ecossistemas com maior diversidade de vida.
a) Floresta tropical pluvial, tundra, taiga, floresta temperada caducifólia.
b) Tundra, taiga, floresta tropical pluvial, floresta temperada caducifólia.
c) Taiga, tundra, floresta tropical pluvial, floresta tropical caducifólia.
d) Taiga, floresta temperada caducifólia, tundra, floresta tropical pluvial.
e) Tundra, taiga, floresta temperada caducifólia, floresta tropical pluvial.
Veja como resolver passo-a-passo essa questão!
2. (UDESC) Analise as proposições em relação ao biociclo limnociclo ou dulcícola.
I. O limnociclo pode ser dividido em província lêntica e província lótica.
II. A província lêntica é caracterizada pelo conjunto de águas paradas, como: lagos, lagoas e brejos.
III. A província lótica é caracterizada pelo conjunto de águas em movimento, como: rios, riachos e cascatas.
IV. O limnociclo é o menor dos biociclos e apresenta menor salinidade e profundidade.
V. Na província lótica há pouca ou nenhuma presença de plâncton.
Assinale a alternativa correta
a) Somente as afirmativas II e IV são verdadeiras.
b) Somente as afirmativas I, II e III são verdadeiras.
c) Somente as afirmativas I, II e V são verdadeiras.
d) Somente as afirmativas I, III e IV são verdadeiras.
e) Todas as afirmativas são verdadeiras.
Veja como resolver passo-a-passo essa questão!
GABARITO
1. E
2. E