Pelas nossas contas hoje é dia de Matemática!
Você pode ter 99 problemas, mas a Geometria Plana não será um deles depois das Aulas ao Vivo de hoje! Os professores PC e Alex vão te explicar tudinho, não esqueçam de dar boas vindas para o Alex na primeira aula dele! Quer saber os horários das aulas e acessar os materiais de apoio? Confira:
Matemática: Introdução à Geometria Plana
Turma da Manhã: 10:15 às 11:15, com o professor PC
Turma da Noite: 19:45 às 20:45, com o professor Alex
Faça download dos materiais de apoio! É só clicar abaixo:
Material de Aula ao Vivo
1. (Enem) Rotas aéreas são como pontes que ligam cidades, estados ou países. O mapa a seguir mostra os estados brasileiros e a localização de algumas capitais identificadas pelos números. Considere que a direção seguida por um avião AI que partiu de Brasília – DF, sem escalas, para Belém, no Pará, seja um segmento de reta com extremidades em DF e em 4.
Suponha que um passageiro de nome Carlos pegou um avião AII, que seguiu a direção que forma um ângulo de 135o graus no sentido horário com a rota Brasília – Belém e pousou em alguma das capitais brasileiras. Ao desembarcar, Carlos fez uma conexão e embarcou em um avião AIII, que seguiu a direção que forma um ângulo reto, no sentido anti-horário, com a direção seguida pelo avião AII ao partir de Brasília-DF.
Considerando que a direção seguida por um avião é sempre dada pela semirreta com origem na cidade de partida e que passa pela cidade destino do avião, pela descrição dada, o passageiro Carlos fez uma conexão em
a) Belo Horizonte, e em seguida embarcou para Curitiba.
b) Belo Horizonte, e em seguida embarcou para Salvador.
c) Boa Vista, e em seguida embarcou para Porto Velho.
d) Goiânia, e em seguida embarcou para o Rio de Janeiro.
e) Goiânia, e em seguida embarcou para Manaus.
GABARITO
1. B
Lista de Exercícios
1. (Mackenzie 2014) Na figura abaixo, a e b são retas paralelas.
A afirmação correta a respeito do número que expressa, em graus, a medida do ângulo α é
a) um número primo maior que 23.
b) um número ímpar.
c) um múltiplo de 4.
d) um divisor de 60.
e) um múltiplo comum entre 5 e 7.
2. (G1 – ifpe) Júlia começou a estudar Geometria na sua escola. Com dúvida em um exercício passado pelo professor de matemática, ela pediu ajuda ao seu tio. O enunciado era: “As retas r e s são paralelas; as retas u e t, duas transversais. Encontre o valor do ângulo x na figura abaixo”. Portanto, o valor de x é:
a) 120º
b) 125º
c) 130º
d) 135º
e) 140º
3. (G1) Observe a figura a seguir e classifique em verdadeira ou falsa cada uma das afirmações:
a) ( ) A ∈ r
b) ( ) AE ⋃ EB = AB
c) ( ) EB ⊂ r
d) ( ) AB e EB são segmentos colineares
e) ( ) AE e EF são segmentos consecutivos
4. (G1) (Escola Técnica Federal – RJ) Duas retas paralelas cortadas por uma transversal formam ângulos alternos-externos expressos em graus por 13x-8° e 6x+13°.
A medida desses ângulos vale:
a) 31°
b) 3° ou 177°
c) 30° e 150°
d) 62°
e) 93°