Sucessão Ecológica não precisa ser difícil! Vem cá que a gente te explica tudinho e te ajuda a chegar naquela nota 10 na sua prova!
A Biosfera, que é o conjunto de todos os ecossistemas, pode ser dividida em biociclos. O professor Oda faz uma introdução do resumo sobre Biociclos aqui embaixo, dá uma olhada:
TALASSOCICLO
O talassociclo é o biociclo que representa o conjunto de ecossistemas de água salgada.
Os mares e oceanos formam o maior biociclo, cobrindo cerca de 70% do globo terrestre. Comparativamente, possui menor variação de temperatura que no ambiente terrestre devido a circulação das massas de água, o que também contribui para uma distribuição mais uniforme de constituintes químicos. Os oceanos podem ser divididos de acordo com a profundidade como mostra a figura abaixo.
Os organismos aquáticos podem ser classificados de acordo com a sua capacidade de locomoção em:
- Plâncton: seres que se deslocam passivamente na água, arrastados pelas ondas e correntes marinhas. Ex: protozoários, algas microscópicas, microcrustáceos, larvas de vários animais.
- Nécton: seres que se deslocam ativamente na água, capazes de nadar e vencer correntes.
- Bentos: seres que vivem no leito do mar, associados ao fundo. Podem ser fixos como as macroalgas, as esponjas e as cracas ou movem-se no fundo como as estrelas-do-mar, caranguejos, caramujos etc.
LIMNOCICLO
Forma o conjunto dos ecossistemas de água doce (rios, lagoas, pântanos, brejos). É o menor dos biociclos (apenas 0,017% da água do planeta). Possui menor salinidade e profundidade em comparação com o mar. Pode ser dividido em:
- Província lêntica: conjunto de águas paradas.
- Província lótica: conjunto de águas em movimentação.
EPINOCICLO
É o conjunto de ecossistemas terrestres e o biociclo que apresenta maior diversidade de espécies. A grande variação do clima e a presença de barreiras geográficas promovem a formação de novas espécies.
QUER SABER MAIS SOBRE SUCESSÃO ECOLÓGICA, BIOCICLOS E BIOMAS? ESPIA ESSE RESUMO!