Todo mundo que tem um negócio e quer ver o sucesso aparecer deveria apostar em marketing para pequenas empresas. Afinal, independentemente do tamanho da empresa, os resultados hoje só aparecem com ajuda da presença online.
Então, se você quer desenvolver uma visibilidade maior na internet, merece continuar esta leitura. Por aqui, a gente vai falar o que é marketing para pequenas empresas, seus benefícios, desafios, melhores práticas e muito mais!
O que é marketing para pequenas empresas?
De início, vale lembrar que marketing é um conjunto de estratégias pra promover produtos, serviços ou marcas. Hoje, temos o marketing digital, que é uma maneira de se comunicar com o público de um jeito direto.
Isso sem falar que o marketing digital é uma forma personalizada de atingir esse público. Isso porque o cliente atual está cada vez mais segmentado. Quando a gente fala de canais digitais, então, dá pra se aproximar mais dessas pessoas.
Nesse cenário, a gente vê o marketing de um jeito macro. Mas ele tem nichos diferentes, como é o caso do marketing para pequenas empresas. Aqui, a ideia é fazer com que pequenos planos de negócios consigam se equiparar na competitividade do mercado.
Por que pequenas empresas devem investir em marketing?
Já falamos que os negócios que apostam em marketing conseguem se equiparar às marcas maiores no ambiente online. Mas não é só isso, viu? Existem outros benefícios de se investir nessa estratégia. Veja só alguns!
Segmentação do seu público
Embora as campanhas de marketing sempre analisem os resultados, é no digital que a gente mais consegue fazer isso. Afinal, as mídias e plataformas fornecem inúmeros dados e informações sobre o comportamento do usuário.
Dessa maneira, uma empresa pode analisar tudo por meio de métricas. Aliás, dá até pra conhecer melhor seu público e personalizar as ações pra atingir em cheio os clientes certos. E isso é ótimo pra pequenas empresas, porque seu consumidor é realmente mais segmentado.
Presença online
Já dizia a velha máxima: “quem não é visto, não é lembrado”. Quando se trata de internet, então, isso é uma verdade sólida. Assim, pra fazer seu negócio ser notado em um oceano de opções, o marketing digital para pequenas empresas vem a calhar.
Com atitudes simples, você já consegue se fazer presente no ambiente virtual. Nesse cenário, as redes sociais ajudam muito não só na atração, como também na manutenção de um relacionamento duradouro. Também dá pra apostar na produção de conteúdo pra garantir ainda mais visibilidade.
Credibilidade e autoridade
Além de fazer a sua empresa ficar visível, com o marketing é possível gerar autoridade no seu segmento. Por mais que seja um pequeno negócio, dá pra criar e manter essa credibilidade da marca, assim como fazem as gigantes do mercado.
Embora não seja da noite pro dia, essa construção solidifica o relacionamento com o cliente. E essa relação é hoje um dos pilares do sucesso de qualquer empresa. Pequena ou grande, aquela que investe em soluções de atração, engajamento e nutrição se sobressaem.
Fidelização dos clientes
Por falar em relacionamento, todo esse processo também incentiva a fidelização. Quando as pessoas sentem essa conexão com a marca, tudo muda. Inclusive, isso tende a ser mais fácil de se conseguir quando a empresa é pequena!
Afinal de contas, pense com a gente: um negócio local ou regional vai entender muito mais o seu cliente. Ainda, vai poder atender esse consumidor com mais qualidade e dedicação. Isso, porque está próximo da sua realidade e entende melhor suas dores.
Além do mais, se você souber gerir seus canais de atendimento, vai qualificar cada vez mais um vínculo definitivo com o público. Conhecida como pós-venda, essa estratégia pode ser facilmente aplicada em qualquer contexto, sobretudo o online.
Como fazer seu marketing para pequenas empresas?
Apesar dos desafios, como se adaptar a diferentes plataformas, não é difícil começar. Ainda que o acirramento da concorrência também assuste, é só saber o que fazer. Até porque esse tipo de marketing tem um curso mais baixo. Logo, isso facilita sua aplicação.
Com dispositivos conectados à internet, basta você ter boa vontade de aprender, estudar e colocar seu marketing pra funcionar. Por exemplo, vai ser preciso conhecer algumas métricas, como:
- retorno sobre investimento (ROI) — calcula os lucros que uma campanha conseguiu com o investimento realizado;
- custo de aquisição por cliente (CAC) — ajuda a descobrir quanto o negócio precisa investir pra ganhar um novo cliente;
- custo por clique (CPC) — mede quanto custa cada clique, ou seja, cada usuário interessado pelo seu anúncio online;
- taxa de conversão — calcula a porcentagem de vendas fechadas em determinada campanha de marketing digital.
Diferencie-se da concorrência
Além de saber desses conceitos, é importante adotar outras ações. A seguir, a gente conta direitinho como fazer um bom marketing para pequenas empresas e se diferenciar da concorrência:
- conquiste e eduque sua audiência com conteúdos interessantes e úteis. As pessoas precisam entender o que você oferece, conhecer sua empresa e se conectar com sua marca;
- mantenha uma periodicidade nas ações pra criar e manter sua presença online. Aqui, criar um calendário de postagens, por exemplo, é uma ótima ideia. Seu público vai saber exatamente quando você traz coisas novas nos seus canais;
- estude de perto seu público pra que seja possível diminuir o seu CAC. Afinal, quando a gente desenvolve uma estratégia de marketing pro cliente certo, não desperdiça o orçamento com consumidores sem interesse;
- busque especialização em marketing digital, já que pequenas empresas não têm orçamento robusto pra contratar uma equipe de especialistas na área. De todo modo, é muito bom estar por dentro das estratégias e entender o que acontece de verdade;
- invista em parcerias bacanas com outras marcas, empresas de nichos diferentes e, até mesmo, influenciadores digitais. Esses vínculos ajudam a expandir sua visibilidade e converter mais clientes.
E aí, viu só como o marketing para pequenas empresas é relevante? Hoje, a internet tem espaço pra todos, desde que você saiba como agir. Assim, quando se tem em mãos as informações certas, os resultados começam a aparecer.
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