Depois que as redes sociais surgiram, tudo mudou. E como a atenção das pessoas está nas mídias digitais, uma nova maneira de fazer mercado nasceu, redefinindo as noções de propaganda e publicidade. Um desses novos meios é o marketing de influência.
Neste artigo, você vai entender como funciona essa maneira poderosa de gerar mercado e quais são as 4 estratégias sensacionais pra fazer marketing de influência. Então, pega caneta e papel que vem conteúdo de primeira por aí. Dá só uma olhada!
O que é marketing de influência?
Marketing de influência é uma estratégia que utiliza o público de influenciadores digitais pra gerar mercado.
Mas isso não parece nenhuma novidade quando a gente se lembra daqueles comerciais com atores ou jogadores de futebol, pagos pra levantar uma onda de interesse sobre um produto ou serviço por causa da sua popularidade.
Agora, pense de novo e analise os detalhes: os influenciadores digitais são agentes ativos diante do público, e não simples peças da construção de uma campanha.
Ou seja, existe no influenciador digital uma originalidade em relação a seu público que é própria daquela audiência. Afinal, assim ela foi construída. Portanto, não há ninguém melhor do que o influenciador pra se comunicar com seus seguidores.
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Logo, a diferença do marketing de influência pra outras campanhas que utilizam a imagem passiva de famosos é que o influenciador digital tem liberdade pra conversar com seu público, do seu jeito, o jeito que a audiência gosta.
Dessa forma, os efeitos dessa estratégia são extraordinários. Basta notar quantos seguidores engajados algumas pessoas têm nas redes sociais pra perceber o potencial de fazer uma parceria com eles.
Porém, existem critérios pra fazer uma parceria inteligente. Não dá pra esperar vender barbeador pra um público de mulheres que acompanha uma blogueira dedicada a moda e maquiagem, né?!
Quais são as 4 estratégias infalíveis para o marketing de influência?
Agora que você sabe o que é marketing de influência, a gente vai assumir que está claro como tudo funciona. Ou seja, uma empresa tem algo que quer mostrar pras pessoas e ela deseja aproveitar audiências já construídas.
Isso significa entrar em contato com influenciadores e propor uma parceria na construção de uma campanha. Como isso deve ser feito? A seguir, você vai aprender 4 estratégias infalíveis pra gerar resultados! Confere aí.
1. Conheça muito bem seu produto ou serviço
A primeira coisa que uma empresa deve saber aos mínimos detalhes é o que ela está vendendo. Quais são os benefícios de utilizar aquele produto ou serviço, quais são as principais dificuldades, pra quem não é indicado etc.
Com essas informações, a melhor audiência pra lançar campanhas já está em perfis determinados. Tudo o que falta é conhecer efetivamente o mercado comprador. Mesmo porque, a demanda também é parte da identidade da marca.
2. Defina a mensagem da campanha em uma frase simples
Outra dica extremamente simples, mas muito poderosa é a mágica de uma mensagem clara.
Um erro comum das empresas que buscam trabalhar com marketing de influência é querer determinar como o influenciador deve se relacionar com seu próprio público. Essa é a maior evidência de que falta entender o que é a estratégia da influência.
Assim, em vez de determinar como o influenciador deve passar a mensagem, o ideal é esclarecer apenas qual é a mensagem a ser transmitida.
Desse modo, se ficar evidente que o teor da campanha não casa com o estilo do influenciador e sua audiência, então, pronto, é melhor que a parceria não aconteça mesmo.
Pra isso, basta construir uma mensagem clara em uma frase simples que revele ao influenciador o objetivo da campanha com tudo que não pode faltar.
3. Selecione os influenciadores mais alinhados com sua marca
Com uma frase esclarecedora da campanha de influência, tudo fica mais fácil. Mas, pra garantir o melhor resultado mesmo, é fundamental filtrar os influenciadores.
Dessa forma, a empresa consegue selecionar somente os públicos mais alinhados com sua marca, garantindo máxima economia e maiores margens de retorno sobre o investimento.
Mais uma vez, é preciso considerar a originalidade do influenciador, seu tom de voz e sua linguagem diante do público, sem aprisioná-lo em um roteiro.
Por isso, fazer uma seleção cuidadosa é importante, inclusive pra proteger a reputação da marca. Afinal, basta um descuido pra gerar repercussão negativa.
4. Combine campanhas
Finalmente, uma das estratégias mais poderosas e inteligentes é combinar campanhas entre influenciadores. Essa é uma estratégia mais elaborada, mas extremamente eficaz.
Obviamente, isso só funciona em campanhas de marketing de influência com mais de um influenciador. Mas o mais interessante é que essa parceria pode produzir uma forte onda de benefícios, especialmente se os influenciadores tiverem audiências ligeiramente diferentes.
Essa é uma oportunidade tanto pra eles expandirem seu horizonte de atuação quanto pra empresa colocar em atividade uma estratégia de maior impacto com custo reduzido.
Essas são apenas algumas das muitas possibilidades de aproveitar o potencial do marketing de influência. De todo modo, o que é importante lembrar nesse mercado é que o influenciador não é uma peça do marketing, mas um parceiro na campanha.
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