Já sabe tudo sobre Pirâmides Ecológicas? Não? Vem cá que a gente te explica tudinho para você mandar bem na sua prova de biologia!
A Ecologiaé um campo de estudo muito amplo dentro da Biologia. Podemos dizer que ela estuda a relação dos seres vivos entre si e com o meio ambiente, levando em consideração os diferentes níveis de organização biológica. Um dos temas estudado por esta área é o fluxo da matéria e energia.
A transferência de matéria e energia entre organismos em um ecossistema, onde um organismo é alimento de apenas um outro ser vivo, é chamado de Cadeia Alimentar.
O sentido da seta indica o sentido do fluxo de energia e matéria orgânica, ou seja, do animal que é consumido em direção a quem o consumiu. Cada organismo ocupa um nível trófico diferente.
- Nível trófico: É o nível que o organismo ocupa na cadeia alimentar, e indica o nível de nutrição.
Na imagem abaixo podemos ver uma Cadeia Alimentar que se inicia com um produtor (a planta), que corresponde ao primeiro nível trófico da cadeia.
O gafanhoto representa um consumidor primário (ou de 1a ordem), que se alimenta de um produtor e ocupa o segundo nível trófico. Esses animais também podem ser chamados de herbívoros.
O sapo é um animal que se alimenta de outro, ou seja, é um carnívoro, e é um consumidor secundário (ou de 2a ordem), ocupando o terceiro nível trófico da cadeia.
Por fim, a serpente, que ocupa o quarto nível trófico desta cadeia, também é carnívora, sendo então uma consumidora terciária (ou de 3a ordem).
Todos os organismos de uma cadeia serão decompostos pelos decompositores, e a matéria orgânica produzida por eles é reabsorvida pelos produtores. Assim, se fecha um ciclo de nutrientes. Os decompositores não possuem nível trófico.