Blog Descomplica

O que você precisa saber sobre os animais vertebrados

Com essa lista sobre os quatro passos do animais vertebrados para a conquista do ambiente terrestre você também avança quatro passos nos estudos. Duvida?

Atualizado em

Compartilhe

Sempre tem alguma matéria que é mais interessante e a gente gosta de estudar, não é mesmo? Biologia é sua praia? Então você vai curtir conhecer mais sobre os animais vertebrados. Não é? Tá tudo certo também.

Mesmo que você não seja nenhum Charles Darwin, esse artigo vai ajudar você a entender quais são as principais características e quais espécies fazem parte desse grupo. O texto está curtinho e bem legal de ler. Vamos lá?

O que são animais vertebrados?

Bom, nessa altura do campeonato você já sabe que o reino animal é dividido em dois grupos: os animais vertebrados e os invertebrados, certo? 

Nós, seres humanos, fazemos parte dos vertebrados, cuja principal característica é possuírem uma coluna vertebral e uma medula espinhal.

Mas, claro que não é só isso, afinal, um grupo tão vasto e diverso não poderia ficar limitado a apenas duas características, não é mesmo? 

Pra sustentar o esqueleto, os animais vertebrados também desenvolveram um tecido muscular e duas camadas de proteção que se dividem em epiderme (parte externa da pele) e derme (parte interna da pele).

Todas essas estruturas complexas, junto com o crânio, são responsáveis por proteger o sistema nervoso central, já que é ele o grande responsável por administrar todas as atividades desse grupo de seres vivos.

Exemplos de animais vertebrados

Na lista a seguir, todos são animais vertebrados, contudo, eles podem ser bem diferentes quando observamos aspectos como tipo de respiração, característica da pele e hábitos alimentares.

Aves

Esse grupo de animais vertebrados pode voar, mas não necessariamente voa, como as galinhas, por exemplo. A respiração é feita pelos pulmões, a pele é revestida de penas com uma proteção impermeável. 

A alimentação é bem variada e pode incluir insetos, vegetais, pequenos animais vivos ou mortos.

Peixes

São os vertebrados mais antigos e existem em maior quantidade no reino animal. Vivem em ambientes tanto de água salgada como de água doce, por isso a respiração é branquial, que possibilita a troca gasosa nesse meio.

Nem todos os peixes têm escamas, alguns apresentam apenas um pêlo grosso, como um couro. A alimentação inclui crustáceos, algas, plâncton e outros peixes (vivos ou mortos), mas varia de acordo com a espécie.

Anfíbios

Essa espécie de animal vertebrado é encontrada em ambientes mistos, aquáticos e terrestres, pois a pele é uma das responsáveis pela respiração e precisa estar sempre úmida. 

A alimentação varia entre vegetais a insetos de acordo com a fase de desenvolvimento. Fazem parte desse grupo:

  • sapos;
  • rãs;
  • salamandras;
  • pererecas.

Mamíferos

A principal característica desses vertebrados é que as fêmeas alimentam os filhotes por meio de glândulas mamárias. Os mamíferos respiram com o auxílio dos pulmões e a alimentação é muito variada, sendo dividida em:

  • onívoros — podem comer carne, vegetais, insetos, ovos etc.;
  • carnívoros — alimentam-se exclusivamente de carne;
  • herbívoros — comem apenas plantas.

Essa classe de animais vertebrados inclui uma grande diversidade de espécies que vivem tanto na terra quanto na água como felinos, cetáceos, marsupiais, morcegos e nós.

Animais vertebrados

Como alguns animais vertebrados conquistaram o ambiente terrestre?

Para sair da água e conquistar o ambiente terrestre os animais sofreram importantes adaptações. Chegou a hora de conhecer os quatro passos fundamentais para emancipar algumas espécies de animais vertebrados da sua origem aquática.

1. Pele impermeável

Ao contrário de animais aquáticos como peixes e anfíbios, os répteis desenvolveram uma pele impermeável, seca, sem glândulas, revestida por escamas epidérmicas (nas cobras e lagartos), por placas córneas (nos crocodilos e jacarés) ou ainda por placas ósseas (nas tartarugas), formando uma carapaça que protege o animal. 

A impermeabilização da pele ocorreu graças à intensa produção de uma molécula protéica chamada de queratina, (forma as penas das aves e os pelos dos mamíferos). 

Essa adaptação permitiu aos primeiros vertebrados terrestres evitar a perda de água pela pele, possibilitando a vida nos habitats mais inóspitos, inclusive nos desertos.

2. Pulmões parenquimatosos

A pele impermeável e a quantidade extra de queratina, impediram que acontecessem trocas gasosas através da epiderme. 

Para compensar, os répteis foram os primeiros a desenvolver pulmões parenquimatosos, com maior superfície relativa interna, o que fez desses pulmões os mais eficientes para a respiração aérea.

A entrada e a saída do ar também se tornaram mais eficientes, graças ao auxílio de músculos presentes nas costelas.

3. Ovo amniota

Se reproduzir longe da água foi um grande desafio, mas os répteis conseguiram resolver essa questão com fecundação interna e o ovo amniota: esse tipo de ovo possui anexos embrionários, cório, âmnio, alantóide e saco vitelínico, além de uma casca grossa que impede o ressecamento do embrião. 

No entanto, a casca é porosa, permitindo as trocas gasosas entre o embrião e o meio externo. As aves e mesmo os mamíferos monotremados ainda apresentam esse tipo de ovo em sua reprodução.

4. Excretas nitrogenados menos solúveis em água

O metabolismo de proteínas produz as excretas nitrogenadas, e os ancestrais aquáticos eliminavam amônia, um composto muito sólido e muito solúvel em água. 

A vida na terra exigiu um tipo de excreta que em sua eliminação houvesse a mínima perda de água possível. Nos répteis e nas aves o produto da excreção nitrogenada é o ácido úrico, eliminado pela cloaca, juntamente com as fezes, na forma de uma pasta semi-sólida. 

No embrião essa excreta insolúvel em água pode ser armazenada dentro do ovo até o momento do nascimento. Os mamíferos eliminam uréia.

Viu como não é tão difícil entender melhor os animais vertebrados? Estudar pode ser interessante se você procurar exemplos do dia a dia e tentar classificá-los. O que você acha?

Que tal estudar com a gente pra ir bem no Enem? Vem conhecer nossos cursos preparatórios para o Enem e vestibulares!

Comentários

Chris
Chris
23/10/2014 às 01:47

Curti. Muito bom!!!!

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro

Hora do Treino de Biologia - Ciências da Natureza e suas Tecnologias

Últimos posts

Quer receber novidades em primeira mão?
Prontinho! Você receberá novidades na sua caixa de entrada.

Veja também

Separamos alguns conteúdos pra você