Blog Descomplica

Mapa Mental: Princípio de Le Chatelier

Vem ver esse mapa mental maneiro, que vai te ajudar a conferir todos os conceitos importante sobre o Princípio de Le Chatelier!

Atualizado em

Compartilhe

Saiba mais sobre o Princípio de Le Chatelier (ou “Le Chatôlier”, para os íntimos, rs) com esse mapa mental!

mapa-qui-principio-chatelier

 

O Equilíbrio Químico ocorre quando, em uma reação reversível, a velocidade da reação direta é igual à velocidade da reação inversa. Uma vez atingido o estado de equilíbrio, as concentrações de reagentes e produtos permanecem constantes. Consideremos a equação genérica:

EQ2

onde v1 é a velocidade da reação direta e v2 a velocidade da reação inversa.

Esse estado é alcançado, em outras palavras, quando a concentração de reagentes e produtos permanece constante. Observe:

EQ3

No início v1 é o máximo porque as concentrações de A e B apresentam valores máximos, enquanto v2 é igual a zero, porque C e D ainda não foram formados. À medida que a reação ocorre, A e B diminuem, e C e D aumentam, portanto, v1 diminui e v2 aumenta, até que as duas velocidades se igualem. No instante em que v1 = v2, podemos dizer que o sistema atinge o estado de equilíbrio.

Atingido o estado de equilíbrio, a reação química continua a ocorrer (nível microscópico) nos dois sentidos, com a mesma velocidade e, portanto, as concentrações de reagentes e produtos ficam constantes. Por isso, podemos dizer que o equilíbrio é um equilíbrio dinâmico.

Ao considerarmos o sistema como um todo (nível macroscópico), aparentemente a reação “parou” de acontecer, porque as concentrações de reagentes e produtos permanecem inalterados indefinidamente.

Para que o estado de equilíbrio possa ser atingido, é necessário que:

– o sistema encontre-se num recipiente fechado;

– a temperatura fique constante.

Classificação

Os equilíbrios químicos podem ser classificados em homogêneos e heterogêneos.

Equilíbrio Homogêneo

É aquele em que todos os participantes se encontram numa única fase. Portanto, classificamos o sistema como sendo homogêneo.

H2(g) + I2(g)  SETA2HI(g)

HCN(aq) SETAH+(aq) + CN(aq)

Equilíbrio Heterogêneo

É aquele em que os participantes se encontram em mais de uma fase. Portanto, classificamos o sistema como sendo heterogêneo.

C(s) + O2(g) SETACO2(g)

Constante de equilíbrio químico

As constantes de equilíbrio são determinadas com base nas concentrações, em mol/L, das espécies químicas envolvidas e são representadas por KC. Observe o exemplo a seguir:

2 Fe(s) + 3 Cu2+(aq) SETA 2 Fe3+(aq) + 3 Cu(s)

UM RESUMO COMPLETO SOBRE EQUILÍBRIO QUÍMICO ESTÁ TE ESPERANDO BEM AQUI.

Não deixe de conferir também os 3 fatores que vão te fazer entender porque as lentes dos óculos mudam de cor e, depois, resolva exercícios de vestibular sobre Equilíbrio Químico e teste seus conhecimentos! 🙂

Comentários

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro
Quer receber novidades em primeira mão?
Prontinho! Você receberá novidades na sua caixa de entrada.

Veja também

Separamos alguns conteúdos pra você