Saiba tudo sobre Planejamento da Redação e Interpretação do Tema com este mapa mental que vai garantir sua nota 1000 no vestibular!
Tema x Assunto
Um dos principais motivos pelo qual os alunos tiram uma nota baixa na redação do ENEM é pelo descuido na interpretação do tema. A fuga ou o tangenciamento ao tema é um problema comum devido à dificuldade de distinção entre tema e assunto. Enquanto o assunto é uma ideia geral ou um fato específico, o que nos interessa é o tema, que é uma discussão direcionada sobre o assunto também evidenciada pela coletânea de textos.
Temas: denotativos e conotativos
A denotação é o sentido original da palavra, sem considerar o contexto, tal como aparece no dicionário. Já a denotação é quando a palavra possui um outro significado além do dicionarizado, que é passível de diferentes interpretações dependendo do contexto em que for empregada. Os temas abordados no ENEM, por exemplo, são de caráter denotativo e por isso possuem uma interpretação mais concreta enquanto os temas conotativos são mais abstratos.
Coletânea de textos
As leitura das informações contidas na coletânea deve ser atenta ao ponto que o aluno consiga destacar trechos ou dados interessantes e que possam ser utilizados em sua redação. Essas informações devem ser reescritas na prova através da paráfrase que é uma nova apresentação de um texto ou trecho visando torna-lo mais inteligível ou sugerindo um novo enfoque para o seu sentido.